sexta-feira, maio 04, 2012

Vingadores VS X-Men, uma boa pancadaria com algum sentido



Eu não afirmo que sou um DCnauta, mesmo acompanhando muitos títulos da DC. Também não me considero um leitor anti-Marvel. Eu simplesmente gosto de quadrinhos e leio tudo o que posso. Seja DC, Marvel, Dark Horse, Image, etc. O que consegue gerar em mim interesse o suficiente para que eu vá atrás da publicação, é algo que lerei independente de editora. 

Não concordo com essa guerra que alguns fanboys travam na web dizendo que a Marvel é melhor que a DC e vice-versa. Sobre isso penso que são ambas duas empresas que buscam ganhar dinheiro as vezes de modos diferentes, as vezes de modos semelhantes, uma não pode falar da outra. Muito menos seus fãs. 


Enfim, hoje estou acompanhando a mais nova mega-saga da Marvel (sim, eu sou contra isso mas como acompanho eventos beeeeem espaçados, é como se a editora não produzisse tanta saga seguidamente), Vingadores VS X-Men! 

Eu não sabia exatamente do que se tratava, fora o óbvio, até começar a ler. Digo, não sabia o motivo desse pessoal entrar em conflito, se bem que não precisa de muito motivo já que os heróis da Marvel vivem se estranhando nas hqs. Ah, eu também sabia que tinha algo relacionado com a Fênix. 

Mas confesso que fiquei impressionado com o motivo que os fez brigar, mesmo sabendo que falta diplomacia nesse povo. 

A base do conflito é a Fênix, ela está voltando para a Terra e os Vingadores rastrearam essa imensa quantidade de energia vindo para cá! Nada de novo até aqui, mas o negócio é que o Scott "Sem Noção" Summers, resolveu que dá para usar a Fênix a seu favor. 

Mah como?

Hope é o centro de tudo!

Bem, a Messias Mutante, Hope, é a nova hospedeira da Fênix. Ela atualmente está sob a guarda dos X-Men e tem o Scott como seu tutor. O líder de Utopia, a ilha "nação" mutante, pensa que poderá usar a Fênix através da garota para trazer o seu povo de volta "aos tempos de glória". 
Pois devido a alguns eventos da Casa das Ideias, os mutantes estão beirando a extinção e parece não serem mais o futuro da humanidade, apenas uma anomalia. 

O problema é que os Vingadores tem certeza que a Fênix irá destruir a humanidade caso ela chegue ao corpo da garota e por isso vão atrás da garota em Utopia. O Capitão América, prevendo um possível conflito leva boa parte dos integrantes dos Vingadores e o quebra-quebra começa!

Os discretos Vingadores

O Quebra-quebra!

Não estou acompanhando as sagas da Marvel faz muito tempo, leio geralmente sagas menores, como a Saga da Fênix e da Fênix Negra, Homem de Ferro Extremis, estórias assim. Então fiquei muito interessado na saga ao ver que o Magneto está junto com o Ciclope, Jean Grey não reviveu, bem como o Professor Xavier, e que tudo parece estar se desenrolando para culminar no futuro previsto das antigas estórias dos mutantes. Mesmo não sendo o mesmo futuro de antigamente.

Explico: lá atrás, na década de 90, seja na animação ou nos quadrinhos, nós sempre víamos nas versões de futuro do universo 616 da Marvel, que Ciclope iria mudar de lado, a Terra estaria devastada, o Professor Xavier estaria morto junto com a maior parte dos mutantes, e coisas assim. Agora vemos que muito do que se previa virou realidade, mesmo não sendo exatamente igual.

Mas vamos falar do início desta saga por partes, primeiro a equipe envolvida é muito talentosa. Temos nomes como, Brian Michael Bendis, Jonathan Hickman, Jason Aaron e Matt Fraction, e ilustradores como Oliver Coipel. Um bela equipe para se construir uma grande saga. São as estrelas atuais da editora, e todos são muito competentes. Jonathan Hickman foi quem trouxe o Quarteto Fantástico de volta ao topo, por exemplo. Então podemos esperar boas coisas, se bem outras sagas tinham bons nomes e não foram tão boas quanto se esperava. 

Segundo, a estória, apesar de simples, está bem coerente e o traços dos ilustradores estão muito bons. Os conflitos foram bem interessantes, como na Guerra Civil, a Marvel está sabendo alocar seus heróis brigões. Por exemplo, o Hulk original ainda não apareceu, mas se tivesse feito nas primeiras edições teria acabado com tudo! A Feiticeira Escarlate ainda não se envolveu, e tomara que não o faça, eu não gosto dela. Thor foi para o espaço tentar impedir que a poderosa entidade chegue a Terra! O Nova, está fora de ação temporariamente por já ter topado com a Fênix no espaço. Então temos um conflito, até certo ponto, equilibrado. 
Não gosto da personagem!

Foi o primeiro a ser abatido.
E aí Thor, encara?
 ´
As prévias dos principais combates entre os heróis pareceu mostrar algo, aparentemente, desequilibrado, por exemplo o Hulk Vermelho VS A Rainha Branca, mas após ler percebi que não há nada desequilibrado em combates desse tipo. O Homem de Ferro também não se mostrou despreparado contra a Rainha Branca nem contra o Magneto, apesar de sempre pensar o seguinte sobre o Tony Stark VS Eric Lancher.

É isso o que sempre pensei sobre essa luta.


Desequilibrado? Acho que não.

Esta saga está me agradando muito, pelo menos inicialmente, e espero que continue neste bom nível. Apesar de ser simples o motivo principal do conflito, pode gerar bons plots para novas estórias. Apesar de saber que tanto a Marvel quanto a DC muitas vezes não aproveitam os plots que eles criam, tenho esperanças que isso aconteça a cada nova saga que acompanho. A Guerra Civil, por exemplo, gerou muitos bons plots que não foram bem aproveitados. Parece que as consequências nunca são consideradas após estas sagas. Espero que após essa algo mude. 

Além disso, alguns conflitos me interessam bastante! Como o Homem Aranha contra o Homem de Gelo, Vampira contra Miss Marvel, entre outros. 

Esse eu acho que promete!
Vão acertar as contas finalmente?

2 comentários:

Leonardo Peixe disse...

Tava com medo do que a Marvel ia aprontar neste confronto. Seu texto me instigou a ler a saga!

Bob Mota disse...

Leonardo, fico feliz por ter ajudado. A proposta do confronto é simples e coerente. Até agora estou gostando, espero que você tenha a mesma opnião a respeito.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...