quarta-feira, fevereiro 29, 2012

A segunda onda, a Terra 2 e eu não entendo a DC




Sinceramente, eu não sou tão especialista em quadrinhos como gostaria. Mas me permito criticar algumas decisões das editoras atuais de histórias em quadrinhos, baseado no que acho que seria interessante, para mim, acompanhar nestas publicações.


Apesar de gostar muito da DC, aliás, de boa parte das revistas que ela publica atualmente. Não entendo certas decisões ou lançamentos desta editora. Gostei muito do reboot, mas não entendo o porquê da revista Batman Dark Knight (a dos New 52, a original do Frank Miller eu adoro!) existir visto que é muito ruim. Não sei o porquê de não usaram o OMAC em sua própria era como no original, etc. 

Hoje vou falar sobre mais uma questão que não entendo, e pelo título da postagem já dá para saber o que é. Mas não faz mal ressaltar, vamos lá: O que diabos a DC quer fazer com a revista Terra 2?


A Segunda Onda

Tudo começou com a Segunda Onda. Basicamente são novos títulos que entrarão no lugar das publicações canceladas pela DC, parece que a editora quer manter sempre 52 títulos circulando nas lojas especializadas e web. Os títulos cancelados foram: Man of War, Mister Terrific, O.M.A.C., Hawk and Dove, Blackhawks e Static Shock. Todas canceladas por causa do baixo número de vendas.

No lugar dessas a DC vai colocar as revistas: Batman Incorporated, Earth 2, World's Finest, Dial H, G.I. Combat e The Ravagers. Aqui temos uma excelente variedade, mas as que chamaram mais atenção dos fãs foram a Earth 2, G.I. Combate e Dial H. A Segunda Onda também trouxe um questionamento: A DC vai voltar a brincar com universos paralelos?

Ela tinha prometido durante a fase inicial dos New 52, que não existiriam mais crises, nem mega-crossovers envolvendo todos os personagens da editora, nem o encontro de personagens de universos diferentes caso isso viesse a existir. Quer dizer, desde o início do reboot eles admitiram que pelo menos uma nova dimensão surgiria e que seria ocupada unicamente pela Sociedade da Justiça.

Até aí tudo bem. Uma única dimensão para uma equipe de heróis adorada por várias gerações de colecionadores/leitores. Mas não foi isso o que aconteceu.


A Terra 2

A Terra 2 seria o único universo paralelo dos novos 52, já que a Liga da Justiça foi o primeiro grupo de super heróis do universo principal da editora, eles resolveram alocar a Sociedade da Justiça em um mundo próprio sem a interferência dos outros heróis nele. Na minha opinião isso seria perfeito, pois esse super grupo merece esse tratamento. As histórias da Sociedade da Justiça sempre agradaram várias gerações de fãs e mantê-la viva nas principais publicações da DC é um tributo aos conceitos originais dos heróis que fazem sucesso atualmente.

Então quando sai a capa da Earth Two #1 não vemos a Sociedade da Justiça, encontramos apenas A Trindade (Superman, Batman e Mulher Maravilha) ou pelo menos os heróis que assumiram esses mantos. A cada novo preview fica claro que não teremos a Sociedade da Justiça, mas sim uma versão do universo principal em que os ajudantes assumiram o legado dos antecessores. Por exemplo, o Batman não será o Burce Wayne, será um Wayne mas não o Bruce. A Mulher Maravilha, não está claro se é Diana Prince ou a Donna Troy.  Mas e qual o problema nisso tudo?

Capa da Earth Two #1



O Problema com os Universos Paralelos

Eu não ligo de existirem outros universos em que a editora possa fazer testes com histórias diferenciadas, ou para trabalharem propostas novas que poderiam alterar profundamente as principais publicações dela. O problema surge quando um universo interfere no outro constantemente. Deveriam deixar cada um isolado, seria bem melhor. A Marvel, por exemplo, ela tem o universo 616 e o Ultimate. Até agora nenhum interferiu no outro. Eles existem de maneira independente. Pelo menos na maioria das vezes, é quase que inevitável não surgirem crossovers entre os personagens, ou que um o outro resolva mudar de casa, e não dá certo quando isso acontece.


E parece que a DC vai entrar mesmo na onda dos universos paralelos novamente. Numa das futuras edições da Action Comics, o Grant Morrison vai explorar universos paralelos mostrando o Superman de outras dimensões. Um deles é um negro e presidente dos EUA.
Mas não pára por aí, foi anunciada também a World’s Finest. Basicamente as personagens Caçadora e Poderosa ficam perdidas num universo paralelo e precisam descobrir um meio de voltar para a Terra 2. 

Capa da World's Finest #1
Superman? Obama?

Mais uma vez: não sou contra tais propostas e acho até interessante, mas que sejam como as revistas “O que aconteceria se...” da Marvel. Ela explorava como seria o seu universo se algo não acontecesse como aconteceu, por exemplo: O que aconteceria se o Homem Aranha permanecesse com o Venom? Nesta edição o simbionte sugava o que podia do Peter e depois tomava conta do Hulk e até do Thor, só foi destruído pelo Raio Negro. Uma história fechada que cumpre o seu papel de explorar novas possibilidades sem alterar o universo principal da editora. DC por favor, aprenda algo com a sua rival. Também acho interessante quando existem universos paralelos mas que não interferem um no outro.


As idéias boas deste novo universo

Mesmo com medo do que pode vir dessa exploração das novas dimensões, eles têm boas idéias que poderiam render histórias memoráveis. Por exemplo, as primeiras informações divulgadas mostram um novo Batman que assumiu o legado do Bruce e uma nova Robin que seria filha do homem morcego original. Ou seja, uma das coisas que eu gostaria de ver nos quadrinhos atuais: A passagem do manto. Heróis deixando legados para seus sucessores sem ressuscitar depois. Esse será um dos universos paralelos explorados.


Batman da Terra 2

Robin da Terra 2

Mulher Maravilha da Terra 2


Apesar de ter gostado do reboot, eu penso que a editora poderia tentar seguir a estratégia da rival e manter 2 universos. Um principal, sem reboot, e criar um “Ultiverso” para explorar idéias assim. Se ela fizer isso agora, dependendo de como trabalhe a proposta, pode ser que dê certo. Porém acho que ela já tem universos demais, lembram do Earth One? Se contar com ele a editora possuirá 3 dimensões distintas e isso vai dar um baita trabalho.


Concluindo

Não vou tacar pedra sem ler antes a publicação, só fiz isso com relação ao Before Watchmen. Mas vamos ver o que pode sair de bom daí, mas estou com medo que a editora faça uma grande bobagem e saia do topo. Ela tem um grande time de profissionais e pode surpreender a todos. Eu gostaria mesmo que ela ousasse e abandonasse algumas estratégias para aumentar as vendas que estão sendo utilizadas exaustivamente desde os anos 80 e 90. Ainda tenho esperanças que isso um dia possa acontecer. Estarei eu sendo otimista demais ou ingênuo demais?

3 comentários:

Venerável Victor disse...

Ótima matéria, pois é, eu sigo quadrinhos há mais de vinte anos e também não entendo a DC em especial. Dan Diddio....

* Andhora Silveira * disse...

A DC Comics parece um pouco perdida... mas como tudo tem seu lado negativo...

Gostei do seu post, escreve mais sobre HQs :D

Bob Mota disse...

Venerável, eu também fico meio perdido tentando entender as decisões da editora. Tanta coisa que poderia ser aproveitada mas as vezes ela teima em continuar com as mesmas estratégias de anos atrás, espero que isso mude no reboot.

Andhora, eu acho que ela perdeu o rumo sim em alguns pontos. Principalmente ao oferecer ao Rob Liedfield, o cara não faz nada que preste. Ele avacalha tudo! Os títulos que ele pôs a mão, foram cancelados. Como a DC não percebe o que está fazendo entregando outras séries para ele?

Sinceramente, espero que ela aprenda com os cancelamentos e corrija esses problemas.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...