quinta-feira, agosto 18, 2011

Os uniformes dos Super Heróis



Todo super herói de respeito precisa ter um uniforme! Não precisa ser nada tão elaborado, algo bastante simples mas que imponha respeito já serve. Mas serve só para impor respeito mesmo? Eu aprendi que não. Quando eu conheci as histórias em quadrinhos aprendi que serviam para esconder a verdadeira identidade dos heróis e para os proteger.

Quando eu era mais novo achava todos os uniformes muito legais, mas aí fui crescendo e percebendo que eles não são tão úteis assim. São espatalhafatosos, pouco práticos e muitos não escondem a indentidade do herói.


Outra coisa ocupa meus pensamentos quando fico divagando sobre este assunto: Quem que elabora e/ou produz o uniforme dos super heróis? 
Não estou falando dos designers dos uniformes das revistas em quadrinhos, estou falando do mundo dos supers. Por exemplo, eu sei que o Superman faz seu próprio uniforme, o Batman também, o do Lanterna Verde é feito de luz, o da Mulher Maravilha é uma "armadura" forjada pelas amazonas, mas e o Flash, e todo o resto? 
Em os Incríveis temos a Edna Mode, a estilista dos Super Heróis! Ela está sempre ligada no que há de mais moderno e não deixa seus clientes sairem por aí com capas e outros enfeites pouco práticos!
Ela sabe do que um herói precisa

Na Marvel e na DC seus heróis são polivalentes. Todos eles além de saber costurar, sabem desenvolver ligas de materiais incrivelmente resistentes, maleáveis e leves! Parece que está incluído nas habilidades básica dos supers, costurar e desenvolver uniformes resistentes. Mesmo você não sendo um alienígena ou um grande gênio. O Demolidor, por exemplo, tem uma mega-audição e é um advogado e desenvolveu seu uniforme maleável e resistente do nada! Talvez com a ajuda da internet, quem sabe o Google sirva até para isso.
Mas enfim, por mais que eu tenha falado sobre a incoerência da confecção dos uniformes dos heróis este post não é destinado a isso. Hoje falarei sobre uniformes que cumprem seu objetivo!


Demolidor


Apesar deu não gostar da história de como ele confeccionou o seu uniforme sendo um advogado. Outros heróis tem conhecimento e dinheiro para fazer algo assim, mas não o Matt Murdock. Mas o uniforme serve, cobre o herói e tudo mais, impede que os vilões se aproximem dos seus amigos e familiares. Eis um ponto interessante: Qual advogado no mundo que tem amigos? O Matt Murdock não tem familiares, para quê ele esconde o rosto? A namorada dele é a Elektra, que também é uma heroína e não precisa ser protegida por ninguém, então para quê uniforme?


Flash


O uniforme do Flash é legal também! Ele cobre o corpo do personagem e parte do rosto. Eu sempre me perguntei se reconheceria um amigo meu ou conhecido se ele estivesse com uma máscara desse tipo. Ainda temos a dificuldade de disfarçar a voz, mas como ele é o homem mais rápido do mundo a não ser que ele te salve e pare para uma conversa você não vai prestar muito atenção na voz dele ou no que o cara veste! Eu só não sei como ele resiste ao alto atrito provocado pela super velocidade do Flash, mas como o cara é um químico genial fica tudo certo.


Homem Aranha


Esse sim serve para o que foi projetado! Ele cobre o rosto inteiro do herói, na realidade o corpo todo, e esconde a identidade do Peter Parker. A única coisa que talvez acabe com a identidade secreta dele é o fato de não existir disfarce para a voz. Mas serve muito bem! 
E é coerente com a realidade do personagem. O Peter não desenvolveu nenhum super-tecido-mega-resistente-maleável-e-fácil-de-costurar, basicamente confeccionou uma roupa apenas para se esconder. Sua resistência vem das habilidades de aranha radioativa! Tá certo que ele também desenvolveu os atiradores de teia, mas isso é detalhe.



Batman


Esse uniforme é um dos melhores! O cara é um mega-milionário e por isso pode dedicar parte de sua fortuna para desenvolver um uniforme ultra-resistente e maleável, além de ser um gênio que domina várias ciências. E o mais legal, que não lembro se isso era explorado nos quadrinhos, ele tem um dispositivo que disfarça a voz (assista Batman Begins e o Dark Knight)! Isso impede que os mais atentos acabem com a identidade do herói. O Batman sempre foi legal e o uniforme um dos melhores! Mas ainda não é o melhor!


Homem de Ferro



O uniforme deste herói é um dos mais funcionais. Primeiro, ele é uma armadura que tem como finalidade proteger o usuário e prover um belo arsenal de armamentos e o a habilidade de voar; Segundo, é coerente com a situação do personagem, um gênio da eletrônica, mecânica e computação e dono de uma indústria de armamentos tecnológicos. A única função que a armadura não tem é a de esconder a identidade do herói, já que o Tony Stark não se importa de que saibam que é Homem de Ferro. Ou seja, está tudo nos conformes!


Sr. Destino



Este uniforme é perfeito! Ele cobre a face do herói e ainda confere poderes mágicos! Ou seja, ele te esconde e ainda faz com que não precise se preocupar em arrumar poderes. O uniforme deste herói nasce a partir da magia do elmo, nada de ficar andando de colante por baixo da roupa o dia todo, porém creio que seja difícil transportá-lo sem chamar atenção. Ele não é nada portátil, a não ser que você o traga através da uma magia de teleporte! Aí sim! O cara não precisa se preocupar com nada a não ser encontrar um lugar escondido para conjurar uma magia!



Concluindo

Percebam que não existem apenas esses uniformes que são funcionais, o do Capitão América, Wolverine, Gavião Arqueiro, Pantera Negra, e etc. Não os citei porque estão na mesma situação da do Demolidor e do Flash, alguns são coerentes e outros não! 
Eu coloquei aqui alguns exemplos apenas para ilustrar o que penso sobre o propósito dos uniformes, esconder a identidade do herói e/ou prover benefícios aos usuários. Analisando por esse lado o melhor, ou melhores, são os do Sr. Destino e o do Homem de Ferro, os outros são funcionais mas não tanto. Espero que tenham gostado. E você? Qual(is) uniforme(s) considera o(s) melhor(es)? Quem acrescentaria nesta lista? Quem você cortaria dessa lista? Deixe sua opinião nos comentários!

3 comentários:

Warndarius disse...

sei la,voce disse todos os uniformes que gosto,mas meu favorito e do iron man pela coerencia

Bob Mota disse...

Também acho o do Iron Man o mais coerente!

Anônimo disse...

o uniforme do demolidor não é coerente? ele é só um pano qualquer que o cara fez pra se cobrir...
não é nada sofisticado
além do que como assim ele não tem o que esconder por ser advogado?
tenta ler a fase de brian michael bendis do demolidor...
ele tem MUITO que esconder com a mascara...
e um detalhe...
o batman NÃO TEM NENHUM DISPOSITIVO PRA MUDAR A VOZ
ele só fala grosso pra assustar...
não é dispositivo!
fora isso...
o iron man TEM identidade secreta (só no filme que decidiram dexar ele falar logo quem é)
e o destino não tem identidade secreta
ele é um elmo que contém o espírito do nabu, um feiticeiro que domina a mente e corpo de qualquer um que vista o elmo...
logo, se alguem o veste, ele não tira e fica o tempo todo como sr. destino

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...