quarta-feira, janeiro 18, 2012

S.O.P.A.? Não, obrigado!



Ok, admito que o trocadilho foi horrível! Mas essa lei pode causar muito mais problemas do que apenas trocadilhos ruins, ela pode mudar a internet como a conhecemos. Pode ativar uma censura enorme que impeça que blogs como esse ou semelhantes existam! Quer saber como?

S.O.P.A.: Stop Online Piracy Act (numa tradução livre: Lei de Combate a Pirataria Online), acho que qualquer pessoa, que não seja um acéfalo que só pense em BBB e afins, já deve saber resumidamente no que consiste essa lei.

Vamos lá, mais uma vez:
É um projeto de lei que circula na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Sua proposta é bloquear o acesso a sites que sejam considerados violadores da Propriedade Intelectual no território estadounidense. 
Um site pode ser bloqueado pelo SOPA simplesmente por conter um link a um site que seja acusado de copiar materiais (textos, imagens, vídeos, áudios) de pessoas ou empresas dos EUA. O método de censura é o bloqueio nos servidores de DNS, o mesmo que foi usado pelo governo americano contra o Wikileaks, e é usado na China, Irã e Síria.   
Fonte: Juntos.org.br 
No entanto o S.O.P.A. é muito pior que um simples bloqueio. Ele ainda prevê o seguinte para sites enquadrados no que a lei define:


  • 5 dias após a denúncia, a lei exige que todas as referências a estes sites sejam apagadas. Ou seja, se o blog ou site for acusado de violar o copyright de alguma empresa americana, o Google, Yahoo e afins, são obrigados a deletar todas as referências à ele. A Wikipedia também deverá suprimir todos os links que teriam seu blog como referência. Mesmo os que tratem de assuntos diferentes.
  • No mesmo prazo citado anteriormente, todos os serviços de pagamentos de fundos do site "infrator" devem ser congelados.
  • Serviços de publicidade também serão obrigados a bloquear as propagandas e serviços de hospedagem devem tirar o site do ar. 
Ou seja, uma censura brutal contra todo site ou blog que divulgue material que seja considerado pirataria. E não pense que seu blog está livre, imagens e vídeos, mesmo que não episódios completos ou uma história em quadrinhos scanneada por completo, podem ser considerados materiais piratas! Portanto você teria sua página retirada do ar e tudo relacionado a ela. E isso em cinco dias a partir da data da denúncia. 

Você pode pensar: Mas isso é só pra quem mora nos E.U.A., não nos afeta.

Meu caro, você está infinitamente enganado. Os principais serviços de hospedagem de sites e mecanismos de busca são de lá. O Google é de lá, o Yahoo é de lá, quase tudo que nós usamos na internet é de lá, portanto isso te afetaria sim. E não duvide que outros países venham a adotar medidas semelhantes caso o S.O.P.A. seja aprovado. 

Empresas como a Google, Yahoo, Facebook, Amazon, Mozilla, Wikipedia, Ebay, Electronic Arts, Nintendo e Sony ( as 3 últimas após ameaça de boicote) são contra essa lei. Não obstante, o Anonymous (os verdadeiro heróis deste mundo) ameaçaram atacar diversas empresas que são a favor desse absurdo.

Essa semana o esforço dos divulgadores do quão ruim essa lei pode ser para a internet, das ameaças de boicote e invasão, surtiram algum efeito. A votação da lei foi adiada e o bloqueio de DNS parece ter sido retirado do corpo da mesma. Uma grande vitória, porém não o fim da guerra. 

A votação retornará hoje e todo cuidado é pouco. Portanto se informe e, se puder, influencie todos que conhece a ir contra esse absurdo que pode mudar completamente os rumos da internet. Ainda hoje  empresas como Mozilla, Wikipedia (em inglês), Twitpic, entre outras, irão ficar fora do ar em protesto contra o S.O.P.A.

Quer saber mais sobre o S.O.P.A.? Acesse os links abaixo.

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

:D Eu ri com o seu trocadilho ^^

Eu fico mais aliviada com o fato das leis PIPA e SOPA terem sido vetadas... porém ontem tivemos uma demonstração de que as corporações interessadas nisso não estão brincando. Acionaram o FBI e fecharam o megaupload como um aviso? Aguardemos! Essa história ainda está longe de acabar... E os Anonymous também não vão deixar isso barato.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...