quarta-feira, março 14, 2012

Flash Gordon Animated e o Space Dragon



Você, bom entendedor de ficção-científica e/ou conhecedor da história das histórias em quadrinhos, sabe que esse gênero e essa mídia deve muito a literatura Pulp, ou ficção Pulp. Pois bem, esse ano temos dois grandes lançamentos do rpg nacional que proporcionarão você explorar essa mídia lendária que influenciou (ou criou) a cultura nerd que conhecemos hoje! Hoje vamos falar de um desses lançamentos.

Antes de tudo eu preciso falar de como conheci a ficção Pulp. Não sou tão velho quanto gostaria, nem tenho (por enquanto) uma máquina do tempo que me permita conhecer coisas antigas como as revistinhas pulp. Então meu primeiro contato com esse gênero foi através da série animada do Flash Gordon!

The New Adventures of Flash Gordon, para ser mais preciso. Uma série animada de 1979 que passava na extinta Rede Manchete e adaptava para as telinhas as aventuras do segundo explorador espacial das revistinhas Pulp. O primeiro foi o Buck Rogers, mas ele é assunto para outra postagem!

Um breve resumo sobre como são as aventuras de um herói espacial das revistinhas pulp: O conhecimento sobre o espaço não era tão vasto nesta época, muito do que sabemos hoje é desconsiderado e toda a base de conhecimento dos autores ou especulações eram o que valiam nessas histórias. Outra coisa é que, a maioria das histórias eram sagas épicas, basicamente aventuras do gênero capa-e-espada misturada com exploração espacial.

O que esperar de Flash Gordon?

Aventuras que não tem toda a carga de conhecimento sobre o espaço que temos hoje e portanto não se preocupam com tais regras. Além de sempre serem histórias épicas e descompromissadas. Então não venha com "mimimi" reclamando que isso não é ficção-científica por não se preocupar com as leis da física e blá-blá-blá! Essas histórias foram as precursoras da ficção científica, pela primeira vez a ciência era usada como base para a criação de sagas épicas!

Sinta um pouco de nostalgia com a abertura da animação.




Flash Gordon, Dale Arden (sua namorada) e Hans Zarkov (o inventor da espaçonave) em sua grande viagem pelo espaço, caem e ficam presos no planeta Mongo. Este foi dominado pelo tirano Ming, que roubou o trono do príncipe Barin e baniu toda sua família e seguidores para o reino florestal de Arboria. Então Flash e seus amigos se unem ao príncipe Barin para recuperar o trono do planeta e derrotar o impiedoso Ming. 

A série animada durou 2 temporadas e o personagem não parou por aí. Rendeu filmes, séries live-action para a televisão, etc. Além de ter feito um grande sucesso antes disso nas revista pulp, tiras de jornal e ainda em quadrinhos mais recentes. Tá certo que ele não foi o pioneiro neste estilo de aventuras mas foi o primeiro que conheci e o grande rival do Buck Rogers! 


Aventuras no melhor estilo Flash Gordon com Space Dragon

Essa semana foi divulgada pela editora Red Box a capa do seu futuro título, Space Dragon, que permitirá você utilizar o sistema do Old Dragon para simular aventuras do estilo das do Flash Gordon! Nostálgico e ao mesmo tempo inovador, pois aqui no Brasil não tivemos nada assim. Quer dizer, nada tão específico, tivemos o GURPS que é um sistema genérico com muitos suplementos do gênero da ficção-científica e o Spelljammer que misturava os gêneros mais populares do país! 

Capa do novo rpg da RedBox.

Outro acerto deste novo sistema é contagiar os fãs da ficção-científica e do Pulp com os estilo old school, ou escola véia, de ser!  

Fiquei muito empolgado com esse anuncio e espero em breve ter esse título na minha coleção de livros de rpg. Espero que seja um grande sucesso do rpg nacional e que boas idéias como essa recebam mais investimentos!

E para concluir, vá assistir Flash Gordon, pesquise sobre Buck Rogers e vá jogar Space Dragon quando ele estiver disponível para compra! Garanto que mesmo que você nunca tenha ouvido falar em nada disso, você vai gostar! 

4 comentários:

Rodrigo "BIG" Campos disse...

E pra quem quer saber mais sobre Space Dragon, aqui vai um link com um podcast que gravei com o autor Igor "utarefson" Moreno http://zinezuada.wordpress.com/2012/02/06/zuadacast-drops-2-entrevista-com-igor-utarefson/

Peço perdão ao Moisés pelo jabá de oportunidade :)

* Andhora Silveira * disse...

Eu não conheço Flash Gordon, vou procurar conhecer, pois gosto muito desse gênero.

Quanto ao livro Space Dragon, fiquei muito interessada também, e nem preciso falar porque, né? É uma ótima pedida pra quem gosta de ficção científica. Parece ser um ótimo RPG!

Bob Mota disse...

Rodrigo, hauhauhauh! Só perdoo porque é do pessoal do Zuada!

Andhora, Flash Gordon era bem legal, podemos combinar para assistir alguns episódios. E espero poder mestrar uma partida de Space Dragon em breve na nossa mesa de rpg.

Paulo disse...

Para os fãs de Flash Gordon, a distribuidora de filmes Classicline lançou um box primoroso com a coleção completa, a venda no Mercado Livre (vale a pena!): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462973985-box-flash-gordon-serie-completa-edico-de-colecionador-5-dvd-_JM

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...