quarta-feira, maio 30, 2012

Dragon Slayer 37 - Resenha



A Jambô conseguiu que eu fizesse algo que não é normal para mim, comprar duas edições seguidas da Dragon Slayer! Isso não significa que a revista tenha altos e baixos, ou que não está sempre boa. Até porque, isso é muito relativo. Geralmente é difícil eu comprar duas seguidas por questões financeiras, mas dessa vez fiz um esforço. Porque? Continue lendo.

Esta edição chama a atenção já pela arte original da capa. Sabemos que todas as edições da Dragon Slayer tem, no mínimo, boas capas, mas as que mais me agradam são capas com arte original. Ou seja, sem ilustração de quadrinhos, filmes, games já conhecidos, etc. Esses elfos no meio de uma grande batalha ficaram muito bem ilustrados e coloridos, adorei.

Mas não é só de capa que vive uma revista, vamos ao restante dela.

Conteúdo desta edição:
  • Notícias do Bardo: É um desafio manter uma sessão de lançamentos sendo uma revista de periodicidade trimestral e com as redes sociais como Twitter e Facebook por aí. Mas fora os seus lançamentos, a DS tem conseguido alguns títulos para anunciar que as editoras ainda não divulgaram nas redes sociais, como o Deuses Antigos e Divindades para o Este Corpo Mortal da Retropunk. Mesmo sendo um desafio, a equipe da revista tem dado conta do recado!

  • Encontros Aleatórios: Essa sessão é clássica, sempre surpreendem as tirinhas do Paladino, Anti e Paladina. As cartas merecem uma conferida e os Falhas Críticas sempre me fazem rir. Tenho que lembrar de mandar as pérolas da minha mesa para esta sessão novamente.

  • Reviews: É outra sessão um pouco trabalhosa de manter por causa da periodicidade. Um exemplo é o Violentina que já faz algum tempo que foi lançado mas só foi analisado agora. Isso não é um grande problema e entendemos que a publicação tem sua agenda para abordar os lançamentos do mercado nacional de rpg, mas a DS tem se saído bem também. Confesso que só agora que tive acesso a um bom resumo do Violentina que só me deixou com mais vontade de adquirir. Quanto ao Dragon Age RPG - Conjunto 2, se eu já era doido por este título agora estou mais ainda.O Mega City, só pela proposta, merece ser adquirido, bons tempos os que eu jogava 3D&T e espero que um dias eles voltem, nada melhor do que começar com este lançamento!

  • Sir Holland: Como pode uma tirinha ser sempre tão boa? Sério, nunca vi nenhuma das tiras da DS cair posições no quesito humor. São sempre muito boas! Parabéns mais uma vez.
  • Toolbox: Eu penso que se você seguir as dicas do Leonel em todas as DS lançadas até agora, você será um grande mestre de rpg. Tá, pode parecer um pouco de exagero, mas as soluções apresentadas por ele são simples e funcionais. Essas dicas caem como uma luva. Esta sessão mais uma vez, me ajudou com um problema corriqueiro na minha mesa de rpg. Muito bom!
Preview da matéria do Leonel.
  • Mestre da Masmorra: O Doutor Gustavo Brauner está de parabéns por me dar uma dica incrível, essa matéria será de grande utilidade por estar diretamente relacionada a situação atual do meu grupo. Creio que não só para mim, mas para um grande parte de leitores. As sessões dele e do Leonel valem boa parte do dinheiro investido nesta revista.
  • Especializações: Eu não conheço o sistema do Dragon Age RPG da Jambô, sei apenas que ele é bem inspirado em D&D e possui regras novas e que agregam muito valor a obra. O que eu entendi com esse preview é que o sistema é simples e equilibrado. Gostei como as classes de prestígio são abordadas aqui e atrairam o meu interesse para este jogo.
Preview da matéria para Dragon Age RPG
  • A Invasão de Lamnor: A Saga Élfica está cada vez melhor. Vale a pena esperar algum tempo para ter informações novas a respeito dessa nova grande aventura, a qualidade do material só tem aumentado! Estou muito animado com a exploração ao continente sul, algo que sempre achei que faltasse no cenário. É um mundo totalmente novo e cheio de possibilidades. Os goblinóides já conhecemos mas temos uma gama de novas localidades, cidades, pequenos reinos, personagens, raças, etc. Nessa aventura, por exemplo, somos reapresentados aos Elfos Negros, como eu sempre pensei que deveriam ser, não uma raça separada mas algo como um talento racial para elfos.

  • Gazeta do Reinado: Como sempre temos bons ganchos para aventuras. E aventuras para todos os tipos e níveis. Temos adversários como dragões até simples capangas! Mas o que achei mais legal foi levarem os holofotes novamente para o bárbaro Taskan Skylander, será que isso é por causa do relançamento do Só Aventuras que poderá vir com a clássica aventura A Fuga de Triunphus?

  • Chefe de Fase: Eu não assisti o Fúria de Titãs 2, mas sei que os mitos gregos são uma das bases para boa parte das criaturas da maioria dos rpgs de fantasia clássica. Gostei da Quimera numa versão mais poderosa, mais coerente com os mitos gregos. E o Makhai é muito interessante, pode praticamente ser encaixado em qualquer mundo. São simples e úteis, gostei. Mas prefiro quando saem fichas de vilões de Tormenta RPG.

Preview dos monstros gregos.
  • Fundo do Baú: O Leonel se redimiu com o Changeling - O Sonhar! Realmente não esperava que esse título fosse aparecer na DS porque pensava que ele já tinha dito tudo o que tinha para dizer a respeito. Ele mostrou que o cenário é interessante e único, mas que precisa de um mestre com um bom jogo de cintura para manter campanhas atraentes aos seus jogadores. Não é impossível, é mais trabalhoso mas o resultado, pelo que entendi, é recompensador.

  • 20 Deuses: Esse mangá está me agradando muito, o clima despretensioso do roteiro, a arte simples do Rafael Françoi, são elementos que me atraem. Achei muito interessante os Libertadores serem citados nesta edição, sabendo como foi encerrada a Libertação de Valkaria. Inicialmente fiquei com receio mas em Cassaro We Trust! O cara conseguiu manter o passado do Arsenal em segredo até hoje, creio que não vá fazer besteira com esse roteiro nem as menções aos Libertadores de Valkaria serão mais do que aconteceram nesta edição. Acho que sempre serão citações genéricas, temos um nome, mas não acho que teremos mais detalhes além desse. Mas posso estar enganado.

Considerações finais

Esta edição está muito boa, creio que o ponto alto foi a continuação da Saga Élfica. Estou muito empolgado com ela, adorei as referências ao Senhor dos Anéis e sempre quis que o pessoal do Dungeon Crawlers aparecesse oficialmente no cenário, finalmente isso aconteceu. Apesar de não ter esse jogo, o material de Dragon Age está muito bom e mostra a simplicidade do sistema e uma de suas boas soluções, provocou minha curiosidade. Mega City está na minha lista de compras, é um cenário extremamente coerente com 3D&T e estou doido para voltar para esse sistema por causa desse lançamento!

A edição está ótima, uma das melhores, não senti falta de nenhum sistema pois acho que a equipe da DS está mantendo a distribuição de conteúdo equilibrado entre as edições. Parabéns por mais essa boa revista!

3 comentários:

Gustavo disse...

Aí, Bob, valeu pela resenha! Ficou muito boa! E legal que você percebeu as menções a'O Senhor dos Anéis, coisa que ninguém até agora tinha pescado... Parabéns!

* Andhora Silveira * disse...

Nem vou dizer o que essa revista significa pra mim ç.ç

Bob Mota disse...

Gustavo, obrigado mesmo pelo elogio. Rapaz, você colocou bastante referências. O Anduin, Ithilien, Faramir, etc. Muito legal mesmo, gostei muito de como você incluiu isso na aventura.

Andhora Silveira, <3.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...