quarta-feira, outubro 05, 2011

O "novo" Batman dos novos 52!



Então, ainda não consegui ler as 52 novas publicações da DC. Li pouco mais da metade e espero que essa semana eu consiga terminar. Mas eu não poderia deixar de ler a primeira edição do Batman e fechar pelo menos a nova Trindade.
Falei sobre a Action Comics, a nova Mulher Maravilha, só está faltando o novo Batman! Então vamos falar das 4 revistas em que o morcego é o personagem principal.


Detective Comics #1


Basicamente esta publicação te apresenta as primeiras aventuras do Batman. A história gira em torno de uma perseguição ao Coringa, não apenas pelo Batman mas por um outro personagem que ao que tudo indica é um vilão chamado de Fabricante de Bonecos. Temos aqui uma boa dose de violência por parte do Coringa e uma cena final muito interessante.

Uma boa e velha perseguição ao Coringa!
A história em si é bom e a maneira como termina é bem intrigante. Deixa você na curiosidade para saber o que irá acontecer na próxima edição. Sério, o final dessa edição te deixa com muitas dúvidas na cabeça. Mas se comparada ao Action Comics #1 (a melhor para mim até agora), ela fica bem atrás, não só dela como da nova publicação da Mulher Maravilha. A arte está muito boa, as cores estão incríveis. 

O Coringa rouba a cena aqui. É uma revista do Batman, mas o Coringa consegue fazer com que você queira acompanhá-lo e deixar o morcego de lado! Isso é muito bom! Tem seus pontos altos! 

O roteirista é o Tony S. Daniel, trabalhou em revistas como Flash: The Fatest Man Alive, Teen Titans junto com Geoff Johns, Batman R.I.P, no arco de histórias do Batman conhecido como A batalha pelo capuz. Ele tem um bom currículo, as séries que trabalhou não são ruins, acho que podemos esperar um tratamento digno para o morcego.
Quanto ao ilustrador, o Ryan Winn, ele trabalhou em grandes projetos O Dia Mais Claro do Lanterna Verde, Teen Titans e Wildcats. Concorreu ao Harvey Awards pelo seu trabalho em The Darkness. Ou seja é uma boa equipe criativa! Podemos esperar boas coisas daqui.



Batman e Robin #1



Resumindo rapidinho, a história dessa nova publicação é centrada no relacionamento do Bruce Wayne e seu "novo" sidekick, o seu filho Damian. Continua como antes do reboot. De todos os Robins esse garoto é único que não tem um pingo de temor pelo Batman. Ele responde o Batman, age como quer, segue seus próprios princípios. O trabalho de Bruce aqui é doutrinar o garoto, mostrar o modus operandi do Batman! 

Respeita teu pai moleque!

A história é bem interessante e ao meu ver melhor que a anterior. O Damian realmente não parece levar seu pai a sério. Ele o respeita, mas muito menos que qualquer outro Robin da história! O garoto é turrão igual o pai mas com algumas diferenças, como a licença para matar. Para o Damian, matar vilões faz parte do negócio. Ele faz o que pode para evitar, mas se tiver que acontecer acontecerá e ele não ficará ressentido. Somos apresentados a um novo vilão, parece ser bastante violento e possuir bastante recursos, semelhantes  aos do  Bruce Wayne!

A relação entre Bruce e Damian é interessante. O garoto precisa ser lapidado para chegar perto do manto do pai. Ele é basicamente o oposto do Batman! E o Bruce tem que aguentá-lo, afinal é seu filho e ele não vai deixá-lo desamparado. Precisa ter paciência e doutrinar o garoto no "caminho certo".

Eles tiveram muito cuidado nessa edição, ela realmente me agradou muito!

Quanto a equipe temos o Peter J. Tomasi, que trabalhou com Nightwing, O Dia Mais Claro, Tropa dos Lanternas Verdes e Batman e Robin. Ou seja, ele está em casa. Ele permaneceu na revista que já desenhava, por isso sabe onde está andando e com quem está mexendo. 
O ilustrador é o Patrick Gleason, veio do time do Lanterna Verde, passou por Aquaman , Liga da Justiça, Sociedade da Justiça, etc. Desses eu sei que o Laterna Verde tem mantido um sucesso constante e a fase pré-reboot da Sociedade da Justiça é bastante elogiada. Temos um bom time que pode render boas coisas também, a julgar por esse primeiro número essa será uma boa publicação.


Batman - Cavaleiro das Trevas #1


A publicação mostra um pouco da vida do Bruce Wayne. Faz uma referência a revista Batman #1, que falaremos mais adiante e nos apresenta a alguns personagens novos como a Jaina Hudson (parece que ela vai ter algum envolvimento com o Bruce). E então, para esquentar a edição, fulga do Asilo Arkham! O morcego precisa ir resolver o problema! Lá ele se encontra com uma nova personagem, uma mulher vestida de coelhinha e um Duas-Caras muito estranho!

Que tipo de vilã se veste assim?

Essa edição não me deixou tão empolgado. Primeiro, porque eu não vejo sentido nela visto que já temos uma publicação só para histórias "solo" do Batman. Essa me pareceu não ter um objetivo bem definido. E quando o leitor se depara com o vilão principal, fica confuso demais e se perguntao porque de tudo isso, e se vai dar certo esta abordagem.

Estranho não?

Mas enfim, a história não é tão boa. Para mim é a mais fraca de todas as publicações do Batman (não da bat-família, só do Batman). E eu quero ver que explicação vão dar para o final desta edição! Pareceu o final do Arkham Asylum.

O roteirista é o Paul Jenkins, esse tem um currículo extenso. O cara trabalhou com coisas como as Tartarugas Ninja, passou por Spawn, Batman, Spider Man, Wolverine, Capitão América, X-Men, etc. Ele fez muita coisa. Trabalhou em grandes arcos como Guerra Civil, Segundo Advento, Invasão Secreta. Espero que ele saiba o que está fazendo. Não gostei desta edição.
O ilustrador é David Finch, trabalhou em New Avengers, na linha Ultimate da Marvel, no Dia Mais Claro, etc. Quanto a parte visual da revista eu gostei bastante, é uma pena a história não ter sido tão boa. Fora que a (aparentemente) nova vilã, ficou meio deslocada. Uma mulher vestida de coelhinha. Quero só ver se ela será digna de entrar para a galeria dos vilões do Batman.


Batman #1


Agora sim, o Crème de la Crème, a cereja do bolo, a melhor das hqs do Batman deste reboot! Esta publicação te muito potencial! Ela é escrita por Scott Snyder, o mesmo de Vampiro Americano (uma das histórias de grande sucesso da linha Vertigo) e ilustrada pelo Greg Capullo, ele trabalhou com Spawn por muito tempo. Tanto a história quanto a arte são belas! A forma como Greg ilustrou os ambientes e os personagens é muito boa! Adorei como ele ilustrou os vilões do morcego!

Quanto a história?

Rapidinho, acontece uma rebelião no Asilo Arkham e o Batman vai resolver. Ele luta contra boa parte dos seus inimigos: Cara de Barro, Killer Croc, Espantalho, Mr. Freeze, etc. Num dado momento ele é auxiliado por ninguém menos que o Coringa! Mas calma, xiitas de plantão, tudo tem uma explicação.
Em seguida mostra um relance da vida social do Bruce Wayne, vemos as 3 gerações de Robins reunidas. E chegamos então na melhor parte da publicação, acontece um crime e o morcego vai investigar e começa o trabalho de perícia criminal (não é nada muito detalhado, mas é bem legal) e já surge um mistério para a próxima edição!

Descendo a porrada nos vilões!

3 gerações de Robins reunidas!

Coringa ajudando o morcego!


Porque ela é a melhor?

Bem, ela tem tudo o que uma história do morcego precisa. Tem a pancadaria inicial com ele detendo a fulga do Asilo Arkham, em seguida somos apresentados a aparatos tecnológicos bem legais do Batman, e por fim temos um crime com um assassino misterioso. Se a revista caminhar por esse lado, com foco em histórias policiais e etc, vai ser muito bom! Deixando o lado cósmico do herói para a Liga da Justiça e outros super grupos.

Arte incrível!

Ela fica no mesmo patamar da Batman e Robin e melhor que a Detective Comics. A história é boa, é fechada, o traço é incrível e por aí vai.


Concluindo

Então, eu creio que o Batman começou com o pé-direito neste reboot. Apenas uma destas 4 publicações que ele participa é fraquinha, todas as outras são bem legais e pra mim a Batman #1 é a melhor. Dá para perceber também que DC está explorando o personagem ao máximo, mais ou menos o que a Marvel faz com o Wolverine, ele é o personagem que mais está presente nos títulos na nova DC.

Isso não é ruim desde que as histórias sejam boas. Muitas pessoas vão reclamar da continuidade e tal, mas eu acho que a DC consegue manter 2 títulos contínuos de verdade, Batman & Robin e Batman, já que passam no presente. O Detective Comics se passa no passado então a continuidade não é tão importante e o Cavaleiro das Trevas pode sustentar arcos fechados fora da continuidade, uma hq experimental.

Pela forma como começou, fiquei empolgado os artistas são bons. Tanto roteiristas quanto ilustradores. Parabéns para a DC e espero que tratem o Batman, não só ele como os outros heróis da editora, com respeito! Em suma o Batman continua no mesmo status pré-reboot, inclusive com o seu filho Damian como Robin e com as gerações anteriores coexistindo. Então não precisam se desesperar, é só acompanhar!

p.s.: Eu queria resenhar todos os 52 títulos antes deles sairem novamente, mas acho que não vai dar. É coisa demais para ler e pouco tempo para digitar! Vou tentar, mas sem garantias ok?!

4 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Me parece que a Detective Comics é boa.

Batman e Robin achei bem curioso... gostei desse Robin.

Já Cavaleiro das Trevas me pareceu um tanto estranha também, que vilã é essa?? Saiu da mansão Playboy?? E que Duas Caras é esse? Ele comeu fermento? o.O

A revista Batman #1 pelo que você falou parece realmente boa... se eu for escolher alguma dessas para acompanhar, será ela!

Bob Mota disse...

A vilã é muito estranha mesmo! kkkkkkkkkkkkkkk! Tive a mesma impressão que você: ela saiu da mansão Playboy.
Realmente se eu for acompanhar as revistas vão ser: Batman e Robin e o Batman. Não sei ainda se vou acompanhar a Detective Comics.

Andre Felipe Guimarães disse...

Qual delas é a mais "Dark"? Eu queria acompanhar pelo menos uma, mas eu queria a mais sombria, Qual seria?

Bob Mota disse...

A mais "Dark", penso que seja a Batman. Ela é ilustrada pelo Greg Capullo (Spawn) e com o roteiro de Scott Snyder (Vampiro Americano). Acho que não precisa dizer mais nada neh!? Espero ter ajudado.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...