segunda-feira, outubro 17, 2011

Defensores de Tóquio, ou como seria um super-grupo com personagens de animes e mangás?



Isso é uma coisa que eu sempre quis fazer no RPG. Um mega crossover entre personagens de animes que assisti ou mangás que eu li. Ainda não fiz uma aventura ou campanha deste tipo, mas com certeza farei assim que tiver o livro básico do Mutantes & Malfeitores (M&M) e o suplemento Mecha & Mangá da Jambô Editora.

O mais desafiador de fazer algo assim é fazer com que os fãs de animes e mangás concordem com minhas escolhas. Com tantos produtos dessa mídia incrível circulando por aí fica difícil escolher quem vai fazer parte do super grupo. Fora que não tem como lembrar de tudo que já foi produzido ou está em produção. 
Mas como começar a construir esse super grupo? 

Inicialmente eu pensei no seguinte: Observar a Liga da Justiça e Os Vingadores encontrar conceitos de personagens semelhantes nesses grupos e procurar equivalentes dentro dos animes/mangás que eu conheço. 

No entanto foi bem complicado encontrar correspondentes entre os Vingadores e a Liga Justiça (LJA). Alguns são bem óbvios, outros nem tanto. Por exemplo: Quem seria o correspondente ao Hulk na Liga da Justiça? Lembrando que não estamos falando apenas de poderes estamos falando de conceito de personagem. 

Só para explicar a questão do conceito de personagem vou dar um exemplo prático: Na minha opinião o equivalente ao Superman é o Capitão América. Ambos são o que chamo de Paladino. Aquele projeto de homem justo, bondoso, humilde, sempre disposto a ajudar, honrado, etc. Fora que ambos são líderes dos seus super grupos.
Como não consegui encontrar algumas correlações entre os Vingadores e a LJA resolvi fazer dois super grupos de personagens de animação japonesa um baseado na Liga da Justiça e o outro baseado nos Vingadores. 
Porém os grupos ficaram bastante semelhantes e decidi fazer um só. No entanto tanto os heróis que não consegui encontrar semelhantes, como Hulk, deixei assim mesmo e tentei achar um equivalente no mundo do anime/mangá. 

Fãs de anime/mangá deixem nos comentários quem seria o personagem perfeito para preencher as vagas deixadas em aberto. Ou para substituir os personagens que vocês não acham que deveriam estar aqui.

Sem mais delongas vamos ao Primeiro Super Grupo de Personagens de Anime/Mangá da blogosfera brasileira! 

Primeiro precisamos de um nome, e eu resolvi homenagear o primeiro RPG que joguei na vida! 3D&T! E os chamarei de:


Os Defensores de Tóquio

Candiatos à vaga do Superman/Capitão América:

Goku - Dragon Ball/ Dragon Ball Z


O primeiro Saiyajin a chegar a Terra. Tem uma história bem parecida com a do Superman, e eu lembro que li em algum lugar que o Akira Toriyama teria se inspirado no Superman para criar o personagem. Mas não é só por isso que ele é candidato a esta vaga. Goku é um paladino, justo, bondoso, humilde, honrado e etc. O único problema aqui é ele ser ingênuo demais. Pode ser que ele não consiga liderar uma equipe formada por vários heróis. Mas ele aprende rápido e creio que seria bem divertido tê-lo como líder dos Defensores!


Guile - Street Fighter II Victory


Esse é o equivalente direto do Capitão América. O cara é militar, é americano e é muito forte. Tanto no anime quanto nos games Guile é muito, muito forte. Ele é um dos poucos lutadores que é bom a curta, média e longa distância. E, fora o Nash, nenhum outro personagem consegue lançar vários ataques especiais (no caso o Sonic Boom) seguidos indefinidamente. Mas não são só as habilidades do game que o fazem um candidato a esta vaga. O cara tem todas as qualidades do Capitão América ou Superman, pode não ser tão forte, mas é um líder nato e possui toda a disciplina militar necessária para colocar ordem na casa.


Candidatos à vaga do Batman

Spike Spiegel - Cowboy Bebop


Ele é um humano, aparentemente comum, esperto, rápido no gatilho, sabe lutar muito bem, possui equipamentos tecnológicos de todos os tipos e possui conexões no sub-mundo do crime! A única diferença é que ele não usa um capuz, mas isso não é necessário. Fora os Super Sentai e alguns heróis, ninguém em anime/mangá se importa com identidades secretas. Todo mundo é muito macho! A base de operações do pessoal poderia ser a nave dele inclusive. 

Raito Yagami - Death Note


Essa garoto é esperto, bem esperto. Poderia se encaixar bem, como o detetive dos Defensores de Tóquio! Ele conseguiu enrolar todo mundo no anime/mangá, conseguiu matar os agentes do F.B.I. que foram pro Japão atrás dele e etc. Ele é um justiceiro mal compreendido. Eu não sei porque o mundo ficou icomodado com o assassinato dos maiores criminosos, ele tava limpando o mundo, ajudando a justiça! Eu faria o mesmo! Por ser esperto e manipulador ele poderia ficar com essa vaga. Mas teria que aprender a lutar e ser tão durão quanto o Batman.


Candidatas à vaga da Mulher Maravilha/Thor

San, Princesa Mononoke - Princesa Mononoke


A Mulher Maravilha e o Thor são personagens ligados a mitologia grega e nórdica respectivamnte.  Culturas ancestrais do ocidente. Então eu pensei em procurar personagens que que tivessem a ver com a cultura ancestral oriental. Nada melhor que a Princesa Mononoke. Criada por deuses da natureza do xintoísmo! Fora que ela é uma guerreira muito habilidosa. Eu sei que ela não gosta dos humanos, mas creio que entraria nessa para proteger a natureza de qualquer dimensão.


Marin - Cavaleiros do Zodíaco



Eu não queria pegar uma personagem que fosse relacionada a cultura ocidental. Mas faz parte de é um anime/mangá então ela está aqui! Marin é a mestra de Seiya, o ensinou a utilizar a armadura de Pégaso. E sempre o auxiliou quando podia, mesmo que o adversário fosse muito mais forte que ela. Fora que ela é uma amazona, tal qual a Mulher Maravilha. Ela é mal aproveitada mas aqui ela se destacaria. Ela pode não ser tão durona quanto a Mulher Maravilha, mas poderia aprender isso rapidinho aqui.


Candidatos à vaga de Flash/Homem Formiga

Edward ou Alphonse Elric - Full Metal Alchemist


Pode parecer estranho mas por mais que esses dois pareçam utilizar magia, no mundo deles alquimia é uma ciência. Eles são homens da ciência tal qual o Wally West (o Flash que ganhou seus poderes graças a um acidente de laboratório) e o Homem Formiga (que conseguiu seus poderes através da ciência). Então Edward ou Alphonse caberiam aqui como cientistas. E imagine o que eles fariam se tivessem acesso ao conhecimento dos outros universos do anime/mangá?! Seria muito legal vê-los aqui. 


Joe Shimamura - Cyborg 009


Ele talvez saia um pouco da regra mas foi criado pela ciência. Foi transformado em um ciborgue para propósito bélicos (dá para considerar um acidente como no caso do Flash), e suas habilidades são bem semelhantes ao do Flash! Ele pode se movimentar tão rápido que para ele tudo a sua volta fica em câmera lenta! Perfeito!


Candidatos à vaga do Lanterna Verde

Aang - Avatar: The Last Airbender


Avatar é um anime! O que faz de uma obra um anime não é o fato de ser feito no Japão. São as características referentes ao traço, enredo, entre outras coisas. E porque o Aang? 
Tal qual o Lanterna Verde, ele possui a arma mais poderosa do seu universo (o espírito do avatar)! É capaz de dobrar os 4 elementos que compõem tudo! E quando está no modo Avatar então...
Fora que ele é bem brincalhão como o Hal Jordan, como também tem seus momentos de seriedade e foi pego de surpresa pelo destino! Combina direitinho!


Fly - Dragon Quest Dai no Daibouken


Muita gente pode não concordar com essa indicação. Mas o garoto Fly possui poderes bem particulares graças a sua Aura do Dragão. Seus poderes são bem parecidos com o do anel dos Lanternas Verdes. Aura protetora, força extraordinária, disparo de raios e materialização do objetos (no último episódio do anime o Fly materializa uma espada). Apesar de ser uma criança como Aang, ele tem um grande senso de justiça, responsabilidade e honra.  Seus poderes podem não ser tão poderosos quanto o do anel, mas dá para quebrar um galho.  


Candidatos às vagas do Arqueiro Verde/ Gavião Arqueiro e Viúva Negra

Kenshin Himura - Ruroni Kenshin


Basicamente o conceito do Arqueiro Verde e do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra é: humano normal extremamente habilidoso e bem treinado. Deste modo eu pensei no Kenshin Himura, o retalhador! O Samurai mais habilidoso que eu já vi (eu não li Vangabond). O cara consegue fazer praticamente tudo com sua katana de lâmina invertida e o Hiten Mitsurugi. Ele é ingênuo muitas vezes para algumas coisas, mas quando se trata de uma batalha ele não dorme em serviço! Portanto é muito indicado para ocupar esta vaga!


Kenshiro - Hokuto no Ken


O Kenshiro é o personagem principal de Hokuto no Ken. Ele é um completo, exímio e incrível artista marcial. O anime/mangá é repleto de sangue e violência. Pelo que eu me lembro a técnica principal do estilo do Kenshiro consistia em fazer o adversário explodir em pedacinhos. Constantemente ele utilizava essa técnica, ou seja você sempre via tripas e miolos voando por aí. Fora que os adversário desse cara são igualmente habilidosos e violentos. E o Kenshiro detona todos eles. Não duvido que pelo fato dele ser muito poderoso viesse a assumir a liderança desse grupo rapidinho. 


Candidato à vaga do Visão/ Tornado Vermelho

Astroboy - Astroboy


Tanto o Visão quanto o Tornardo Vermelho são autômatos. Eu sei que possuem poderes diferentes e que o Astroboy não bate com nenhum deles. Mas eu não iria deixar os Defensores sem um autômato de respeito. E mais, o robô prodígio do pai do anime/mangá moderno. Astroboy precisa estar nesse time. Nenhum super grupo de personagens de anime/mangá estaria completo sem o Astroboy! Ou sem uma referência ao Osamu Tezuka!


Arale Norimaki - Dr. Slump


Creio que ela deva ser bem desconhecida aqui no Brasil, a não ser que você seja um fã de Dragon Ball. Essa robozinha fofinha foi criada por Akira Toriyama. No mangá ela foi criada pelo cientista Senbei o Norimaki (Dr. Slump), foi desenvolvida para ser a primeira robô do mundo. Mas o inventor cometeu um erro acabou criando uma robô míope (por isso os óculos). A garotinha é muito fofa tem um força descomunal, personalidade elétrica e etc. O foco do mangá não é combate ou artes marciais, mas com a força que a Arale tem poderia fazer parte do nosso time.


Candidato à Vaga do Hulk

Shinji Ikari e o Eva - 01 - Neon Genesis Evangelion


O Hulk é basicamente o monstro que vez ou outra se descontrola mas faz parte dos bonzinhos das histórias em quadrinhos. Quem mais poderia ocupar esta vaga além do Shinji e seu Eva-01. 
O Shinji é garoto compatível com o Eva-01, até então o único que pode controlá-lo, mas vez ou outra o robô-alien se descontrola e começa a destruição em massa. Como o Hulk! Fora que o Shinji é bem emocionalmente instável como o Bruce Banner! Combina perfeitamente!


Yusuke Urameshi - Yu Yu Hakusho


Muita gente vai pedir para colocar o Hiei aqui ou o Kurama. Mas a diferença é que o Yusuke tem uma segunda forma, devido a ser filho do Raizen. Da primeira vez que esse poder se manifesta o garoto não o controla bem. Na segunda vez ele parece controlar bem, mas nada impede que ele venha a perder o controle vez ou outra. Eu sei que nessa forma ele não chega a ser tão poderoso quanto o Hulk ou quanto Eva-01, mas se encaixa no papel. E como não lembrei de nenhum outro anime/mangá com esse tema vai o Yusuke mesmo.


Candidatos à vaga do Homem de Ferro

As garotas do Bubblegum Crisis: Tokyo 2040



Esse foi difícil achar. O plot de homem da tecnologia não existe no meu repertório de anime/mangá que já assisti ou li. Vasculhando na minha memória encontrei Bubblegum Crisis. Uma anime que eu assisti já faz muito tempo. A história principal gira em torno de um grupo de garotas que possuem armaduras cibernéticas e lutam contra um organização que produz mutantes destruidores para dominar o mundo! É bem legal pelo que me lembro. E as armadura parecem com as do Homem de Ferro em funcionalidade! Ou todas as garotas entrariam no time ou apenas uma, ou poderiam ficar se revesando nisso. 


Akira e Raideen - Yuusha Raideen (Brave Raideen)


Como nunca vi nenhum anime em que o protagonista construisse sua própria armadura cibernética ou seus equipamentos e os utilizassem para salvar o mundo, eu escolhi para essa posição personagens de anime que possuem equipamentos tecnológicos únicos. E em Brave Reideen (não sei se saiu no Brasil, portanto não sei qual a tradução) o garoto Akira descobre ser descendente dos habitantes do continente perdido de Mu e o único que pode controlar o Yuusha Raideen, um robô gigante construído pelos habitantes de Mu para proteger o mundo. Akira então utiliza o robô para proteger o mundo de demônios invasores! Dá certo também no lugar do Homem de Ferro.



Concluindo

Esse é o meu super grupo de personagens de anime/mangá. Pode ser composto por todos eles ou apenas algums, desde que preencham os papéis que um super grupo precisa para funcionar. Vale salientar que não listei todos os membros da Liga da Justiça ou dos Vingadores, apenas os principais (exceto pelo Tornado Vermelho e o Visão). Também não encontrei equivalentes ao Aquaman/ Pantera Negra. 
Foi uma lista bem difícil de fazer e sei que muita gente não vai concordar com os personagens que eu escolhi. Peço desculpas se esqueci alguém, e por favor me lembrem dos que faltaram e poderiam entrar nesse belo grupo. 
Enfim, eu gostei do resultado final e ainda faço uma aventura desse tipo. Fazer essa lista me empolgou bastante e acho que não vou esperar uma nova edição no Mutantes & Malfeitores, vou usar o 3D&T Alpha mesmo!

8 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

"Os defensores de Tóquio"? Gostei! A seleção ficou bem legal... mas Aang poderia se enquadrar como defensor de Tóquio? Não conheço bem o anime, mas acho que a cultura dele tá mais ligada à chinesa e indiana, não é? A não ser que ele seja um caso especial no grupo xD

Mega-post, adorei!

Daniel Nóbrega disse...

Joguei demais esse RPG, para mim, um dos melhores jogos que conseguiram retratar seu objetivo final.

Bob Mota disse...

Obrigado por levantar essa questão, é muito importante esclarecer isso.
O nome Defensores de Tóquio é apenas para homenagear o 3D&T, o primeiro RPG da minha vida e que permite que você faça algo desse tipo (juntar personagens de vários animes/mangás no seu mundo de jogo).
Eu sei que muitos aí não se encaixariam como Defensores de Tóquio propriamente. Mas achei que seria uma homenagem legal. Desculpa se não passei isso logo no início.

Bob Mota disse...

Opa Danielfo! Mas o que tu achou das minhas escolhas? Concordou com todas? Discordou?

Anônimo disse...

eu acho que deveria agora fazer a dos vilões

Bob Mota disse...

Está nos meus planos mas é algo mais difícil, tem muito vilão interessante nos animes e mangás.

Doug disse...

Pra vaga de Homem de Ferro poderia ser o Tomoru Shindo de Detonador Orgun.

Doug disse...

Agora que percebi cadê os equivalentes do Aquamen e Ajax?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...