quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Carnanerd no XII Encontro dos Jogadores de RPG de Campina Grande




Tem coisa melhor do que passar um verdadeiro Carnanerd (Carnaval de Nerd) jogando rpg, cardgames e boardgames e jogos eletrônicos, conhecer pessoas legais, concorrer a prêmios e poder completar sua coleção de miniaturas? E quase tudo isso de graça (sim, porque as miniaturas não eram de graça!) ?! Pois é, esse é o Encontro de Jogadores de RPG de Campina Grande - PB.

Esse ano o encontro já prometia por ser o evento em que a nova edição do cardgame nacional, Máfia, seria lançado pela Galápagos Jogos! Por ter sido agraciado com esse lançamento o evento foi todo sobre o tema: Máfia. Rolando inclusive uma sessão de live-action com este tema em um dos dias do encontro!

Como se essa novidade não bastasse, o encontro conseguiu ser anunciado no site Jovem Nerd. O que contribuiu muito com o número de participantes durante todos os dias. Faltou mesa para o pessoal que queria jogar alguma coisa. Muito bom!


Máfia - o cardgame



A nova edição do Máfia!
O lançamento do cardgame foi logo no primeiro dia, com direito a oficina ensinando como jogar a nova edição! Durante todo o evento estavam a venda exemplares da versão antiga do game também. Que lembra muito o cardgame BANG!, e é tão excelente quanto.

Já a nova versão é totalmente diferente e com uma mecânica muito interessante que envolve missões e os policiais precisam sabotar os mafiosos antes que os mesmos completem quatro missões! É muito divertido pois você tem que entrar no personagem, blefar, convencer os outros de que você é mafioso (ou policial), e por aí vai. Detalhe: Os policiais estão sempre em um número bem reduzido e infiltrados nos mafiosos, ninguém sabe quem é quem! Eu e a Andhora Silveira, nos divertirmos muito nessa mesa, tanto que compramos as duas versões do game. A primeira porque gostamos muito de BANG! e ele não existe por aqui, além de ser caro para importar. É uma excelente alternativa!

A antiga edição (a esq.) e a nova ocupando o mesmo espaço.

Vale lembrar para os que não foram para o evento ou não compraram o Máfia 1ª edição que esta versão do cardgame deixou de ser fabricada e as últimas unidades estavam a venda no encontro. E antes que eu fosse embora, todas as unidades já estavam vendidas! Ou seja, tava procurando uma alternativa para o BANG!? Perdeu!


Novidades no encontro

Quem pensa que um encontro de jogadores de rpg só envolve esse hobby se engana, obviamente o tema principal do encontro é o rpg mas tem muito mais coisa agregada a esse tipo de evento. Fora o cardgame já citado acima, eu fiquei besta com a quantidade de atrações extras que o XII-EJRPG teve.

Tivemos (como não pode faltar) venda de miniaturas, desde as clássicas de D&D, passando pelas muito bem feitas miniaturas de World of Warcraft, até chegar nas interessantíssimas miniaturas de Pathfinder. Estas últimas foram vendidas pelo Jeferson Antunes. As outras pela, sempre presente loja paraibana de acessórios de rpg e afins, A Loja do Goblin! Os caras são muito bons! 

Minis do K4lder4sh

Minis da Loja do Goblin

O pessoal do boardgame está cada vez mais presente! O Tiago Deividy, o cearense, mais paraibano que eu conheço. E o grande Tendson, do Mundo Lúdico, amigo do K4lder4sh, que coleciona boardgames a 30 anos e já possui em coleção mais de 200 jogos! Pois bem, esses dois ficaram responsáveis pela divulgação do hobby durante o encontro, eles levaram jogos muito interessantes e rápidos. Estavam dispostos a ensinar qualquer um que quisesse horas de diversão. O legal é que muita gente passava pelo encontro, não sabia nada de rpg e quando era convidado para uma mesa de boardgame, topava e ficava por lá conhecendo jogos bem interessantes! Ou seja, divertimento para todos os gostos! 


Vários boardgames no evento.

Esse ano participei (finalmente) de uma mesa de boardgame do Tiago Deividy, jogamos o Last Night on Earth. Um jogo de tabuleiro de sobrevivência zumbi, muito tenso, rápido, divertido e com muitas vantagens para os zumbis. O mais legal é que o jogo é imprevisível, estávamos todos cercados por zumbis, com os itens para completar a missão mas longe do carro (necessário para sairmos vitoriosos). Quando tudo parecia perdido, conseguimos chegar no carro, e a Andhora Silveira (sempre ela) matou dois zumbis com um taco de beisebol, afastou o terceiro, encheu o tanque de gasolina do carro e possibilitou o sucesso da missão! E tudo isso faltando 2 ou 3 turnos para perdermos! Detalhe, jogamos duas sessões desse game, na primeira o Vanga (que tava jogando de zumbi) ganhou usando apenas a primeira carta do deck dos zumbis.


Last Night on Earth rolando! 
Pessoal da mesa, após a partida! Vitória! 

Outra coisa muito legal que teve por lá foi a divulgação da mais nova loja de jogos eletrônicos da cidade, A Com Certeza! Ela passou o encontro todo levando seus produtos para venda, games de PS3, PC, X-Box 360, Wii, PSP, etc. E o, muito legal, PS Move - Sports Champions Gladiator Duel. Impossível ser mais relacionado ao rpg! Esse game estava lá disponível para qualquer um, era só enfrentar uma pequena fila! O game impressiona! 







Um boa novidade neste encontro foi o pessoal do Grifu 58 vendendo miniaturas de veículos, tropas, soldados da segunda guerra mundial! Além de réplicas de armas! Tudo muito bem feito, a preços acessíveis e com uma galera muito simpática para te atender. Esse pessoal me surpreendeu porque não esperava algo assim num evento de rpg, espero que eles voltem sempre! 


Curte miniaturas da 2ª Guerra?!

Para finalizar as novidades, tivemos o pessoal do LARP marcando presença. Desta vez, muita gente que pratica este hobby estava por lá. E levaram muitas armas brancas diferentes, desde espadas convencionais até a Buster Sword do Cloud! E mais uma vez, estava disponível para qualquer pessoa que quisesse conhecer a arte de lutar com armas de espuma! 



Mas e o RPG?


Foi um encontro ímpar para o rpg campinense. Eu praticamente só vi rpgs diferenciados neste evento. Uma mesa perdida aqui ou ali de um dos clássicos do Mundo das Trevas, mas um grande número de rpgs indie rolando o tempo todo! Eu vi por lá, Terra Devastada, Fiasco, Shotgun Diaries, Legend of Five Rings e Serenity RPG! 

Eu achei isso espetacular! Finalmente os outros jogos estão se popularizando aqui em Campina Grande! Eu não vi nenhuma mesa de D&D 4E, nem de D&D. Eu mesmo pensei em mestrar uma aventura de Tormenta RPG, mas estava querendo só jogar esse ano e não preparei nada! Esse evento definitivamente foi dos rpgs indie, principalmente os publicados pela Red Box e Retropunk! Fiquei muito feliz mesmo com essa mudança! 

Ainda no assunto do rpg, tivemos excelentes brindes esse ano! A Retropunk mandou um kit de dados, o Terra Devastada e um Fiasco. A Secular Games, mandou um exemplar da Mamute e um Violentina. A Red Box, veio com uma versão de luxo do Shotgun Diaries! Pena que não ganhei nenhum! Não posso esquecer dos outros livros sorteados, o Vampiros: Manual de Conversão, o livro dos Antagonistas do Novo Mundo das Trevas, este último patrocinado pelo Paragons.

Durante o evento participei de uma mesa de Shotgun Diaries com o mestre Ramon Herculano, foi muito divertido. Meu lutador de MMA que parecia o Michael Clarke Duncan até durou, mas foi pro saco depois de uma "jogada de medo" da personagem da Andhora Silveira! Eu ainda não tinha jogado a versão nacional desse rpg e os acessórios da versão de luxo da Red Box são incríveis, agiliza muito a partida, e deixa o jogo muito interessante!  

Mesa de Shotgun Diaries
Já na mesa de Serenity RPG mestrada pelo K4lder4sh eu interpretei o mecânico da Dama Vermelha, o Desmond. Esse sobreviveu até o final e além de dar um tiro na testa de um oficial da Aliança, foi o inventor da manobra: Desliga-a-nave-para-disparas-o-canhão-de-íons-pegar-o-impulso-ligar-só-um-motor-dar-um-180º-e-ligar-os-motores-a-toda-velocidade-para-fugir-da-supernova-que-está-se-formando. 


No combate o mercenário do Moisés e a "vice-capitã" da Frau_Hobbit foram bem melhores. A pilota de nave, a personagem da Andhora Silveira, não falhou em nada. Quem acha que mulher não pilota bem precisava ter visto essa sessão. Sério, ela foi bem sucedida em tudo! Não obstante, adorei o sistema Cortex. Não conhecia e fiquei mais curioso ainda para jogar o Marvel RPG e voltei cheio de idéias para aplicar em Tormenta RPG. 


Mesa de Serenity RPG


Concluindo


Na minha humilde opinião este foi o melhor encontro de rpg que já aconteceu aqui em Campina Grande. A Confraria RPG se superou esse ano, aliás ela sempre faz isso, mas dessa vez foi épico! Um encontro de rpg para ninguém botar defeito, tudo muito organizado, não tenho do que reclamar, todos tiveram espaço. Qualquer um que chegasse lá, vindo do Encontro da Nova Consciência, encontrava o que fazer mesmo nunca tendo jogado rpg. Foi incrível! Nunca passei um carnaval tão nerd na minha vida! Só fico mais ansioso com os encontros que virão!

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Foi ótimo ter participado desse evento... Pra quem não gosta de Carnaval como eu é maravilhoso poder passar o feridão jogando!

Conheci muitas coisas legais como os dois jogos Mafia, Bang, Last Night on Earth, Serenity RPG e joguei mais Shotgun Diaries.... saldo mais que positivo :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...