domingo, março 25, 2012

PokeCiência - As habilidades dos Pokémon




Você gamer do final dos anos 90 deve ter jogado algum game de Pokemon. Mesmo que não tenha terminado, não tenha gostado e nunca mais arriscado investir em algo da franquia, vai gostar desta postagem. Por outro lado, você que virou fã dos games, assistiu o anime e não conseguiu continuar acompanhando, vai gostar também desta postagem.

Principalmente quem é nerd e vive de tentar dar explicações científicas para tudo. Então senta aí e veja a ciência por trás dos monstrinhos de bolso!

Antes de mais nada, a postagem original é do site Pokememes.com. Se você é familiarizado com o idioma de Shakespeare, leia direto na imagem, caso contrário leia a tradução logo abaixo dela.
























Traduções




Charizard  

Pokédex: Ele cospe chamas quentes o suficiente para derreter rochas.

Explicação: Em média a temperatura suficiente para derreter pedras fica entre 700º e 1300º C. Estas temperaturas são mais do que suficientes para derreter o corpo humano.


Wartortle


Pokédex: É dito que ela vive por volta de 10.000 anos.

Explicação: Aproximadamente a 10.000 anos atrás a Era do Gelo havia terminado, a agricultura começava a se desenvolver e os primeiros assentamentos humanos foram construídos. Uma Wartortle dos dias atuais poderia estar viva desde a pré-história.


Pidgeot


Pokédex: Este Pokémon voa a velocidade Mach 2 em busca de presas.


Explicação: Esta velocidade é aproximadamente 2 vezes a velocidade do som, equivalente a 15.000 milhas por hora (aprox. 2500 km/h) ou 1150 pés por secundo (350 metros por secundo), é a velocidade de alguns projéteis disparados por armas de fogo. Aeroplanos que viajam a velocidades como essa são fabricados com ligas especiais de metal para não derreterem.


Raticate


Pokédex: Capaz de roer qualquer coisa com suas presas. Ele pode até derrubar edifícios de concreto roendo-os.


Explicação: Normalmente o concreto pode resistir a uma pressão acima de 10.000 psi (pounds per square inch). O animal vivo com a mordida mais forte é o Crocodilo, com uma força de cerca de 5.000 psi. O Raticate teria que ter uma mordida no mínimo 2 vezes mais forte que a do Crocodilo para poder roer o concreto.


Arcanine


Pokédex: Este Pokémon é conhecido por sua velocidade. É dito que ele é capaz de correr 6.200 milhas em um único dia e noite.


Explicação: Isso implica que ele deve atingir velocidades próximas a 260 milhas por hora (418 km/h) ou cerca de 380 pés por segundo (116 metros por segundo), para em 24 horas conseguir percorrer 6200 milhas que corresponde a distância de Los Angeles até Moscow.


Machamp


Pokédex: Seus quatro braços fortemente desenvolvidos podem lançar uma enxurrada de 1000 socos em apenas 2 segundos.


Explicação: Assumindo que o Machamp estivesse usando todas as suas quatro mãos, significaria 250 socos em 2 segundos, 125 socos em 1 segundo, ou um soco a cada 0.008 segundo. O Machamp deveria executar 37,5 socos com um braço durante o tempo de uma piscada de olhos.




Hitmonchan


Pokédex: Seus socos são mais rápidos que um Trem Bala! 


Explicação: A maioria dos Trens Bala viajam numa velocidade de 300 km/h. Levando em consideração o tamanho do Hitmonchan (n.t.: Creio que escrevem Hitmonlee por engano), significa que ele provavelmente poderia desferir um único soco em 0,0085 segundos. O record mundial de um ser humano é de um soco em 0, 0745 segundos, aproximadamente 9 vezes mais lento que o soco deste Pokémon.




Azumarill


Pokédex: Ele pode permanecer um dia inteiro sob a água, uma vez que pode inalar e armazenar uma grande quantidade de ar.


Explicação: Teoricamente um Cachalote pode permanecer 2 horas sob a água, este é o record entre todos os mamíferos vivos. Já o Crocodilo de água salgada pode segurar sua respiração por 3 horas, este é o record para os animais entre os anfíbios e mamíferos vivos. Azumarill portanto teria que ter um fôlego 8 vezes maior que o Crocodilo e 12 vezes maior que o do Cachalote.


Magcargo


Pokédex: A temperatura do corpo do Magcargo é de aproximadamente 18.000 º F.


Explicação: A temperatura da superfície do Sol é de aproximadamente 9980º F. Isso significa que a temperatura do corpo do Magcargo é 1.8 vezes mais quente que a superfície do sol.




Larvitar


Pokédex: Ele se alimenta do solo. E só após comer uma grande montanha, este pokémon vai dormir para poder crescer. 


Explicação: Teoricamente uma quantidade de terra (ou poeira, ou entulho) equivalente a uma grande montanha de 20.000 pés (6096 metros) de altura, deve ter o peso de 4.410.000.000 libras (ou 2.000.000.000 kg). A montanha mais alta do mundo, Mt, Everest, tem cerca de 29.029 pés de altura (8. 848 metros), teria um volume duas vezes maior que a nossa montanha hipotética.




Blaziken


Pokédex: O Blaziken tem pernas incrivelmente fortes. Pode saltar facilmente um prédio de 30 andares num único salto.


Explicação: Em média um andar tem entre 3 ou 4 metros de altura. Isso significa que o Blaziken deve ter um salto vertical de 90 a 120 metros de altura. Cerca de 60 vezes seu tamanho.




Whismur


Pokédex: O volume do barulho que faz enquanto chora equivale ao barulho de um avião a jato!


Explicação: A audição humana pode ser danificada a exposição constante de um ruído de 90 dB (Decibel), equivalente a um dia de trânsito congestionado. A 125 dB, o dano causado vem acompanhado de dores no ouvido, equivale a uma broca pneumática. A 140 dB, o dano é permanente e ocorre num curto tempo de exposição ao ruído. A 180 dB acontece a morte definitiva do sistema auditivo. O som de uma turbina a jato é de 140 dB a 100 metros e distância. A distâncias mais próximas e sem proteção os tímpanos podem explodir.




Wailord


Pokédex: Inalando sua quantidade máxima de ar, o Wailord pode mergulhar a profundidades próximas a 10.000 pés.


Explicação: 10.000 pés equivale a 3048 metros de profundidade sob a água, seriam pelo menos 2 toneladas de pressão sobre este Pokémon, equivalente a 300 atmosferas terrestre. A temperatura varia entre 3º e 4º C e quase não há luz. O Cachalote pode mergulhar a profundidades maiores do que qualquer outra baleia e mal chega perto desta distância. No entanto o Cachalote pesa em média 41.000 kg, enquanto o Wailord pesa 398 kg.




Snorunt


Pokédex: É dito que uma casa visitada por um Snorunt terá prosperidade. Ele pode suportar uma temperatura de menos 150º F.


Explicação: O record de temperatura mais baixa já registrada na terra é de -129º F (cerca de -89º C). O corpo humano na melhor das hipóteses não consegue sobreviver por muito tempo a -40º F, quando a umidade do ar dentro dos pulmões começa a congelar.




Skuntak


Pokédex: Ele consegue disparar seu líquido mal-cheiroso da sua calda numa distância maior do que 160 pés.




Explicação: Um Gambá real consegue disparar seu líquido mal-cheiroso a uma distância de no máximo 16 pés (5 metros). O Skuntak pode lançar seu líquido a uma distância dez vezes maior, equivalente ao tamanho de um campo oficial de futebol americano.




Concluindo


Eu sei que não é obrigado que uma obra de ficção tenha que imitar a realidade. E também que boa parte das obras fantásticas de livros, filmes e animações não levam a física em consideração, mas que é legal pensar nessas curiosidades é. Eu gostei muito dessa postagem do Pokememes e por isso, num surto de altruísmo, resolvi traduzi-la para levar um pouco de ciência para vida dos meus queridos leitores.

Curta a postagem original aqui.

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu fiquei impressionada. Eu gosto muito de Pokémon... é a cara dos meus 11~12 anos que foi uma grande febre de Pokémon, mas ainda continuo gostando.

É muito interessante que os criadores tiveram a necessidade de dar explicações lógicas às habilidades pokémons... :D

Bob Mota disse...

Eu também gostava muito, hoje o anime e os jogos são pura nostalgia para mim.

E só esclarecendo, essas explicações não foram dadas pelos criadores, foram os fãs que fizeram isso. Eles decidiram derrubar alguns exageros encontrados nos games da série!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...