sexta-feira, abril 06, 2012

Loaded Bible, ou Jesus vs Vampiros



Semana santa, Páscoa, cristianismo, coisas assim são lembradas por muita gente nessa época. Os puritanos dizem que a parte comercial do feriado de Páscoa não importa, quem deve ser lembrado é Jesus! O sacrifício que ele fez, etc. Pois vamos nos lembrar de Jesus mas de um jeito polêmico!

Pra que nunca ouviu falar, Loaded Bible é uma história em quadrinhos (hq) lançada pela Image Comics em 2006. Foi escrita por Tim Seeley e ilustrada por Nate Bellegarde. Ela foi lançada em 3 edições, a saber, Loaded Bible - Jesus Vs Vampires, Loaded Bible 2 - Blood of Christ, Loaded Bible 3 - Communion.

A estória é bem simples, por algum motivo Vampiros tomam conta do mundo! E para proteger o povo, o Vaticano consegue clonar Jesus e treiná-lo para matar os sugadores de sangue. Boa parte da população passa a morar num domo desenvolvido pela igreja católica e protegido pelo seu messias. Praticamente é a igreja que possui o método mais eficiente de conter a ameaça, por isso ela volta com todo o seu poder da época do feudalismo. Talvez até maior.
Os vampiros aqui são praticamente equivalentes a zumbis, poucos realmente tem alguma inteligência, a maioria são um bando de caçadores e só vivem para satisfazer suas necessidades básicas. Os que tem inteligência decidem se organizar para desmascarar a igreja católica e assim acabar com a sua maior arma, o filho de Deus.

A arma definitiva contra os vampiros!

Resumidamente a hq conta a jornada de Jesus pela verdade após descobrir que é um mero clone do Jesus original, e que seu propósito é servir de símbolo para elevar o poder da igreja católica. Ele também descobre coisas que desconhecia sobre os vampiros, como o fato de alguns deles pensarem e terem sentimentos. Descobre que existem muitas pessoas vivendo fora do domo, são geralmente ateus, e pessoas que não concordam com a Igreja Católica.

Muitas coisas acontecem durante a hq, o principal detalhe é a violência, vampiros são cortados em vários pedacinhos constantemente e em sua maioria pelo filho de Deus. É legal ver que o autor misturou o evolucionismo com o criacionismo quando vemos o primeiro vampiro, uma gorila que foi amaldiçoada na época de Adão e Eva. Que também eram macacos.

Os principais líderes vampiro.

A primeira vampira.

Também tem toda aquela questão da igreja usar Jesus como um objeto para conseguir dinheiro e poder! Na busca pela verdade também vemos a sua busca por Deus, Jesus em muitos momentos tenta entrar em contato com seu Pai, mas parece que ele não está disponível. O filho de Deus é deixado a própria sorte.

A estória é bem simples, tem suas reviravoltas mas nada complexas. Ela também pode não chegar a ser uma obra prima dos quadrinhos mas é bem legal, tem bastante ação e é bem executada. Eu achei muito interessante usarem a figura de Jesus dessa maneira, pra mim foi algo novo e interessante.

Conversei com algumas pessoas sobre essa hq e acharam-na desrespeitosa, quase um sacrilégio, mas acho esse tipo de colocação bastante exagerada.

Violência e Sangue. Como deve ser em estórias assim.
Jesus fazendo o seu serviço.


A arte e as cores me agradaram bastante. O traço do ilustrador lembrou o estilo do Fábio Moon, que gosto muito. A paleta de cores escolhida completa a obra e se encaixa com o dinamismo da estória, as cores quentes predominam durante maior parte da publicação. Enfim, muito bom.

Enfim, o que acharam da proposta dela? Acham um sacrilégio também?

Ah, e Feliz Páscoa! E lembre-se, o corpo e o sangue de Jesus são dele e não de vocês! 


3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Bastante polêmico... Fico imaginando a cara de um fervoroso católico ou até mesmo de um fanático evangélico ao se deparar com algo assim! Os criadores da HQ foram bastante corajosos.

Eu acredito que todos tem o direito de expressar suas ideias e opiniões, respeitando sempre ao próximo... se a HQ não fere nada disso, não tenho nada contra, mas também não sei se tenho algo a favor, pelo menos por enquanto, só conhecendo melhor.

Feliz Páscoa :)

Bob Mota disse...

É complicado sempre utilizar religiões atuais como fonte para criar estórias. Veja a polêmica que foi o livro e o filme do Código Da Vinci. Eu gostei da hq e sou cristão, dependendo da forma como abordem minha religião não me importo. Já vi coisas bem mais pesadas e ainda assim fiquei curioso, aliás ouvi falar.

SIPAK OSCAR DO TAO disse...

Não vejo problema nenhum usarem a figura de Jesus para filmes, quadrinhos e etc, pois se fossem assim Thor e muitos outros deveriam também ter seu devido respeito, pois a religião Odinista ou Asatrú tem muitos seguidores.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...