segunda-feira, abril 30, 2012

The Avenger, Joss Whedon conseguiu!



Depois da “mega operação” necessária para assistirmos este filme, sim porque eu, Andhora Silveira, Nathalia Abuh e Nando PAF,  tivemos que ir para outra cidade para ter direito a uma sessão decente de cinema, finalmente conseguimos garantir nossos lugares neste momento histórico do cinema.


Alerta: Eu vou tentar falar sobre este filme sem dar tantos spoilers, mas pode acontecer de aparecer algum.  Então fiquem avisados e não me apedrejem depois.

Como já havia falado nesta postagem (clique aqui) este filme foi baseado na HQ: Os Supremos, do universo Ultimate da Marvel.  E de certa forma foi uma adaptação bem fiel, exceto pela presença do Homem Formiga, da Vespa, entre outros elementos, tudo foi bem trasposto para o cinema.

Os atores convenceram muito, o Jeremy Renner encarnou o Gavião Arqueiro. A personalidade, a forma de agir, seus aparatos, etc, foram muito bem representados. Fiquei preocupado inicialmente mas o resultado final foi incrível. O Mark Ruffalo também representou muito bem o Bruce Banner, tinha muito medo com relação a este personagem mas ficou muito bom. Edward Norton, você ficou em segundo lugar.

O melhor Hulk já feito.

Fizeram do Loki realmente um vilão, eu achei que ele tem muito mais do deus da trapaça nórdico neste filme do que nas HQs. Um fanfarrão com grandes poderes e totalmente inescrupuloso! Sinceramente, ele ficou melhor do que o que vi dele até hoje nas histórias em quadrinhos!

Loki, um grande vilão neste filme.

Achei muito interessante também como o Cubo Cósmico foi adaptado para o filme. O que eu sabia dele é que servia para alterar a realidade, e sempre achei que isso além de ser muito confuso é uma desculpa muito grande para fazer besteira! No filme eles simplificaram tudo, os seus poderes foram um pouco alterados, mas mesmo assim ainda é algo muito poderoso!

A medida que o filme se desenrola, vemos como estão os personagens que já conhecíamos. O Capitão América continua traumatizado com o fato de estar fora do seu tempo. A Viúva Negra parece estar mais mortal do que nunca. O Homem de Ferro continua incorrigível. E o Thor, ficou muito mais legal nesse filme do que no seu filme solo.

Grande dupla, mas não melhor do que Hulk e Thor!

Acho que de todos, foi ele que chamou minha atenção. O filme do Thor é uma porcaria, mas aqui o personagem foi muito melhor aproveitado, está mais imponente, com mais cara e jeito de guerreiro. Falando menos, agindo mais. Mais arrogante até. Para ter a personalidade igual ao Thor de Os Supremos faltou só um pouquinho, estava quase lá. O que me agradou muito.

Todas as cenas de combate do filme foram bem coreografadas. Estão muito boas mas acho que as que mais chamam atenção são as da Viúva Negra, Gavião Arqueiro e do Hulk. Este último, aliás, rouba a cena!

Surpreenderam muito, esses dois!

O Joss Whedon está de parabéns por conseguir trabalhar cuidadosamente todos os personagens de modo que nenhum deles ficasse em segundo plano. Num grupo em que Hulk, Capitão América, Homem de Ferro e Thor são integrantes, é bem difícil qualquer outro personagem menos poderoso ter alguma importância. Mas aqui a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro se mostram essenciais, não deixam a desejar com relação a suas habilidades e se mostram muitas vezes, melhores que os 4 grandes heróis para algumas situações. As habilidades da Viúva Negra para extrair informações dos vilões é algo insuperável, e ela não usa apelos sexuais para isso!

O Hawkeye ficou muito bom!
Extraindo informações!

Nick Fury está muito bem representado pelo Samuel L. Jackson. Ele praticamente foi feito para este papel. A personalidade do personagem está toda lá, não falta nada. Sua ignorância e suas “capacidades diplomáticas” estão impecáveis. A atriz que encarnou a Maria Hill também ficou excelente, captou bem o que é esta personagem secundária. Forte, ágil, bem treinada e submissa apesar de não concordar com todas as ordens do seu superior. As sementes estão bem plantadas para o caso dela vir a assumir o controle da S.H.I.E.L.D. como acontece nos quadrinhos. O Agente Coulson também mostra sua importância como braço direito do Nick Fury, adquire mais importância do que nos filmes que já apareceu e mostra que fez por merecer a aprovação do público, um personagem muito bom.

Nick Fury, em ação!
Agente Coulson ganhou o público!
A Maria Hill ficou incrível!

Além de uma pancadaria épica o filme está bem recheado de humor. O diretor soube os momentos certos para incluir estas cenas. Foi muito divertido, não ficou chato, nem repetitivo. Sempre que aparece uma cena de humor é algo novo, uma referência aos quadrinhos, frase bem boladas, etc. Um humor de muito bom gosto.

O filme é bem direto, por existirem filmes exclusivos para cada um dos personagens, não foi preciso dedicar tanto tempo à vida deles. Então o diretor optou, corretamente, por ir direto para a ação! Não temos enrolação, temos ação do início ao fim. Sem sentimentalismo barato, enchimento de linguiça ou momentos forçados. Rapidamente os vilões e heróis são reapresentados e então partimos logo para os combates, perseguições, explosões, etc. Joss Whedon, mais uma vez acertou!

Seu danado! Conseguiu fazer um filme épico!

Entre os leitores de quadrinhos sempre, em algum momento, você ouvirá a seguinte frase: Na Marvel, os heróis sempre entram em conflito. É quase constante o confronto entre heróis, para não dizer que é repetitivo. Por ser um filme de um super grupo da Marvel, era de se esperar que houvesse algo assim, e até houve, mas não é fora de contexto. Os combates entre heróis no filme é algo totalmente crível, apesar de sua conciliação ser bem rápida, mas compreensível visto o tempo de duração da película, não acontece por acaso e tem importância para a estória.

Quanto ao Hulk, todos estávamos preocupados a respeito de como ele seria trabalhado visto que seus dois filmes anteriores foram praticamente descartados. Mas garanto que o que foi considerado foi bem aproveitado. O básico está ali, de modo que acho que se for feito um novo filme sobre o Hulk, não teremos sua origem recontada, creio que partiremos direto para ação. Não obstante, a computação gráfica utilizada é de qualidade e a personalidade que eu sempre quis para a dupla Benner/Hulk está lá. Parabéns Mark Ruffalo, você interpretou bem o verdão!

Parabéns por interpretar o Bruce Banner tão bem!

Enfim, tem muita coisa legal para falar sobre o filme mas sem dar spoiler é o máximo que dá para fazer! Esse foi o melhor filme da Marvel que eu já vi! Melhor inclusive que o Homem de Ferro, estando empatado com o Batman - Dark Knight! Joss Whedon é um danado por conseguir produzir este filme tão bem, da mesma forma que eu confio no Nolan para os filmes do Batman agora eu confio no Whedon para qualquer filme da Marvel! Como eu poderia esperar menos de alguém que criou Firefly?

Parabéns, caras! Vocês merecem!

Ah, e só acho que faltou uma coisa neste filme: Um sonoro, Avengers Assemble! 

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

O filme prometeu e cumpriu. A direção e a produção estão de parabéns por fazerem um filme histórico.

Emocionante, empolgante, diálogos criativos, roteiro bem escrito, personagens e suas respectivas motivações bem trabalhadas... um filme completo.

Douglas Silva disse...

O filme é incrível e o Hulk realmente rouba a cena toda vez que aparece. O que mais faltou para mim no filme foi o "Grito de Guerra" que poderia ter sido colocado naquela cena onde o Capitão assume a liderança!

Bob Mota disse...

Andhora Silveira, concordo com você! Um filme completo.

Douglas Silva, o grito de guerra ficou faltando e o Hulk surpreendeu mesmo. Vamos esperar agora pelo Batman!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...