domingo, abril 01, 2012

1º de Abril e 5 grandes travessos da cultura nerd



O primeiro dia do mês de Abril, conhecido em várias partes do mundo como April's Fool Day ou aqui no Brasil como Dia da Mentira, é uma data bem divertida! É sempre bom fazer uma travessura com quem conhecemos, mas nada que seja grave ou pesado demais.

A cultura nerd está recheada de grandes travessos, ou enroladores, ou trapaceiros e afins. É bastante difícil juntar todos eles num só lugar, portanto resolvi selecionar alguns dos mais marcantes deles na minha opinião.

Pretendo aqui escolher pelo menos 1 personagem travesso de cada mídia principal da atualidade. São elas: Livros, Cinema, Quadrinhos, Televisão e Games.

Começando por um dos maiores travessos de toda a literatura!


Bilbo Bolseiro



Por que você acha que Gandalf e os 13 anões foram atrás de Bilbo em O Hobbit? A resposta correta e óbvia é: Porque ele era muito esperto e furtivo. Todas as características de um travesso genuíno. 

A presença deste pequeno travesso foi essencial para o sucesso da campanha dos anões em busca do seu maior tesouro. Entre as travessuras épicas de Bilbo temos: Quando ele liberta seus amigos da prisão dos elfos na Floresta Sombria, quando ele invade o covil do dragão para roubar um cálice, quando ele encontra o maior tesouro dos anões e guarda para ele, quando ele pega esse tesouro e na surdina entrega aos humanos e quando ele enrola o Gollum no jogo de charadas e toma o Um Anel para si.
Esse baixinho mostrou-se o mais esperto entre todos os membros do seu grupo de aventureiros, enrolou muita gente e ainda saiu de lá com um baita tesouro e muitas boas amizades. É ou não é um fanfarrão digno de ser lembrado no 1ºde Abril?


Han Solo



Muitos vão dizer que o Han Solo é o "bad boy" da trilogia clássica de Star Wars e não é nada enrolador como o Bilbo Bolseiro, outros vão ficar mais irritadinhos e xingar muito no twitter e/ou nos comentários dizendo que não sei nada de Star Wars. Mas, sinceramente, não me importo, é como a força da gravidade, Haters gonna Hate. Então.....

Enfim, o Sr. Solo é um enrolador de carteirinha. Seu relacionamento com Jabba The Hut mostra bem isso. Ninguém sabe exatamente se o que o Solo falou foi o que aconteceu e, pela impaciência do alien obeso, já faz tempo que esta dívida existe e o seu credor vive de arrumar desculpas e conseguir esticar o prazo para o pagamento. 
Fora essas características, o comportamento de Solo durante A Nova Esperança consiste no de um enrolador, veja bem: seu plano de pegar os uniformes dos Stormtroopers e de fazer um teatrinho nos microfones para fingir uma falha da comunicação, tudo isso justifica sua presença nesta lista.


Coringa



Na minha opinião este é um dos maiores fanfarrões de toda a cultura nerd. O Caos como guia, a inteligência extremamente alta, inescrupuloso e muita esperto (sim, porque esperteza e inteligência não são a mesma coisa) são características para um excelente vilão e um travesso épico. 

O Coringa enlouquece qualquer um, simplesmente é impossível definir quando ele está tirando onda com a sua cara e quando está falando sério, quando está mentindo e quando está dizendo a verdade, etc. 
Seu comportamento e personalidade caóticos dão um nó na mente de qualquer pessoa que tente analisá-lo e entendê-lo, exceto o Batman. 
Os eventos que o motivaram, sua infância, sua origem, são contadas diversas vezes e de modos totalmente diferentes. Ele não tem registro algum do seu passado, que o identifique como pessoa, se fosse de outra maneira ele poderia ser considerado um avatar do próprio caos. Enviado para a terra com o objetivo de confundir e enlouquecer a todos. Tenho certeza que o próprio Loki ( o deus nórdico, não o personagem do quadrinho) o inveja! 
Acho que não preciso dizer mais nada para justificar sua aparição nesta lista não é?!


Yuffie



Qual o objetivo dela em Final Fantasy VII quando você joga pela primeira vez e sem detonado? 


Resposta: Te irritar, roubar seus itens e sair impune. 

E quando você finalmente consegue colocá-la no seu grupo, ela simplesmente rouba todas as suas matérias e foge! E você que se vire para encontrar a garota e recuperar os itens roubados. Aí quando finalmente consegue recuperar tudo, seus personagens ainda a perdoam e deixam ela no grupo normalmente. Ou seja, ela é um fanfarrona/enrolona de alto nível. Afinal, que tipo de pessoa entra em contato com você através de pequenos roubos, depois rouba o que você tem de mais precioso e consegue ficar no grupo como se nada disso tivesse acontecido?
Pois é, Yuffie fez isso muito bem. Tanto que depois ela passa a ser uma das amigas mais fiéis de Cloud e cia. Ou ela é uma baita de enroladora ou todos os personagens jogadores de Final Fantasy VII sofrem da Síndrome de Estocolmo. 
Ela é adorável, tem uma aparência inofensiva (apesar da arma gigante que carrega), é esperta e foi capaz de sair impune por todos os seus crimes. Ela merece estar nesta lista. 


Bart Simpson


Eu realmente preciso justificar a presença desse garoto nesta lista? Praticamente o capetinha de Springfield, o garoto não perde uma oportunidade para mentir, trapacear, enrolar, fazer travessuras, e tudo o que um personagem precisa fazer para estar por aqui. 
Pelo que eu conheço de Os Simpson, passaria o dia todo citando as maiores travessuras do garoto em 23 temporadas e a postagem seria imensa! 
Então o garoto merece estar nesta lista, se brincar ele é um travesso de nível épico!!! Sempre sai impune do que faz e consegue ganhar a confiança da maioria das pessoas, mesmo quem já o conhece! Bart, você é um dos melhores!



Concluindo


E então, gostaram da minha lista de grandes travessos da cultura nerd? Concorda com todos? Quem você acha que merece estar nesta lista e porque? Por hoje é só pessoal, uma pequena postagem para não deixar o dia 1º de Abril passar em branco. Sei que muitos outros personagens mereciam estar aqui, existem muito bons travessos na cultura nerd, como Chaplin, Pernalonga, Pica Pau, entre outros. Mas por enquanto é isso aí, um 1º de Abril cheio de travessuras para todos vocês!

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Achei bem legal a lista! Faltou citar um: Loki :D

Bob Mota disse...

Então, eu não coloquei o Loki porque nas hqs ele não é um travesso mesmo. Na Marvel ele é o típico vilão dos quadrinhos que pouco tem da lenda original. Então preferi deixá-lo para outra lista num futuro não tão distante!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...