quarta-feira, janeiro 04, 2012

House Rules VI: A importância do Calendário



E aí pessoal, como foi o período de festas? Como foi natal e como romperam o ano? Deu tudo certo? Você ganhou o que queria de natal? Ficou com quem gosta durante o ano novo? Falou com muita gente falsa?

Acho que é bem óbvio, mesmo sem essa quantidade de perguntas no início desta postagem, o quanto os feriados, ou data comemorativas, tem importância em qualquer sociedade. Seja moderna ou antiga. E tudo isso é definido nos calendários. Aliás, um calendário pode dizer muito de um povo. 

Pense bem, no calendário ocidental moderno, os feriados cristãos são as datas mais importantes, salvo se existirem feriados que comemorem o nascimento de uma república, como 4 de Julho nos E.U.A. 
Apesar de muita gente não comemorar os feriados cristãos, por pertencer a outra religião ou por não acreditar em divindades, os feriados nos dizem que boa parte da sociedade ocidental moderna é cristã e muito provavelmente tem seus valores baseados nos dogmas cristãos. 

Uma data que conta um pouco da sua história.

Mas você pode dizer: você não está deduzindo nada disso do calendário, todo mundo está careca de saber essas informações. 

Vamos à um outro exemplo, os povos antigos se organizavam segundo estações. Faziam festas nos períodos que antecediam o período da colheita, outras festas comemoravam a chegada do verão, por exemplo. A partir desta informação você pode supor que as principais divindades desta cultura seriam um "deus sol" e um(a) "deus(a) da agricultura". E se você for pesquisar, perceberá que tais divindades estavam entre as principais de boa parte dos pantões de comunidades antigas. 

Calendários geralmente tem uma ligação muito forte com a religião. São baseados nisso, nos pantões e em datas em homenagem a certos deuses ou feitos de algum herói, divindade, etc. 

Eu não sei se os cenários como Dragonlance, ou Greyhawk, tem calendários prontos, mas porque não construir um?

Tal recurso pode tornar tudo mais verossímil. Teríamos feriados "nacionais", locais, festas de colheitas, comemorações a conquistas bélicas, quedas de vilões ou impérios do mal, vitórias de heróis, etc. 
Tudo isso daria uma vida ao cenário, uma história. E não precisa ser nada muito complexo, a não ser que você queira ter bastante trabalho.

Ele utilizou muito bem o calendário gregoriano.

Para não ter tanto trabalho você pode pegar os calendários existentes, como o gregoriano, judeu, islâmico, chinês, etc. Alterar o nome dos meses, ou não como o Tolkien, e incluir as datas importantes do cenário. Por exemplo, eu defino que o dia 05 de Outubro é o dia em que se comemora a libertação de uma deusa, que trouxe o poder necessário para a derrota de um poderoso vilão. Essa data é comemorada em todos os reinos do meu mundo, exceto pela raça que tinha uma aliança com o vilão e nesta data eles lembram da grande derrota. 

Se você der nomes baseados nos deuses para os meses ou dias da semana tudo ainda fica mais coerente, exemplo: Wednesday, para os nórdicos este dia era em homenagem a Odin, Wodansdag (Wodan = Odin). Ficaria ainda mais interessante caso os meses tivessem uma quantidade de dias diferentes dos nossos. Um calendário lunar, por exemplo. Tudo depende do trabalho que o mestre e os jogadores vão querer dedicar a construção do calendário.

Com um calendário, é possível definir feriados, aniversários, dias de azar, homenagens aos deuses, datas proféticas (olá, 21/12/2012), etc. 

Profecias do fim do mundo.

Pode ser um trabalho conjunto bem divertido que só trará um colorido particular para seu mundo de jogo. E você, já fez algo assim com seus jogadores? Já criou um calendário para seu mundo de jogo? Como foi a experiência? Conte através dos comentários.

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

É interessante isso. Quando você escreve, criando novos universos, novos mundos, por que não criar uma contagem de tempo e uma marcação de tempo diferente da que estamos habituados? Acho que isso ocorre na maioria das obras desses autores... Lembra que em Nárnia o tempo não só passava diferente como também era contado de forma diferente? Eu acho isso extremamente válido e é um adicional às aventuras de RPG, que geralmente lidam com universos distintos do nosso.

Bob Mota disse...

Na maioria das vezes os autores não ligam muito para esse detalhe. E muitas vezes não importa muito de fato, mas que dá todo um charme dá. Eu pretendo adicionar esse elemento em futuras aventuras para deixar o mundo mais vivo e interessante.

Anônimo disse...

acho que foi legal,gostei de criar o jogo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...