sábado, dezembro 17, 2011

A volta do deus dos dragões em Arton - Resenha do Escudo do Mestre de Tormenta RPG



Finalmente, depois de tanto tempo de espera o Escudo do Mestre de Tormenta RPG saiu! Agora posso fazer aquele vilão/herói meio-dragão, ou fazer bons personagens clérigos do deus dos dragões! Sim, porque o Escudo do Mestre veio com uma aventura exclusiva que introduz tudo isso em Arton!

Pois bem, já fazia tempo que o Escudo do Mestre de Tormenta RPG estava prometido e toda a espera valeu a pena! Vamos analisar rapidamente o produto!

Formato

As medidas do Escudo do Mestre de Tormenta RPG são 20,5 x 25 cm, papel cartão com 4 abas. Eu vi os comentários no fórum da editora Jambô, e muita gente estranhou o tamanho. Minha namorada também achou pequeno demais comparado ao de D&D 3.5. Eu disse à ela que é uma tendência dos sistemas de rpg modernos lançarem escudos do mestre (ou do narrador) menores em comprimento e maiores em largura.

E para provar o que estou falando, pesquisei as medidas dos principais escudos do mestre que são comercializados aqui no Brasil.

SistemaComprimentoLargura
D&D 4E21 cm27.5 cm
Mago - O Despertar21 cm28 cm
Vampiro - Réquiem21.5 cm28 cm
Lobisomen - Destituídos21.5 cm28 cm
Mutantes & Malfeitores21 cm28 cm    

Observando a tabela acima, o escudo do mestre de Tormenta RPG é em média 1 cm menor em comprimento e 3 cm em largura. Ou seja, nada pequeno demais, está na média de tamanho entre os principais produtos comercializados aqui.

Em comparação com o escudo do mestre de D&D 3.5, que eu tenho, ele é mais largo e tem um comprimento bem menor. Vejam as imagens.

Comparando os Escudos de D&D 3.5 e TRPG
Comparando a largura dos escudos
Esse formato mais largo dá uma melhor estabilidade ao escudo. O meu de D&D 3.5, cai por besteira. Um ventinho mais forte e ele já desaba. Creio que pelo novo formato o de TRPG, bem como os escudos dessa geração de rpg, não passem por esse problema. Fora que o papel em que o escudo de TRPG foi impresso é melhor que o de D&D 3.5.


A Arte

As ilustrações do escudo são de Erica Awano e as cores do Rod Reis. Simplesmente ficou incrível. A paleta de cores utilizada foi muito bem aplicada, e o traço a Erica está cada vez melhor. O Orion Drake ficou perfeito, bem como todos os personagens da trilogia. Desde os personagens mais clássicos do cenário até o mais recentes, todos muito bem ilustrados. Vejam a arte completa abaixo.

Você pode baixar a arte do escudo aqui.

Eu achei o resultado final incrível! Senti falta da logo do cenário, mas também acho que perderíamos a chance de ter esta bela arte completa. Graças a Deus não colocaram aquela logo branca que tem no site da loja da Jambô (clique aqui), achei horrível aquilo. Ficou perfeito do jeito que está.


O Conteúdo

O escudo de TRPG tem 25 tabelas e uma aba inteira com texto a respeito das condições que os personagens pode receber durante o jogo (abalado, atordoado, essas coisas). O escudo de D&D 3.5 tem 28 tabelas e, praticamente, nenhum texto. Vale lembrar que temos um sistema mais resumido em TRPG, portanto, evidentemente temos menos tabelas. 

Prévia do conteúdo do escudo

O Conteúdo do escudo é bem completo, todas as perícias estão presentes com exemplos de uso e dificuldades (o padrão dos escudos do mestre), mais textos a respeito do clima, pontos de ação, condições e desafios. Bem resumido e escrito. Gostei bastante. 


A Aventura que acompanha o escudo

Capa da Aventura

Como sabem os fãs do cenário, o escudo veio acompanhado da aventura, O Covil do Terceiro, fazia tempo que não lia uma aventura do Marcelo Cassaro. É uma aventura para 4 a 6 personagens de 1º a 3 º nível. Mas é adaptável para qualquer nível que o mestre queira. Ela é curta, 16 páginas, sendo que 12 são essencialmente para a aventura e as 4 finais contém os poderes concedidos do deus dos dragões e o modelo meio-dragão para TRPG. 

A aventura é bem introdutória para o mundo de Arton, é perfeita para introduzir novos jogadores pois ela apresenta todos os aspectos do cenário após a trilogia. Dá uma visão geral de como Arton está, fala sobre o Império de Tauron e da volta do Kallyadranoch, o terceiro deus! 
Também ela serve para introduzir jogadores veteranos na atual situação do cenário, caso ainda não a conheçam. 

Ela é dividia em 3 partes, e se passa no povoado de Hessanbluff que pode ser localizado em qualquer reino do cenário. 
Parte 1 - O Povoado: Descreve a pequena vila de Hessanbluff, a cultura do povo. Como ela era no passado e sua situação no presente. Lembrou muito a história DBride publicada pela editora Jambô. Nesta parte temos também descrito o ponto mais importante da vila, a taverna O Martelo de Khalmyr. Conhecemos o anão cozinheiro Korvarimm e sua protegida, a Talanya.

Parte 2 - Rumo ao Covil: relata todo o percurso da vila até o covil em que o grupo espera encontrar a vilã. Aqui somos apresentados a situação do reinado a partir dos encontros durante o trajeto. Não vou dar mais spoilers que isso. 

Parte 3 - Contra a Mulher-Dragão: A batalha final, contra a mais nova vilã do cenário! 

Fora isso temos as novas regras para clérigos do deus dos dragões, Kallyadranoch, que ficaram muito legais. São bastante poderosos mas exigem grandes obrigações, eu achei elas bastante criativas. 

E por fim temos o novo modelo do meio-dragão, que finalmente impõe respeito por onde passa! Basicamente o mesmo modelo de D&D 3.5 com algumas modificações.

Ficou muito legal o novo modelo.

Crítica

No final das contas o escudo do mestre de TRPG é um belo produto, não fica abaixo de nenhum outro produzido aqui no Brasil. A aventura é muito boa e o conteúdo do mesmo é o suficiente para agilizar o trabalho do mestre! Não tenho do que reclamar do escudo. Gostei demais dele. 

As únicas coisas que senti falta nele foram: Fichas para cada classe do Tormenta RPG (como as que vem no escudo do mestre de D&D 3.5) e achei que os personagens da capa da aventura teriam fichas e seriam jogáveis, mas isso não é um problema já que um mestre que conheça o cenário a partir das imagens pode fazer as fichas facilmente.
Se eu tivesse que dar uma nota para o produto daria um 9.0 só para não dizerem que é porque é o meu cenário favorito e que estou sendo tendecioso na avaliação, mas merece 10!

7 comentários:

Critico disse...

Ótima matéria, muito explicativa, ajudou bastante!
Gostei do texto também, bem escrito, parabéns!
Vou sempre acompanhar se blog, curti muito!

chikago666 disse...

Eu gostei muito desse formato, até porque para mim o melhor escudo de todos é o do Zargon do Heroquest. Pequeno, não atrapalha a visão do mestre, esconde os dados quando necessário e ainda dá para deixar algumas informações escondidas atrás dele.

* Andhora Silveira * disse...

Em matéria de arte esse pessoal arrasa... Estranhei o formato do escudo, mas como se trata da nova tendência, acredito que esse pessoal sabe do que tá falando... enfim, estou curiosa quanto a essa aventura aí :P

Anônimo disse...

se merece 10, então dê 10, oras

Anônimo disse...

vlw amigo boa resenha...

Bob Mota disse...

Obrigado pelos elogios pessoal. É isso que motiva manter o blog. Vou procurar sempre resenhar produtos de rpg, principalmente do que é comercializado aqui. Esperem por mais resenhas detalhadas desse tipo.

Ander disse...

Cara, você tem como postar as regras novas e os poderes concedidos dos clerigos de khally?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...