segunda-feira, janeiro 30, 2012

Avatar: The legend of Aang - The Promise Part I



Um dos melhores animes já feitos, Avatar - A Lenda de Aang. Uma história bela, extremamente bem desenvolvida, personagens cativantes e com motivações únicas. Temos um mundo rico, vivo e único. Não obstante, a série consegue prender sua atenção sempre!

Pois bem, os fãs da série estavam um pouco órfãos até a Dark Horse anunciar a graphic novel The Promise (A Promessa). Eu fiquei extremamente empolgado com a idéia principalmente porque a nova série, A Lenda de Korra, só sairá no final do ano! Não queria esperar até lá para visitar novamente este mundo maravilhoso!

A graphic novel será constituída por três edições, a primeira saiu agora em Janeiro, a segunda virá em Maio e a terceira ainda não tem data definida. Ela se passará um ano após o último episódio da série animada e servirá como ponte entre A Lenda de Aang e A Lenda de Korra. Os criadores da série serão parte da equipe de roteiristas, o Michael Dante DiMartino e o Bryan Konietzko, junto ao Gene Luen Yang da aclamada graphic novel American Born Chinese. As ilustrações ficam na responsabilidade do Gurihiru Studios.

Acabei de ler essa história, o que eu achei? Veremos.


A Promessa


Quanto a arte vemos exatamente a reprodução da série animada nos quadrinhos, o traço é idêntico ao do anime, o que me deixou muito feliz, se existe uma crítica que eu posso fazer  quanto a arte é que eu gostaria muito de ver uma animação com este roteiro mas entendo que os criadores estejam muito ocupados com a nova série e por isso devem ter optado por algo mais simples.

Até a abertura do anime nós temos no quadrinho.

Recapitulando a história.

A história é boa, exatamente como o anime porém um pouco mais simples e rápida. Afinal, terá que ser condensada em três edições. Achei ela um pouco rápida, mas o suficiente para matar a saudade deste mundo incrível. O roteiro consegue incorporar o clima do anime, com sua tensão, surpresas e personagens marcantes. A única crítica que que tenho para fazer é quanto ao tamanho da edição, são 80 páginas mas que passam muito rápido, a história é simples e dinâmica, eu gostaria que fosse algo maior e que durasse até a estréia do nova série. Embora eu creio que a última edição vá sair bem próxima ao lançamento da Lenda de Korra.

Katara e toda sua força! Como deve ser!

Acho que o mais importante dessa trilogia é a definição do mundo para a nova série. Como vimos nos trailers tudo estará bem diferente e todos estávamos muito curiosos para saber como tudo teria chegado a este ponto. Por exemplo, como existem tantas pessoas que usam a "dobra de metal" se Toph era a única pessoa do mundo que fazia isso?




Perceba que surgem durante o trailer personagens com uma armadura metálica que parece ter reservas de metal para dobrar e neutralizar os adversários, como uma força policial local. Então, como esse pessoal aprendeu a dobra de metal? Foi desenvolvida naturalmente? Para a minha surpresa a graphic novel já explica isso na primeira edição. 

As consequências que eles devem lidar.

Outro ponto importante é que a história é um pouco diferente da anterior pois agora a gAang não precisa mais derrotar um grande vilão, como o antigo senhor do fogo, agora eles tem que unificar as nações do seu mundo. Precisam tirar o domínio da nação do fogo sobre a da terra e colocar na cabeça das pessoas que tudo agora será diferente, eles precisam acabar com o preconceito e o rancor existente. Ou seja, não é porque Aang derrotou o vilão que tudo será lindo e maravilhoso, existem consequências. E é disso que esta história trata, como eles vão lidar com as consequências. 


Concluindo

É uma das poucas vezes que achei uma continuação tão boa. Ela traz o clima da animação de volta, provoca uma sensação de nostalgia para os fãs e prepara o terreno para A Lenda de Korra, que provavelmente sairá perto do final deste ano. Os primeiros trailers são animadores e eu confio nos criadores da série, parecem que vão fazer um excelente trabalho novamente! Para os fãs que não aguentam esperar até o segundo semestre para revisitar este belo mundo, você precisa ler esta graphic novel. Se conseguir esperar para obter as respostas, deve pelo menos querer saber o que aconteceu com os personagens de uma das melhores animações da atualidade. Ou seja, leia esta graphic novel!

Capa da segunda edição

Você pode comprar a primeira parte da trilogia no Amazon, o segundo já está em pré-venda, além de acompanhar o site da Dark Horse Comics para saber as novidades (clique aqui e aqui). Eu gostaria muito que essas histórias em quadrinhos fossem traduzidas e vendidas aqui no Brasil.

4 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Que legal! Eu assisti a alguns episódios aleatórios pela TV e gostava bastante, mas nunca tive a oportunidade de acompanhá-la por inteiro. Quero muito fazer isso.

Será que essa graphic novel será publicada aqui no Brasil?

Anônimo disse...

Andhora Silveira, vc pode assistir todos os episódios grátis, online e dublados neste site www.anitube.co

é .co mesmo, não .com

eu também não conseguia acompanhar direito pela TV, agora consegui assistir a série inteira, espero que goste.

Anônimo disse...

Não teria esse quadrinho em portugues?

Bob Mota disse...

Andhora, vou dar um jeito de fazer você acompanhar essa série por completo! E não sei se tem chances dela aparecer pelo Brasil. Espero que apareça. Vale muito a pena investir nela.

E Anômino, como não foi publicada no Brasil, não tem em português ainda.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...