segunda-feira, janeiro 02, 2012

Porque eu não gosto de Dragon Ball GT



Ontem na primeira postagem do ano eu disse que não gostava de Dragon Ball GT (DBGT), realmente acho aquilo um lixo. Mas antes de você atirar pedras em mim, veja se meus argumentos são válidos. Decidi justificar minha afirmação na segunda postagem do ano! 

Rapidamente sobre DBGT, o anime foi criado em 1996 pela Toei Animation. Não teve o Akira Toriyama como roteirista, ele só criou o design dos personagens. E tentaram fazer uma volta as origens do Dragon Ball original, uma busca pela as Esferas do Dragão, que por sinal foi a série que fez mais sucesso. Por isso o nome GT (Grand Tour).

Não sei onde que pareceu legal essa idéia!

Então o pessoal responsável pelo roteiro resolve transformar o Goku numa criança novamente, cria as Esferas Negras e traz do limbo o Pilaf e sua gangue ainda na onda de dominar o mundo. Só que dessa vez as esferas se espalham pelo universo e o Goku e seus amigos precisam correr contra o tempo pois se as mesmas não forem reunidas na Terra antes de 1 ano, o planeta explode!

Olha o safado que iniciou tudo isso!


Sabemos que o anime/mangá de Dragon Ball e Dragon Ball Z não tem um roteiro tão espetacular assim, é bem simples mas coerente com o mundo e a proposta das séries. O roteiro do GT não tão improvável considerando o universo da obra mas a forma como foi feita foi muito ruim. Vou listar algums motivos que justificam meu ódio por DBGT. 


Personagens sem carisma

Se o pessoal da Toei realmente queria voltar às origens do Dragon Ball (DB) deviam ter estudado mais o que fez dele um grande sucesso, e creio que um dos motivos é o carisma dos personagens. Se você for analisar Dragon Ball vai perceber que você se afeiçoa a maioria dos personagens. 

Tem como não gostar deles?

Bulma é adorável, Goku é ingenuo e engraçado, Mestre Kame é um tarado interesseiro mas tem bom coração, Krillin é um espertinho enrolão, e por aí vai. Todos eles tem personalidades e motivações únicas! Tá certo que nada é tão profundo ou desenvolvido, ou realista, mas cabe dentro da proposta da obra. 

Agora vamos para o Dragon Ball GT, compare a Bulma com a Pan, Trunks com o Krillin e por aí vai. E me responda: Quem são os mais carismáticos? 

Se vocês respondeu: Os personagens de Dragon Ball, CORRETO! Caso contrário, você não merece viver ou não usa seu cérebro para outra coisa que não separar as orelhas.

Nem de longe eles tem o mesmo carisma!

Pois bem, os personagens de DBGT não tem metade do carisma dos personagens de DB. Até o General Blue tem mais carisma na ponta do seu dedo mindinho do que o todos os personagens coadjuvantes do DBGT. E tenho dito!!!


Os Combates não são tão legais

Dragon Ball tem os melhores combates da série, Dragon Ball Z vem em segundo lugar. Se bem que as lutas contra Freeza, e a de Pícolo contra o Andróide 17 chegam fácil, fácil, aos melhores combates de toda a série. Agora pense nos combates do DBGT, basicamente é só rajada de energia dois ou três socos e rajadas gigantes de energia! Eles não são tão dinâmicos quanto os da série original ou da série Z. 

Combate muito legal esse!

A luta do Gotenks ou do Gohan contra o Boo são bem melhores que qualquer combate do DBGT. As lutas não são tão dinâmicas ou emocionantes. O primeiro combate do Goku contra o Vegeta em DBZ é incrívelmente tenso, todo mundo se ferra, o Vegeta continua de pé e você não sabe como que vai terminar (como eu nunca tinha lido o mangá ou lido spoilers não sabia como iria terminar). 

Outra luta muito boa!

E o primeiro combate do Goku contra o Tenshinhan, ou do Goku contra o Tao Pai Pai! São muito bons, mesmo com o protagonista perdendo. Ver o Senhor Popo desviar dos golpes do Goku é melhor do que qualquer combate do DBGT. 

Luta Lixo!

Gostaria de ver mais coisas do que só rajadas de energia e o Goku gritando: "Kame Hame Ha aumentado 10 vezes!!!"


Os vilões não são tão interessantes

Vamos lá, pense no General Blue, Tao Pai Pai, Píccolo, Freeza, Cell, Boo e agora compare com Baby, Androíde Super 17 e os dragões. Quem são os vilões mais legais? Não os mais poderosos, apenas os mais legais. 

Mais interessante que os vilões do GT

Freeza é um dos melhores vilões da série, simplesmente odioso. Acho que boa parte dos fãs concorda que Freeza é o vilão que mais amamos odiar! O cara era arrogante com motivo, era incrivelmente mais forte que todo os seus adversários. Ninguém conseguia causar muito dano nele, ninguém conseguia escapar dos ataques dele, não importa quão forte fosse. E mesmo no fim, quando encontrou alguém mais forte que ele, o cara não baixou a cabeça! 

Um dos melhores vilões da série!

A explosão de um planeta não foi o suciente para detê-lo, o Freeza sobreviveu e decide visitar a Terra junto com seu pai, só para deixar todo mundo ainda mais preocupado. Tá, ele leva uma surra do Trunks, mas se não fosse isso teríamos um massacre por aqui. 

Vilão Lixo!
Outro Lixo!
Nenhum vilão do DBGT provocou tamanho amor e ódio nos espectadores quantos qualquer outro vilão da série original. Tao Pai Pai foi o primeiro grande adversário do Goku, o garoto simplesmente não teve chances contra o vilão, foi derrotado por uma língua!! E o Lee Sheng Long não provoca metade da admiração que temos pelo Tao Pai Pai.


Concluindo

Eu ainda ia falar mais coisas, mas a postagem iria ficar muito longa. Acho que isso define bem a franquia de Dragon Ball, personagens carismáticos, combates emocionantes e vilões legais! Tudo que o DBGT não tem.

Talvez o Dragon Ball GT não tenha sido tão bom porque já estávamos saturados da fórmula do senhor Toriyama. Não sei se teria como ser diferente também, como seria uma continuação realmente legal para esta série tão adorada? Até posso arriscar que se eles explorassem outros pontos da série, como no Episode of Bardock, poderia surgir algo tão bom quanto a série original.

Para mim a única coisa que presta em Dragon Ball GT é o Super Saiyajin 4, que acho o visual bem legal. Mas só isso.

O visual é legal!

Nenhum dos vilões parecem interessantes, basicamente eles repetiram a fórmula dos vilões do DBZ. Baby é o vilão vindo do espaço com o passado relacionado aos Saiyajins, como Freeza. O Androide Super 17, bem acho que não precisa falar nada. E o Lee Sheng Long e os dragões são o mal místico ultra-poderoso, como Majin Boo um demônio.

Perceba que a série tentou voltar as origens com a viagem de Goku em busca da esferas do dragão, perdeu a linha, voltou para os combates de seres ultra-poderosos do DBZ até finalmente ser encerrado rapidamente por não conseguir conquistar os fãs. Um lixo de verdade. Ver uma de suas séries favoritas acabar assim é muito ruim.

Não sei se a série precisaria de continuações, acho teria sido melhor que a Toei tivesse finalizado tudo no DBZ. O GT foi uma salada muito mal feita de elementos das séries anteriores sem o mesmo carisma! Também não sei se teria como ousar ir por outro caminho, será que tem como utilizar os personagens da franquia de outra maneira? Será que Dragon Ball é mais que uma série de combates loucos, rápidos e emocionantes? Uma continuação nos mesmo moldes das séries de sucesso seria o suficiente para agradar o público de animes atual ou os fãs que já cresceram? Realmente não sei dizer.
Por enquanto prefiro ficar com a memória do DB e DBZ, desconsiderando o DBGT, curtindo bons ovas como o Episode of Bardock e jogando bons games como o Tenkaichi Budokai 3.

26 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu concordo contigo! Dragon Ball GT não chega aos pés do que foi o Dragon Ball e Dragon Ball Z... as histórias são enfadonhas e nada atraentes. Os personagens também não são muito legais...

Larissa disse...

Pô eu gosto, mas é, com certeza, o menos bom :P

Anônimo disse...

muito boas as postagens vc tocou em pontos interessantes sobre comparação da série de Akira Toriama e a má continuação da Toei, mas outro motivo do insucesso da série GT foi o fato de não ter sido criada de um mangá assim como Dragon Ball e Dragon Ball Z; ou seja originalmente a série termina na fase de Majin B00, e que poderiamos considerar a fase GT apenas um fake que não tem nenhuma ligação com a série original

Bob Mota disse...

Andhora Silveira, concordo totalmente. DBGT não da para engolir.

Larissa, conheço pessoas que gostam muito desta fase do anime. Gosto não se discute, legal você concordar (mesmo gostando) que não é tão bom assim.

Anônimo, é mais um filler gigante. E eu odeio fillers!!

Oráculo disse...

Concordo plenamente inclusive nem consegui acompanhar DBGT de tão besta que é o anime... Agora uma curiosidade... Vi em um ouro post seu sobre os RPGs que és evangélico... O que tem a falar sobre a "polemica" envolvendo DBZ de que tem elementos satãnicos como o MR. Satã, o numero 666 no carro de Gohan o chapeuzinho com pontas do Trunks bebê e vários outros?

Minha opinião pessoal é de que no minimo foi de extremo mal gosto.

Bob Mota disse...

Eu, sinceramente, não ligo. O que acontece é que no Japão devido a crença da maioria da população esse número é um número qualquer bem como o nome: Satan. Até porque segundo o que eu já assisti de anime, acho que devido ao Yin e Yang também, não há mal absoluto bem como o bem absoluto. Então mesmo que pra eles o Satan seja um demônio, sempre existe a possibilidade dele fazer algo de bom. É mais uma questão cultural. Eu sempre relaxo quanto a coisas assim.

Anônimo disse...

Assino embaixo, o GT foi um lixo, o desenho é simplesmente uma cópia do Dragon Ball e do Z (principalmente as histórias, os vilões), não tem originalidade,respeito quem goste mas odiei.

Bob Mota disse...

Pois é! Os vilões são mesmo uma cópia descarada dos vilões do Z. Acho que a Toei acreditava que era só seguir "a fórmula" que daria certo. Horrível essa continuação de Dragon Ball.

Anônimo disse...

Concordo em gênero e grau. DBGT ruim é elogio. Foi uma série extremamente infantil, com personagens sem carisma, lutas rápida e enfadonhas, enfim, cagaram legal no estilo Dragon Ball.

Goku solta um Kame-hame-ha bem rebinha contra o Li Shenlong e diz: "ai ai.. foi o maior kamehameha da minha vida.." dãã... dá zero pra ele. Não fez nem cosquinha no vilão!

É tudo muito banal nesta fase. Fora o infatilismo ridículo da maioria dos vilões. O que são aqueles irmãos Don-don-Pa com auto-falantes em suas barrigas? Deu vontade de matar os criadores deste lixo de enredo do GT.

Hoje, 9 anos depois de acompanhar a fase GT na Globo (isso mesmo pessoal, foi em 2003!), ainda odeio muito tudo isso. Prá mim, a melhor saga de todos os tempos foi a do Freeza, o vilão que mais amamos odiar, como foi dito no post! ;)

Bob Mota disse...

nihongocelem, concordo com você. Faltou até citar isso na postagem. Você acrescentou mais críticas ainda a este lixo de DBGT. Gostei!

Unknown disse...

fora que é muito curioso que o poder de destruição do vilão mais forte de DBGT mal consiga destruir uma cidade na luta. tem vezes que a toei animation consegue superar a 4Kids em falta de coerência.

Anônimo disse...

comcordo com vc cara dbgt lixoo so nao gosto do ssj4 pramin o melhor é sem duvida o super sayajin 3

H E R O E S disse...

o + legal é o Gohan SSJ e SSJ2 lutando contra o Cell no DBZ,o gohan criança era bem + forte do q esse Gohan,q parece ter virado um NERD,o Goten e o Trunks eram super fortes na forma Gotenks,agora eles eles não lutam lado a lado,e a classica rivalidade e amizade entre Goku e Vegeta não ocorre muito no GT,o que eu gostei foi apenas da saga Super 17 e da luta novamente de Goku contra Freeza e Cell,que pegam os melhores vilões,fora isso...

Felipe disse...

freeza foi o mais fdp do anime com toda certeza, mas broly tm tmb seus meritos, msm q ele tenha um ódio mortal por goku por um motivo tão sem noção

Saga disse...

Eu gosto do Super 17.

Visuais do SSJ4, Omega Shenlong, Super 17 e do "Baby Vegeta" ficaram bons. Ahn sim, a roupa do Vegeta

Eu poderia dizer mais coisa, mas aí que tá, pra cada 1 coisa boa que eu disser terei 5, 6, 10 coisas ruins para dizer, aí no fim tu bota na balança e os pontos negativos engolem os positivos sem dó.

A blusa, calça, etc do Vegeta ficaram boas né? +10
Aí vem o BIGODE dele e - 1000 !! E o Vegeta que é meu favorito nem luta quase, maior parte dos episódios inativo!!!! -3000 !!! Legal ele como SSJ4! +100. Mas ele nem luta nessa forma e já faz a fusão direto, sem contar que apanha até do 4-Estrelas ¬¬! Aff! -5000!

Gostei do Super 17 em seu visual e atitude, ele deu uma bela coça em todos guerreiros juntos. + 75!
Mas aí quando chega na grande luta, que tó no maior espectativa, de ver Super Androide 17 vs Son Goku SSJ4 .... NÂO TEM LUTA NENHUMA! E a mula do Goku só fica ATIRANDO RAJADAS!!! T_T E pior aparece a 18 legal e .... ATIRA RAJADAS .... :( ... e então Goku vence a luta .... na forma NORMAL SEM NEM USAR O SJ4 que nem sei pra que serve, se no fim ele vence mesmo as principais lutas é na forma normal mesmo, na forma de CRIANÇA. -10000

Anônimo disse...

Concordo plenamente com os seus argumentos referente ao Dragon Ball GT essa saga me irrita ñ consigo assistir com a mesma admiração do DB ou DBZ... Os combates do DBGT são muitos chatos só tem rajada ... Deveriam começar tudo de novo logo após a morte de kid boo, mas com outro roteirista ou pelo menos com o original do DB... O vegeta pelo menos deveria se transformar em SSJ 3 muita sacanagem isso ai mó dó veio...

asakuraikun disse...

Concordo que a saga do GT seja de longe a mais fraca entre todas, além da originalidade ser no estilo Latino. De qualquer forma, eu gostei durante um tempo quando criança e se ver passando na TV atualmente não teria problema em assisti-lo novamente. Quanto a popularidade do GT, um pouco deve-se ao fraco Marketing também, basta olhar a quantidade de jogos "legais" de DBZ e DB, depois veja o tanto de Games relacionados a DBGT... Dois ou três (não sei sobre lançamentos obscuros do Japão)...

O anime é ruim, sim, bem fraco...
Eu gosto de assistí-lo? Sim...

e ainda acho que o DBGT daria um grande game de Aventura hehehehe

Anônimo disse...

GT foi uma saga lixo, simplismente desprezaram o poder do SSJ3 que era uma coisa muito foda no DBZ, ele só vira SSJ4 e mata de boa o inimigo como se ele derrepente virasse um Deus.
Pelo menos criaram o Dragon Ball Absalon, onde o Goku volta do treino com o dragão, sua exposa é morta e a maioria dos SSJ's viram escravos de guerra de Absalon. As coisas desse não são felizes assim, o que acaba deixando a série bem interessante.

Rhuan Brendo disse...

Você falou tudo na sua matéria, poxa a bulma de drangon ball, era super interessante, brincalhona, doidinha, o goku super palhacinho , muito foda, ingenuo , já nesse GT mudou tudo, a bulma e mau humorada, tipo apagada, nem parece a de antes, o goku então, super estranho, decepção mano!

Sem nome de tudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sem nome de tudo disse...

absurdo:

por que kuririn estava bem mais velho que ten shin han e yamcha sendo que kuririn é mais novo que ambos? e por que kuririn deu uma porrada no goku no ultimo episódio e falou (como nos velhos tempos) sendo que kuririn nunca foi mais forte que goku (mais esperto sim, mais forte nunca.

Anônimo disse...

Cara, vou dar minha opinião. Eu ainda não acompanhei a zaga do Dragon Ball depois que cresci, lembro dela de quando era criança, assisti todos os episódios , mas não é aquela lembrança forte. Dragon Ball Z com certeza é fantástico por "N" motivos, aquela apreensão , aquele medo do Freeza, o imperador do universo aterrorizando todo mundo, ai chega o filho de um homem que ele matou junto com o planeta inteiro e acaba com ele, mostrando o esforço. Com certeza o Freeza foi o vilão mais impactante. Dragon Ball GT é engraçado, é legal, mas não chega aos pés dos anteriores. Faltam vilões temidos, lutas mais difíceis, longas e que te deixem apreensivo, tem pontos positivos, como a transformação no SSJ4, humor e uma ou outra coisa a mais, já de resto ele deixa a desejar, não que seja ruim, mas não é o padrão Dragon Ball. Acho que uma nova história com Bardock e Goku se encontrando e destruindo juntos um inimigo que seja muito temido seria muito bom.

Unknown disse...

Tomara q dragon ball super seja super legal!!

R@faiell disse...

Só uma observação: Akira pode não ter feito o roteiro, mas a ideia de Goku voltar a ser criança e a caça pelas esferas foi ideia dele.
Ou seja, dá no mesmo.

Anônimo disse...

Até gostei do DBGT, gostei de ver o Goku criança novamente, mas faça uma comparação do Goku criança "original" com o do DBGT, tirem suas conclusões... O que me deixou com ódio mesmo foi o final de DBGT, quem assistiu sabe do que estou falando... Dragon Ball Z é o melhor.

Anônimo disse...

Cara eu gosto de DBGT, claro que não foi uma belissima continuação para saga do boo, e que fugiram muito dos aspectos principais de DBZ, mas eu como fã de todas sagas de Dragon Ball, gosto de tudo que envolve o anime. Não sou nenhum entendedor de sagas de DB mas gosto de tudo que o envolve

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...