segunda-feira, outubro 03, 2011

Ilusões, ângulos impossíveis e M.C. Escher



M.C. Escher eu virei fã dessa cara na universidade, durante minha graduação. Um professor foi que apresentou este artista durante uma aula. Quem não conhece vai se impressionar e quem conhece vai de deliciar com a obra do cara.

Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898. É um dos artistas gráficos mais famosos do mundo, curioso é que ele se tornou famoso primeiro internacionalmente, no seu país ele só ficou conhecido após algum tempo.

M. C. Escher

Suas obras são famosas pelos ângulos impossíveis e os efeitos que ele consegue produzir. Interessante ressaltar que além de artista gráfico, para produzir suas telas Escher utiliza pura matemática. Um misto de arte e ciência, que na minha opinião é comparável a obra de gigantes deste mundo como os pintores renascentistas. 

Entre outras suas obras mais famosas são Ascending and Descending, Relativity, Metamorphosis I, Metamorphosis II and Metamorphosis III, Sky & Water I or Reptiles.

Ascending and Descending, 1960
Metamorphosis I, 1937
Metamorphosis II, parte 1 - 1937
Metamorphosis II, parte 2 - 1937
Metamorphosis II, parte 3 - 1937
Sky and Water, 1938
Reptiles, 1943
Relativity, 1953

M.C. Escher, durante sua vida, fez 448 litografiasxilogravuras e gravuras em madeira e mais de 2000 desenhos e esboços. Como alguns dos seus antecessores famosos, Michelangelo, Leonardo da Vinci,  Dürer e HolbeinM.C. Escher era canhoto.


M.C. Escher ficou fascinado pela Divisão regular do plano, quando ele visitou pela primeira vez o Alhambra, em Granada, Espanha em 1922.

Waterfall, 1961

Durante os anos na Suíça e em toda a Segunda Guerra Mundial, prosseguiu com determinação a seu hobbydesenhando 62 do total de 137 desenhos de Divisão regular que ele iria fazer em sua vida.Iria estender sua paixão pela divisão regular do planousando alguns de seus desenhos, como base para mais um hobby, escultura em madeira. Ele brincou com a arquitetura, perspectiva e espaços impossíveis.  
Sua arte continua a surpreender e admiração de milhões de pessoas em todo o mundo.

Belvedere, 1958
Convex and Concave, 1955


Na minha opinião Escher ao colocar sua visão sobre a nossa realidade, demonstrou quão fascinante ela pode ser. Ele com seu talento poderia pintar mais bela paisagem, mas ao invés disso decidiu alterar, impor sua identidade. Incrível! 
Se você tiver um pouco de paciência vai encontrar muitas referências deste artista em filmes, desenhos, séries, etc. O mais recente deles e que está cheio de referências é o filme Inception (A Origem) de 2010 de Christopher Nolan. Mas animações como Os Simpsons, Futurama, Family Guy, dgmes como Matrix: Path of Neo, Devil May Cry 3, Chrono Cross, entre outros, possuem referências as obras de Escher. É só procurar.

Este ano em São Paulo, no MASP (Museu de Arte de São Paulo) aconteceu uma exposição dos trabalhos deste artista incrível. Infelizmente eu não pude ir, mas sei que um dia terei a oportunidade de conhecer o museu dedicado a ele na Holanda. Em sua cidade natal. Por enquanto eu mato minha necessidade constante de Escher visitando o seu site oficial.

Museu Escher

Nerds que leem esse blog e podem ir ou estão espalhados pela europa, vocês tem a obrigação de ir neste museu! É uma arte que merece ser apreciada!

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

De fato. Uma arte que merece ser muito apreciada! O traço é perfeito... Fiquei impressionada, ainda mais pelo fato de ter influenciado tantos filmes de ficção :D

Anônimo disse...

Já estudei sobre suas obras e fiquei admirada!procurei saber mais pois todas as suas obras são incriveis!

Bob Mota disse...

Escher é incrível. Recomendo a qualquer um que saiba admirar arte! Obrigado pelos comentários pessoal.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...