quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Se eu tivesse uma editora de rpg..., ou quais títulos eu gostaria de ver publicados no Brasil



Esses dias eu estava pensando: Quais títulos eu traria para o Brasil se eu tivesse uma editora de rpg? As escolhas se baseiam muito mais na curiosidade e gosto do que propriamente nos conhecimentos sobre o mercado nacional, tentaria trabalhar com os principais gêneros jogados em terras tupiniquins!



Se eu fosse abrir uma editora de rpg, acho que aproveitaria o sucesso de uma certa série de livros. Song of Ice and Fire. Ou para quem lê as edições nacionais ou assiste a série, The Game of Thrones.

Esse seria o primeiro.
Esse seria o primeiro jogo porque os livros e a série estão fazendo um sucesso absurdo e muita gente tem pedido esse título por aqui. Nada melhor do que pegar carona nesse hype todo para publicar livros de rpg. Não obstante, esse título seria o principal da linha de jogos voltados para o gênero de fantasia clássica (leia-se medieval). Mais informações aqui.

Antes de continuar, acho que a minha editora teria títulos para todos os gostos. Ou pelo menos tentaria fazer isso. Por exemplo, pelo menos um de fantasia clássica, um para jogos mais sobrenaturais, outro na linha de super heróis e outro para partidas de ficção científica.

Gostaria muito de trazer este para o Brasil.
O representante da linha sobrenatural da minha editora seria o Dresden Files. Rpg da da Evil Hat Productions, baseado numa série de livros de sucesso do Jim Butcher, cujo o primeiro livro chegou aqui em 2011 (clique aqui). O sistema é o FATE, o mesmo do Espírito do Século e Diaspora. O rpg conseguiu prêmios importantes internacionalmente, como o Ennie Awards 2011 de Melhor Jogo, Melhor Texto, Melhores Regras e Jogo Revelação. Penso que vale a pena investir neste título. Mais informações aqui.

Na linha de super heróis eu tentaria publicar dois jogos. O primeiro, e o que tenho maior curiosidade em conhecer, é o Marvel RPG da Margaret Weis Productions. Seria interessante ver a rivalidade da Marvel e da DC nos rpgs visto que a Editora Jambô tem planos de publicar o DC Adventures RPG por aqui. Também porque o sistema ainda não foi lançado por aqui em nenhum produto, o sistema Cortex. Que é o mesmo do Smallville RPG, bastante elogiado lá fora. Se tiver a mesma qualidade, vale a pena trazer. Mais informações aqui.

Este eu não deixaria faltar.
O outro rpg para a linha de super heróis seria o Icons RPG, do Steve Kenson (que trabalhou no M&M), utiliza uma variação do FATE e a construção dos personagens é totalmente aleatória (incluindo a criação dos poderes). Foi indicado para Ennie Awards de 2011 nas categorias de Melhor Jogo, Jogo Revelação e Melhores Regras. Bem elogiado e divertido. Acho que faria sucesso. Mais informações aqui.
Muito elogiado e divertido.

Para a linha de ficção científica acho que tentaria trazer um ou dois jogos. O primeiro deles seria o Eclipse Phase. Simplesmente ele é um dos melhores que já vi. Um rpg de ficção científica, horror, conspiração e com muito transhumanismo. Ganhador do prêmio Origins de 2010 na categoria de Melhor Jogo. Mais informações aqui.

Incrível! Eu teria que trazer este.
O segundo título de ficção científica seria o Serenity RPG, da Margaret Weis Productions. Utiliza o sistema Cortex e é baseado no universo de uma série de sucesso, Firefly. Não conheço nada de Firefly, mas visto que é uma série elogiada e o sistema também, toparia lançar, mas acho que faria uma pesquisa de opinião antes. Mais informações aqui.

Será que gostariam desse título por aqui?
Lógico que eu não tenho idéia de quanto gastaria para lançar todos esses jogos por aqui, e sei que poderia dar tudo errado e não conseguir lançar esses títulos. Também pensaria em lançar outros como o The Legend of Five Rings, Houses of the Blooded, Yesterday's Tomorrow e tudo o que tivesse fazendo sucesso lá fora. O que pode acontecer, fácil, fácil, é que antes que eu consiga criar uma editora de rpg, as outras já existentes lancem um ou vários dos títulos que citei. Seria muito bom, mas aí eu teria que mudar meus planos. Mesmo sem ter plano nenhum para criar uma editora de rpg.


E você, que títulos você lançaria por aqui caso tivesse sua própria editora de rpg?

5 comentários:

Kimble disse...

Quase tudo que você falou. Só não lançaria o Serenity e o Dresden porque não sei se tem fãs suficientes aqui pra interessar no jogo. É o mesmo motivo que eu não lançaria o Leverage RPG, por mais que eu goste dele.

João Paulo Francisconi disse...

Ah, Kimble, mas o Dresden Files RPG ainda passava por ser um RPG que é bom por si só, tem arte atraente e os dois livrões chamam a atenção nas lojas de RPG de um jeito ou de outro.

João Paulo Francisconi disse...

Eu compraria as licenças do Warhammer Fantasy RPG, Dresden Files RPG, Marvel RPG e Shadowrun 4e.

O_RPGista disse...

Muito bacana o artigo... ótimas escolhas de títulos!

Bob Mota disse...

Kimble, é verdade tem também esse detalhe. Mas acho que com uma propaganda bem feita poderia cair no gosto do público. Principalmente o Dresden.

E Francisconi você tá certo, existem jogos que são bons por si e poderiam fazer sucesso por aqui mesmo desconhecidos. E esqueci do Warhammer e do Shadowrun 4E, vlw por lembrar. Também esqueci do Pathfinder.

Obrigado grande RPGista pelos elogios!

E é uma honra ter pessoas tão ilustres por aqui!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...