quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Meus dois centavos sobre Before Watchmen, que DCpção



É oficial, hoje de manhã no seu blog a DC divulgou que irá produzir prequels (ou prequências) para os personagens do Watchmen. Nunca pensei que viveria para ver este dia. 

Sempre torci para que esse dia não chegasse, para que tudo não passasse de boato, ou se por um acaso a idéia realmente existisse que a editora não a executasse ou que pelo menos fosse com o Alan Moore. 


Watchmen não precisa de prequência, não precisa de sequência, não precisa de nada mais relacionado a ela. Já saiu um filme que foi bem legal, e as edições luxuosas lançadas esporadicamente são o suficiente para alcançar o público antigo e o novo. A DC desrespeitou uma das melhores histórias em quadrinhos de todos os tempos! 

Esse é o discurso que vocês verão na maioria dos blogs e sites especializados em quadrinhos, exceto por uma ou outro que vai topar ler o que for produzido. E eu sou totalmente contra essa empreitada da DC, não importa o que digam. Eu só mudaria de idéia se o Alan Moore dissesse: Leiam que realmente ficou legal! 
Porém, como eu sei que muito dificilmente (para não dizer: Ele nunca fará tal coisa) ouvirei isso saindo da boca dele, eu não vou ler nenhuma dessas novas obras. Por mais preconceituoso que isso possa parecer.

E confesso que fiquei curioso por algumas das edições pela equipe envolvida. Vejamos segundo o The Source quem vai escrever e ilustrar o quê.


  • RORSCHACH (4 issues) – Writer: Brian Azzarello. Artist: Lee Bermejo
  • MINUTEMEN (6 issues) – Writer/Artist: Darwyn Cooke
  • COMEDIAN (6 issues) – Writer: Brian Azzarello. Artist: J.G. Jones
  • DR. MANHATTAN (4 issues) – Writer: J. Michael Straczynski. Artist: Adam Hughes
  • NITE OWL (4 issues) – Writer: J. Michael Straczynski. Artists: Andy and Joe Kubert
  • OZYMANDIAS (6 issues) – Writer: Len Wein. Artist: Jae Lee
  • SILK SPECTRE (4 issues) – Writer: Darwyn Cooke. Artist: Amanda Conner

Fiquei bastante interessado em ler as edições do Rorschach, por ser do Azzarello e do Bermejo. A história do Comedian também parece que vai ser interessante, fora a equipe criativa. A do Nite Owl e do Dr. Manhattan por serem do Straczynski, penso que prometem uma boa história. Porém a minha revolta por a editora mexer nessa obra é tanta que eu prefiro ficar quieto e não ler isso, pelo menos não agora e talvez um dia num futuro distante se minha raiva passar.

Sei também que a DC não publica quadrinhos por amor, ela é uma empresa e precisa se manter no mercado. Então ela vai publicar o que ela ver que provavelmente produzirá lucro, independente da revolta dos fãs. Mas o que revolta mesmo é: Ao invés de mexer em obras como Watchmen, porque ela não investe em coisas novas, em histórias novas que venham a ser tão marcantes quanto Watchmen!

É normal uma empresa querer lucrar em cima de tudo o que puder. O reboot apesar de polêmico, foi uma boa coisa e está rendendo boas histórias, está vendendo bem, além de atrair novos fãs. Ou seja foi uma boa forma de conseguir lucrar, ela investiu em boas histórias, numa renovação de toda a linha da editora. Ou seja, em coisas novas. O que eu acho errado é ela forçar o lucro mexendo em histórias antigas já consagradas, creio que, confiando mais na força do nome da obra do que em qualquer outra coisa. A equipe responsável pelas prequências é extremamente competente e sei que pode produzir algo bom, mas porque não produzir algo totalmente novo?! Com infinitas possibilidades de histórias que ainda não foram contadas, a DC poderia juntar essa equipe e criar novas obras. Esse é o maior motivo da minha revolta! 

Vejam as capas das edições do Before Watchmen, divulgadas no blog da DC.









Então para finalizar vejam o que a filha do Alan Moore falou a respeito do Before Watchmen:


2 comentários:

Bruno Müller disse...

Cara, eu entendo seu ponto de vista. Também me irritam muito essas atitudes caça níqueis das editoras, mas confesso q sempre tive uma enorme curiosidade de ler um prewquel de Watchmen desde que li a Graphic (tipo, há muito tempo). Bom, sou da politica da "cabeça-abertagem" (putz!) que tem que conferir para poder falar mal, mas to achando que não será ruim não. Desnecessário? Provavelmente, mas vai ser interessante ver coisas novas desse universo. Não tô querendo mudar sua opinião nem criticando, mas cada um tem seu ponto de vista, hehe.
Ps: Já tinha visto as capas e adorei. Principalmente do Dr Manhathan e do Nite Owl.
Flz man, até a próxima!

Bob Mota disse...

Não é que eu ache que vai ser ruim. É porque é desnecessário. Watchmen é uma obra autocontida. Mas o que me dá mais raiva é o fato da editora investir em algo assim ao invés de procurar criar algo novo tão marcante quanto. Dificilmente as histórias serão ruins, as equipes são excelentes. Eu não vou ler porque não concordo, mas não pretendo falar mal da história em si. É mais sobre a empreitada, que poderia ser outra.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...