sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Ficção Científica, um grande guia para a humanidade



Como vocês sabem, essa semana eu participei do podcast do Paragons sobre ficção científica. Por causa do tempo não tivemos como abordar tudo o que queríamos e eu pensei em falar sobre uma coisa que faz tempo que queria falar: A importância da ficção científica para humanidade.

Mas eu não decidi falar sobre isso necessariamente por causa do podcast, foi mais por uma revolta que surgiu em mim devido a um comentário de um colunista da revista mais idiota do Brasil, a Veja.

Eu nunca leio esta maldita publicação, e acho ridículo quem quer pagar de intelectual lendo esse lixo que acham que é uma publicação de respeito. Porém num dia sem nada para fazer eu resolvi dar uma chance a essa revista e ler uma matéria sobre ficção científica. A matéria abria com a seguinte frase:

A ficção científica bem que tenta, mas sempre erra em tentar adivinhar o futuro.

Eu fiquei tão chateado com esta colocação descabida que fechei a revista, não li mais e pensei: Tá vendo, isso é o que acontece quando você resolve dar uma chance a esse lixo!

Não lembro o nome do colunista, nem tenho o mínimo interesse em procurar, mas eu fico impressionado com a falta de conhecimento desse cara que deve ser achar um baita jornalista por escrever para "uma publicação de respeito". Tal declaração só mostra, para mim, que a criatura não tem o mínimo de conhecimento a respeito do assunto e quando assiste um filme ou lê um livro o analisa de forma totalmente rasa e superficial. Esquecendo que muitas vezes as obras de ficção científica estão carregadas de críticas sociais, análise do impacto da tecnologia da sociedade, imagina como será o futuro da humanidade se ela continuar trilhando certos caminhos, entre outras coisas. Ou seja, não é uma obra para mostrar como a tecnologia será daqui a 10, 20 ou 100 anos, é muito mais do que isso. 

Penso também, como falei no podcast, que a ficção científica não tenta adivinhar o futuro. Ela é produzida geralmente por autores visionários que imaginam qual o rumo que a tecnologia irá tomar e que muitas vezes serve de inspiração para o desenvolvimento do nosso mundo. Vale salientar que no podcast eu não fiquei revoltado com a declaração do Ooze, eu apenas aproveitei a oportunidade para tocar no assunto.


Júlio Verne
Como a Andhora Silveria bem falou, o Júlio Verne (em Da Terra a Lua) é um autor de ficção científica porém ele não imaginou como seriam as viagens espaciais no futuro mas sim na sua própria época e com o que eles tinham de tecnologia. Provavelmente uma das principais inspirações para o desenvolvimento das viagens espaciais como conhecemos. Já o Arthur C. Clarke (autor de livros como 2001: Uma odisseia no espaço) muito antes das viagens espaciais acontecerem, já imaginava como seriam os veículos, os principais problemas que os humanos teriam, as roupas que possibilitariam ao homem transitar pelo espaço, etc. E se você for comparar com o que temos hoje, ele foi um visionário incrível por prever tais coisas e provavelmente inspirar o desenvolvimento das soluções para os problemas que ele imaginou e que hoje são reais. 




O Isaac Asimov, imagina como será a sociedade e sua dependência da tecnologia (bem como em que ponto de desenvolvimento ela estará) em futuros bem distantes. Porém não é uma tentativa de adivinhar o futuro, é mais uma análise do que pode acontecer com a humanidade caso ela siga aquele rumo. Além de praticamente inventar a robótica! Ele é reconhecido como o "pai da robótica" até pelos profissionais da área! Perceba o impacto das obras dele para a humanidade, ele praticamente guiou o desenvolvimento de uma nova ciência.

Eu, Robô. Leia o livro, vale a pena!

O George Orwell e o William Gibson, mais o primeiro do que o segundo, seguem um estilo semelhante  ao do Asimov. Porém enquanto o Orwell trata de um futuro plausível, o Gibson extrapola em vários pontos para falar sobre onde a dependência da tecnologia pode levar a humanidade. Muito mais do que apenas "adivinhar o futuro" não acham?

Livro espetacular e atual!
Aqui começa o cyberpunk!

Outro ponto interessante é que muitas vezes obras puramente televisivas também guiam o desenvolvimento tecnológico da humanidade. Star Trek é um grande exemplo, o seu criador deu certos objetivos para a ciência perseguir. Como o teletransporte e motores de espaçonaves extremamente rápidos. Além de inspirar o desenvolvimento dos celulares como conhecemos. O modelo Star Tac da Motorola foi em homenagem a série, os celulares do tipo clamshell são derivados da série.

Elenco clássico de Star Trek.
A inspiração! 
O produto final!

Enfim, acho que já me fiz entender. Poderia ficar o dia todo citando vários outros autores, filmes e séries. Como o H. G. Wells, Star Wars, e tantos outros. E faltaria espaço para citar completamente o que cada uma dessas obras trouxe de novo para a humanidade. A ficção científica é um guia para o nosso mundo!

Para quem ainda não ouviu, o link para o podcast do Paragons. Paragon Podcast #5 - Ficção Científica o RPG nosso de cada planeta.

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Muito bom seu post e suas considerações. Concordo com você quanto a revista Veja!

Você também citou grandes nomes e conseguiu explicar bem a proposta de cada um... Parabéns! :D


<3

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...