segunda-feira, abril 23, 2012

O Hipermito, a Enciclopédia e a Gigantomaquia dos Cavaleiros do Zodíaco




O anime e o mangá desta série marcou a infância e a adolescência de muita gente. Se parar para pensar a história é muito simples e de certa forma repetitiva, mas Os Cavaleiros do Zodíaco tem algo que faz com que os fãs não deixem de consumir quase qualquer coisa lançada relacionada a série. 
O Hipermito, a Enciclopédia e a Gigantomaquia dos Cavaleiros do Zodíaco são exemplos de produtos que os fãs tiveram a oportunidade de se deliciar com o que eles oferecem. Destes 3 produtos, apenas 2 foram lançados no Brasil, a Enciclopédia e a Gigantomaquia. Hoje vamos falar um pouco sobre o que esses produtos trazem. 



O Hipermito

De todos este é o melhor, na minha opinião, apesar de ser o mais curto. Ele é o melhor por trazer a maior quantidade de informações novas. Ao todo são 7 páginas publicadas na revista Cosmo Especial pela mesmo editora que publicou os mangá dos Cavaleiros do Zodíaco no Japão. Foi uma edição limitada e nunca lançada no Brasil, o que temos por aqui são traduções das edições lançadas em espanhol, francês e inglês. Nela foram revelados pela primeira vez detalhes da mitologia do mangá, como a primeira guerra santa. 

Dentro os fatos importantes relatados no Hipermito, estão:


A Primeira Guerra Santa 

Esta aconteceu quando os deuses ainda caminhavam sobre a Terra. Nesta época não existiam cavaleiros. Poseidon, não se contentou com o domínio dos oceanos e decidiu dominar todo o planeta. Ele foi o primeiro deus a criar armaduras para os seus soldados, os Marinas, elas foram feitas das escamas do próprio e por isso são chamadas assim. Os ataques de Poseidon ao mundo seco começam e Atena não tem como se defender pois os Marinas eram muito poderosos. 

Poseidon percebeu que tinha grandes chances de dominar o planeta e começou seu plano mais ousado, a construção de sua fortaleza no mundo seco. Atlântida. Seria seu posto avançado para a conquista dos domínios de Atena. 

Atena ordena aos seus servos, habitantes do continente Mu (esse é o nome do continente, não relacionado ao cavaleiro) que construíssem armaduras para os seus soldados. Os habitantes deste continente eram os melhores artificies da época. Deste modo ela consegue proteger os seus domínios e sobrepujar a invasão de Poseidon. Atena então prende a alma do seu tio no Pólo Norte.

Após a primeira guerra santa, Atena estabelece seu templo na Terra e ao seu redor são erguidas as 12 casas para proteger a deusa. Toda a área ao redor do seu templo é habitada por cavaleiros, formando 3 círculos de proteção. Os cavaleiros de bronze na periferia, os de prata mais no interior e os de ouro no círculo mais interno.

Capa do Hipermito.



Gigantomaquia

A próxima grande batalha foi contra os gigantes, chamados de Gigas (acho que são baseados nos titãs da mitologia grega). Esta é chamada a Gigantomaquia, não é considerada uma guerra santa. Nesta mesma época, o continente Mu foi afundado. Provavelmente um último golpe contra Atena. Devido a perda deste continente a produção de armaduras cessou. Muitos acreditam que o cavaleiro de Áries, Mu bem como Shion e Kikki, é um dos sobreviventes do antigo lar dos forjadores das armaduras de Atena. 



Ares, Hades e as armas de Libra


Ares e Hades se uniram após a Gigantomaquia e decidiram tomar os domínios de Atena e dividir entre si, os cavaleiros de Ares são chamados de Berserkers, guerreiros sem alma criados apenas para a destruição. Sem a interferência de Hades, Ares realizou um ataque com todo o seu exército contra a Terra. 


Os cavaleiros de Atena sucumbiam rapidamente diante da fúria dos soldados do seu irmão, seu poder de destruição era e é imenso e por muito tempo a vitória parecia garantida. 
Atena pela primeira vez autoriza os seus soldados a utilizarem armas, as 12 armas sagradas da armadura de Libra. Deste modo conseguiram expulsar os cavaleiros de Ares e mais uma vez proteger a Terra. 

Uma curiosidade interessante é que dizem que até então este tinha sido a maior reunião dos cavaleiros de Atena, 58. Ao todo Atena possui 88 cavaleiros, representados por constelações vistas da Terra. Porém nunca todas as armaduras foram utilizadas em uma geração, muitas delas nunca tiveram donos. Suas distribuição é: 12 cavaleiros de ouro, 24 de prata e 48 de bronze. Observe que somando esses números conseguimos 84 cavaleiros, quem seriam os 4 faltantes?

Uma das páginas do Hipermito.


Hades ataca!

Seu plano junto com Ares havia fracassado e Hades decidiu agir sozinho desta vez. Lançou então seu ataque contra a Terra, seus exércitos estavam maiores do que nunca visto que um dos pontos do seu trato com Ares era esse: os mortos no conflito anterior deveriam lhe servir. 
Nesta geração foi reunido a maior quantidade de cavaleiros da história, 79 cavaleiros de Atena contra todo o exército de mortos de Hades. Foi o pior conflito de todos, com apenas 2 sobreviventes, Dohko de Libra e Shion de Áries.

Atena aprisiona a alma de Hades nos Campos Elísios e seus cavaleiros nos picos de Rozan. E encarrega Dohko de vigiar esta importante prisão. Os detalhes desta saga são relatados no mangá Lost Canvas. 

Mais informações do Hipermito aqui.


A Enciclopédia dos Cavaleiros do Zodíaco

Capa

Esse lançamento é uma grande reunião de tudo o que foi mostrado no mangá de Sr. Kurumada. Basicamente ele fala de todos os cavaleiros que apareceram na série, mostrando inclusive a montagem de suas armaduras, como nas últimas páginas do mangá. Possui o mapa do Santuário de Atena, Poseidon e dos domínios de Hades. 

Mas não é só isso, a Enciclopédia também tem algumas novidades. Por exemplo:

  • A eleição do Mestre do Santuário: Todo mestre elege o seu sucessor dentre os 12 cavaleiros de ouro. Caso este, por algum motivo, não consiga fazer isso, o mestre pode ser eleito pelos cavaleiros de ouro ou por Atena. 
  • Como se tornar um cavaleiro de ouro: Geralmente os cavaleiros de ouro são todos predestinados. Tanto que na maioria das vezes são treinados desde criança para esta finalidade. Toda armadura de ouro carrega as memórias dos seus antecessores. 
  • As armaduras divinas: Todo deus possui uma e as que aparecem na série usadas por Poseidon e Atena não sãos as suas Kamuis (armaduras dos deuses). As que aparecem na série são apenas armaduras feitas do mesmo material das de seus cavaleiros, porém mais poderosas. 
  • Zeus: o patrono dos deuses gregos está desaparecido desde a época em que eles caminhavam pela Terra. Por isso as guerras santas aconteceram sem intervenção. Poseidon e Hades desejavam ampliar seus domínios, não concordaram com a divisão dos reinos que Zeus fez.
O Templo de Poseidon



Se eu não esqueci de nada, acho que é isso que a enciclopédia traz de novidade. Outras coisas legais são:
  • Entrevistas com o Sr. Kurumada, os dubladores originais e a equipe de produção do mangá e anime. 
  • Explicação e apresentação de todos os mitos gregos utilizados como base para a criação do mangá.
  • Glossário explicando o significado de tudo do mangá.
  • Lista com as principais frases de Seiya, Hyoga, Shiryu, Shun e Ikki, bem como um diagrama de com quem esse pessoal se relacionou durante o mangá.
Basicamente é isso que a enciclopédia traz, uma grande reunião de tudo que foi dito no mangá e na série animada e algumas explicações e novidades. São quase 200 páginas de conteúdo. Material para fã nenhum botar defeito! Essa belezinha foi lançada pela Conrad, no auge do mangá aqui no país. Pena que não dê mais para encontrar em grande livrarias, será que a Panini lançará algo assim agora que tem os direitos de publicação da série por aqui?


Gigantomaquia


Como foi dito acima, a Gigantomaquia foi um período da mitologia do mangá em que os Gigas atacaram o Santuário de Atena após a primeira guerra santa. Porém, este também o nome de uma saga dos atuais cavaleiros de Atena contra esses mesmos Gigas que foi publicada em dois livros no ano de 2002.

Capa do volume 1.

Os Gigas não foram mortos na primeira batalha contra os cavaleiros de Atena, foram aprisionados (para variar). Eles despertaram no período em que Seiya e seus amigos protegem Saori, então eles ficam  encarregados de dar um fim definitivo à esta ameaça. 

Os 2 volumes foram escritos por Tatsuya Hamazaki com o roteiro aprovado pelo Sr. Kurumada, como não li nenhum dos dois não sei dizer em que momento da estória esta saga passa. Talvez possa ser considerado como um dos filmes dos Cavaleiros do Zodíaco, já que eles não podem ser encaixados em momentos específicos do anime, exceto pelo  Prólogo do Céu. Mas este também tem alguns erros cronológicos, então não se encaixa perfeitamente após a saga de Hades. 

Capa do volume 2.

Os dois volumes foram lançados aqui no Brasil pela Conrad em 2005, e hoje é bem difícil de encontrar mesmo em sebos. Talvez seria legal a Panini lançar novamente estes livros por aqui. 

O mais interessante nesta saga é que, pela primeira vez, os adversários não são cavaleiros, são monstros. Criados por Tífon, um deus grego gerado por Gaia e o Tártaro em vingança pela guerra contra os Titãs, por ser filho de Gaia, pode ser considerado um Titã também. Nesta saga também conhecemos um cavaleiro é o predestinado a acabar com Tífon, o Mei de Cabeleira de Berenice (tosca, não?) cuja a armadura não possui hierarquia. Ele foi treinado por Máscara da Morte de Câncer para acabar de uma vez por todas com esta ameaça. 


Concluindo


Juntos são um belo acervo para colecionadores e fãs da série, infelizmente os dois que foram lançados por aqui não são mais produzidos. Você só consegue eles através sebos ou com os que querem se desfazer dos seus exemplares. O Hipermito deveria ter sido traduzido e lançado por aqui em algum formato, já que a revista não é publicada aqui. Considero esse o mais importante pela quantidade de informações novas que dispõe, mas graças a boa vontade dos fãs não ficamos todos sem acesso ao título.

Bem, espero ter trazido boas informações para todos os fãs deste mangá que acessam o meu humilde blog. Fui atrás destas informações por curiosidade e também porque pretendo um dia mestrar algo de Cavaleiros do Zodíaco com os jogadores da minha mesa de RPG, esses títulos me deram uma boa base para criar novas estórias.

1 comentários:

Anônimo disse...

Com relação a classificação (Ouro, Prata, Bronze), no 1 romance da Gigantomaquia, é dito ser 24 cavaleiros de Bronze e 48 cavaleiros de Prata, o que eu acho + plausível. Pq haveria + cavaleiros de hierarquia inferior? Não faz sentido.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...