sexta-feira, abril 27, 2012

Os Supremos, conheça a hq que serviu de base para o filme dos Vingadores



Então, já viu o filme dos Vingadores? Está esperando a estreia de hoje para ver? Sabe de que estória veio a inspiração principal para a construção da trama desse fillme, não só dele como o dos filmes do Thor, Capitão América e Homem de Ferro? Conheça Os Supremos.

O Ultiverso, ou Univero Ultimate, da Marvel surgiu nos anos 2000 com o objetivo de reapresentar seus heróis ao mundo e conquistar novos fãs para os quadrinhos. No entanto o Ultiverso seria um pouco diferente do 616, ele teria heróis e aventuras mais "pé no chão" sem mega-sagas ou os ciclos de morte e ressurreição dos personagens. Pelo menos esse era o objetivo principal. 


Nesse meio, uma revista se destacou mais do que as outras. Os Supremos. Os Vingadores do Ultiverso. Aqui eles foram reunidos pela Shield para combater ameaças que o exército americano não era capaz de eliminar. Aliás, a Shield aqui é uma divisão do exército americano. Os Supremos foram reunidos por Nick Fury (aqui ele é a cara do Samuel L. Jackson) e uma das poucas diferenças da equipe do cinema para a dos quadrinhos é  a ausência do Homem Formiga e da Vespa. 

Homem Formiga Ultimate

Vespa Ultimate

O Casal Ultimate

Os Supremos, o volume 1, foi produzido pela equipe Mark Millar, Bryan Hitch e Andrew Currie, considerado uma das melhores estórias recentes da Casa das Ideias, o ponto alto do Universo Ultimate. 

Os Supremos inovaram por mostrar uma face mais realista do universo Marvel, os Vingadores são heróis mais realistas, funcionários do governo, poderosos mas bem menos que os seus equivalentes no universo 616. Exceto pelo Hulk, que continua o mesmo. As estórias não giram em torno apenas de grandes combates ou ameaças globais, as primeiras estórias do Capitão América, por exemplo, mostram sua adaptação a este novo século. Como ele passa a enxergar o mundo e aceitar sua nova condição de vida. Nick Fury também é bem atuante por aqui, não só senta numa poltrona e fica escalando os Vingadores para missões, ele vai para a linha de frente! 

Nick Fury do Ultiverso.
Nick Fury Original.

A integração dos heróis também não é algo simples, eles não começam a atuar em conjunto tão rapidamente ou aceitam entrar na equipe tão fácil. Alguns chegam até a sair e depois retornam como o Homem Formiga. A violência também é maior por aqui, você vê bastante pancadaria e o uso de armas da fogo é constante, principalmente pelo Capitão América, Nick Fury, Gavião Arqueiro e Viúva Negra!

Armas!? Sempre!
Não é só com arcos e flechas que o Hawkeye sabe atirar!

Creio que os fãs estranharam, ou estranharão, bastante a aparência da armadura do Homem de Ferro e a personalidade do Thor. 

A armadura do Sr. Tony Stark é bem diferente da universo 616, ela tem uma aparência mais funcional sem a preocupação de simular praticamente uma segunda pele, lembrando mais um mecha de animes como Gundam. Tanto que ela não possui repulsores nas mãos , eles ficam num canhão acoplado ao antebraço da armadura. Quanto personalidade do Tony Stark, é a mesma do filme.

O Homem de Ferro Ultimate.

Já o Thor é uma divindade bastante humana, tanto que aqui ele é praticamente um ativista. Se preocupa em proteger o ambiente, a humanidade, e não concorda com o modus operandi dos E.U.A., tanto que para se unir aos Vingadores ele faz uma oferta ao presidente dos Estados Unidos e isso quando a situação está crítica. Aqui ele é menos poderoso que o do universo 616, mais egocêntrico, sua armadura é totalmente diferente, etc. Prefiro este Thor do que o do universo 616.

Thor Ultimate.

O Capitão América, Gavião Arqueiro, Nick Fury e Viúva Negra são praticamente os mesmo dos filmes. Tanto em personalidade quanto na estética. 

A ameaça do filme é praticamente a mesma do primeiro volume d'Os Supremos, a raça alienígena dos Chitauri, que muitos dizem serem os Skrull do Ultiverso. Eles já operavam na Terra desde a Segunda Guerra Mundial, colhendo informações, influenciando nos resultados dos combates, etc. Para anos depois invadirem o mundo com todo seu exército. No filme, os Chitauri estão relacionados com o Loki (não lembro se nas hqs é assim). 

Chitauri do filme.

Chitauri da animação.

Chitauri dos quadrinhos.

Pois bem, aqui no Brasil foi lançado pela Panini num encadernado de qualidade incrível! Em versões de capa dura e brochura. Infelizmente não existe mais para vender nas lojas, acho que só em sebos. Achei que a Panini fosse relançar essas estórias por aqui antes do lançamento do filme, mas isso não aconteceu. Essa saga foi elogiadíssima por toda a crítica, tanto aqui quanto lá fora. Ganhou a pontuação máxima no Universo HQ e foi resenhado pelo Sidney Gusman, o pessoal do Pipoca e Nanquim fez um podcast só dedicado a esta obra e também não faltam elogios. Pena que os volumes 2 e 3, não tenham a mesma qualidade. 

Capa do primeiro volume de Os Supremos.

Veja a resenha do Sidney Gusman aqui e ouça o podcast do Pipoca e Nanquim aqui.

Então, se puder ler esta estória antes do filme, faça! Se bem que provavelmente não será uma adaptação mas servirá de base. Como os filmes do Homem de Ferro, que são excelentes mas não são adaptações fiéis das estórias em que aparecem aqueles vilões. O interessante de ler Os Supremos antes do filme, depois também serve, é ver de onde vieram as ideias de todos os filmes até agora envolvendo os personagens dos Vingadores. A Marvel em 2005 lançou uma animação chamada Os Supremos (The Ultimates) baseada no volume 1 dos quadrinhos, em 2006 saiu a continuação. Ambas saíram em dvd e não são tão boas quanto a hq mas vale dar uma conferida.

Animação bem legal!
Também é boa!

Enfim, recomendo muito e espero que a Panini relance essa obra incrível ainda esse ano. Quem sabe durante o lançamento do dvd isso aconteça!

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Quero ler!! Mas não acho onde tem... Espero que seja relançado mesmo.

Bob Mota disse...

Acho que ano passado ainda dava para encontrar em sebos virtuais e lojas online, mas agora esgotou de vez. Eu estava contando com a Panini para colocar esse título na minha coleção. Infelizmente nada disso aconteceu.

Mille Sousa disse...

Encontrei um exemplar de Os supremos - Segurnaça Nacional. Estou amando!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...