sábado, agosto 20, 2011

O que eu gostaria de ver nos quadrinhos - Heróis Locais



Atualmente realizo um sonho de criança: Colecionar quadrinhos. Apesar de muitas histórias serem um lixo e do mercado atual estar preso a idéias ultrapassadas que já foram levadas a exaustão.
Eu procuro consumir desde histórias clássicas até alguma coisa recente que vale a pena, como as sagas recentes do Lanterna Verde, A Guerra contra as tropas Sinestro e a Noite Mais Densa. O post de hoje é o primeiro de uma série que fala sobre o que eu gostaria de ver nos quadrinhos atuais.

Antes eu preciso dizer que não sou tão novato assim no mundo dos quadrinhos, antes eu lia as hqs no computador. Acompanhei muita coisa legal e finalmente estou retribuindo as horas de entretenimento e diversão comprando tudo o que li de mais legal!

Pois bem, tanto a Marvel quanto a DC tem heróis com ótimas histórias é uma pena vê-los presos a uma fórmula ultrapassada para vender revistas. Desde a primeira grande saga e a primeira grande morte, os quadrinhos parecem depender disso para vender. Sempre grandes novas sagas e grandes mortes. 

Mas não é sobre isso que eu quero falar, eu quero falar sobre heróis locais e como eu penso que seriam interessantes se fossem aproveitados para contar histórias em suas terras natais.

Defendendo sua pátria



Um dos personagens que mais chamou minha atenção na animação The Avengers - Earth's Mightiest Heroes foi o Pantera Negra! Ele manda muito bem apesar de ser um humano sem poderes. 
A história dele também é bem original, ele é o rei de uma nação africana escondida no meio da selva e extremamente avançada tecnologicamente!

Localização provável de Wakanda

Só o fato dele ser um herói africano que se deu bem na américa, tendo em vista o preconceito de alguns americanos em relação aos negros, já faz dele uma lenda! No entanto um tanto mal aproveitado ao meu ver.


A nação mais avançada tecnologicamente da África

Não tenho nada contra ele ser dos Vingadores e trabalhar como herói na américa, mas eu preferiria que ele fosse o herói que a África precisa. Sério, você tem um continente cheio de guerras civis, em que a fome impera em boa parte dos países, a miséria é abundante, de drogas e de contrabando de jóias preciosas e armamentos, de utilização de crianças como mercenários, da propagação da AIDS, e por aí vai. 

Será que os serviços do Pantera Negra seriam necessários mais na américa do que na África?

A américa já está entupida de heróis! 

E eu não estou pedindo para ele deixar os Vingadores, que fique lá! Mas que não trabalhe apenas com eles. Ou como o protetor de New York no lugar do Demolidor. New York está lotada de heróis, Homem Aranha, O Quarteto Fantástico, Os Vingadores, só para citar alguns. E eu sei que é uma cidade grande, mas o resto do mundo também tem problemas!

Eu queria ver o Pantera atuando no seu continente, utilizando os recursos de Wakanda para ajudar todos os africanos. Imaginem se este herói trabalhasse resolvendo os problemas do continente, enfrentando ditadores, generais militares malignos, contrabandistas de jóias, armas e drogas, desmontando esquemas de prostituição de menores. 
E poderíamos ver ele enfrentando ameaças baseadas nas lendas e histórias africanas, vilões baseados em divindades ou mitos deste continente! 
Também seríamos apresentados as belezas da África, pois creio que muita gente ao ouvir este nome pensa em todo tipo de desgraça. Poderia ajudar a mudar a visão das pessoas nesse sentido. Tá certo que a copa do mundo já ajudou, mas iniciativas assim nunca são demais.


Eu sei que dificilmente veremos isso. Os americanos pensam que são o centro do mundo e que todos devem ajudar a américa e esquecer seus países! Pense bem, quantos heróis de nacionalidades não-americanas protegem seus próprios países?
Protegem indiretamente quando algo ameaça "o mundo". E mesmo assim o mundo começa a ser ameaçado na américa! 

Como esses quadrinhos são produzidos pensando no consumidor americano e "aparentemente" eles só se interessam em ler coisas relacionadas a seu país, eu acho que nunca verei algo assim. Pelo menos não numa revista regular com o Pantera Negra! Talvez na DC.
  
Porque na DC?

O Batman Africano

Bem, com essa reformulação do seu universo que a editora vai começar a publicar a partir de setembro deste ano teremos um título bem interessante em que a estrela principal será o Batwing, o membro africano da Batman Inc. Aparentemente ele atuará na África, pelo menos inicialmente. Talvez ele venha a fazer parte de algum super grupo, mas espero vê-lo atuando mais no seu continente!

É isso que eu gostaria de ver não só com o Pantera Negra ou o Batwing mas com todos os outros que são de outros países. Talvez não seja viável fazer uma revista para cada herói não-americano, mas bem que podiam rolar uma ou outra história frequentemente. Seria algo novo neste mercado que precisa parar de reutilizar idéias antigas!

Protejam a África!

2 comentários:

Warndarius disse...

concordo cara,herois atuando no seu proprio pais e super raro,tudo bem nao acompanho quadrinhos mas seria legal ver isso.
Vaallenar.

Bob Mota disse...

Eu soube que a Marvel estava planejando uma série animada do Pantera Negra em que ele atuaria na África. E ele já estaria casado com Tempestade. Seria muito legal se essa série saísse do papel e fosse para as telinhas. Queria muito mesmo vê-lo atuando no continente-mãe.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...