quarta-feira, dezembro 28, 2011

10 melhores usos da música clássica em animações clássicas



Essa postagem poderia muito bem se chamar: Porque os cartoons novos nunca chegarão aos pés dos cartoons antigos. Antigamente, entre as décadas de 30 e 60 mais especificamente, os cartoons tinham mais qualidade. Tom & Jerry, Pica-Pau, Mickey, Pato Donald, além de histórias que divertem muita gente até hoje, possuiam uma trilha sonora extremamente bem trabalhada.

O mais interessante é que esses cartoons propagavam a música clássica para o mundo, mesmo sem você perceber. Você pode não ser um grande conhecedor de música clássica, mas com certeza conhece algumas das mais importantes e clássicas obras desse mundo que parece ser as vezes tão distante. Esta postagem foi inspirada por uma conversa que tive com a Andhora Silveira, dona do blog Andhora's Blog. Acessem, é um blog maravilhoso de qualidade incrível!!!

Para comprovar o que falo vou traduzir para vocês uma postagem do site Listverse, que você pode conferir o original aqui, em que ele lista os 10 melhores usos da música clássica em cartoons.


10 - Mickey Mouse and Friends - The Band Concert (1935)



A música utilizada como trilha da banda é: William Tell Overture do Gioachino Rossini, uma ópera de quatro atos apresentada pela primeira vez em Agosto de 1829 em París. Esta música também foi utilizada na série, The Lone Ranger. Neste episódio de Mickey & Friends, o rato do Sr. Disney é o maestro que está sendo sempre atrapalhado pelo Donald que toca uma música folclórica americana a Turkey in the Straw, que provavelmente foi composta entre 1820 e 1830.


9 - Pigs in Polka (1943)



A música tema deste episódio do cartoon da Warner Bros. é Hungarian Dances de Johannes Brahms, são 21 músicas baseadas em danças hungaras. As que aparecem neste episódio, nessa ordem, são a 5, 7, 6 e 17. Interessante notar que as ações dos personagens e a música estão perfeitamente sincronizados, é quase como se a música fosse um quinto personagem.


8 - Baton Bunny (1959)




A música utilizada neste cartoon é uma operetta, A Morning, Noon and Night in Vienna do austríaco Franz van Suppé. O Bugs Bunny (ou Pernalonga, para nós do Brasil) é quem conduz a orquestra. Porém ele mistura a obra de Suppé com a música Cowboys and Indians Saga. Dá para ver a transição entre as duas obras através da aparência que o coelho assume, principalmente utilizando suas orelhas.


7 - Magical Maestro (1952)




Esta animação é da MGM, a música utilizada é Largo al factotum aria, o primeiro ato, da ópera Barber of Seville (O Barbeiro de Sevilla) de Gioachino Rossini. Nesta animação, um mágico tenta vender a Poochini um meio dele se tornar o maior barítono do mundo! O cantor evidentemente rejeita e o mago resolve atrapalhar sua noite. Pelo que vi, esse episódio é considerado um dos melhores já feitos por Tex Avery.


6 - Tom and Jerry in the Hollywood Bowl (1950)




Um clássico imortal de Hanna-Barbera, Tom & Jerry. Aqui Tom é o condutor da orquestra, que toca a operetta de Johann Strauss II a Die Fledermaus. A música é extremamente sincronizada com a animação, a coreografia é incrível deixando tudo muito divertido. Um deleite.


5 - A Corny Concerto (1943)

 


Neste episódio temos 3 músicas clássicas. Elmer Fudd (no Brasil, Hortelino Troca-Letra) nos apresenta a dois momentos do episódio, o primeiro temos Piano Concerto nº 1 de Tchaikovsky, composta em Novembro de 1874 e Fevereiro de 1875, junto com Tales from the Vienna Woods de Johann Strauss II, composta em 1868. Interessante é que esta animação foi uma paródia da animação Fantasia da Disney. Isso acontecia frequentemente, o pessoal da Warner parodiando as animações da Disney. Mas tudo com muita classe e qualidade como podemos ver.


4 - The Cat Concerto (1947)




Mais uma vez Tom & Jerry, mas eles merecem. Simplesmente eu os considero um dos melhores cartoons já feitos. E não só sou eu que penso assim, esse episódio ganhou Academy Award for Short Subjects-Cartoons em 1946. Neste episódio eles usam a música: Hungarian Rhapsody nº 2, composta por Franz Liszt, pertence a um conjunto de 19 Hungarian Rhapsody. Algumas vezes acontecia da Warner e a MGM se baterem acusando uma a outra de plágio, neste caso a Warner caiu em cima da MGM alegando que eles copiaram o episódio Rhapsody Rabbit (eis o link, para que você tire suas conclusões). Mas isso não chegava a virar um processo formal, eram mais alegações à imprensa e coisas semelhantes. Mas isso não tira a beleza do episódio.


3 - The Rabbit of Seville (1950)




Obviamente a música tema do episódio é Barber of Seville Overture do Gioachino Rossini, acho que essa música é uma das mais utilizadas para esta finalidade. A interpretação do Bugs Bunny (Pernalonga, no Brasil) e Elmer Fudd (no Brasil, Hortelino Troca-Letra) é impressionante. Comédia e cultura num mesmo episódio. É uma adaptação bela da ópera, fiel e divertida. Uma obra que merece entrar para a história como uma das melhores utilizações de música clássica em animações.


2 - Mickey The Sorcerer's Apprentice (1940)




A animação Fantasia, da Disney é histórica. Muitos a consideram como a melhor composição de animação e música clássica já feita. Acredite, vale a pena assistir. É maravilhosa. Mas essa parte da animação, O Aprendiz de Feiticeiro, utiliza um poema sinfônico composto por Paul Dukas em 1896-97 que possui o mesmo nome da animação. As outras músicas desta fantástica animação são: Toccata and Fugue de Bach em D Menor, Nutcracker Suite de Tchaikovsky, The Rite of Spring de Stravinsky, The Sixth Symphony de Beethoven, The Dance of the Hours de Ponchielli,  Night on Bald Mountain de Mussorgsky, e Ave Maria de Schubert.

Nota: Na minha opinião, como um todo esta animação da Disney merecia o primeiro lugar. Mas como estou traduzindo uma postagem de um outro site, vou manter as posições que o autor definiu.


1 - Bugs Bunny: What's Opera Doc?




Eu disse anteriormente que penso que a obra da Disney merecia o primeiro lugar mas em momento algum este episódio é inferior ao do episódio do Mickey. Ele adapta para a televisão a ópera monumental de Wilhelm Richard Wagner, The Ring Cycle (ou Der Ring des Nibelugen, ou The Ring of Nibelung). Uma ópera épica, composta por quatro dramas. O diretor Chuck Jones reduziu toda essa obra em um episódio de 6 minutos e meio. É considerado o melhor episódio do Bugs Bunny por muitos. Você nunca mais vai esquecer do drama Flight of the Valkyries, cantado pelo Elmer (Hortelino, para nós brasileiros),  “Kill the wabbit, kill the wabbit, kill the wabbit!”


Menções Honrosas

Aqui divulgarei algums episódios que não foram citados na postagem original. Destes só não assisti o do Mickey de 1929. O Bugs Bunny Opera desconheço a data de criação ou exibição, por favor quem souber é só falar nos comentários que eu atualizo a postagem. 


Woody Woodpecker - The Barber of Sivlle (1944)




Bugs Bunny - Bugs Bunny Opera




Mickey Mouse - The Pory Solo (1929)




Silly Symphony - Music Land (1935)




Concluindo

Foi maravilhoso fazer esta postagem, foi uma volta a infância. Devo dizer que todos esses episódios eu assisti quando era menor. E aindo assisto se tiver a sorte de ligar a televisão na hora certa. Incrível ver como esses desenhos clássicos transmitiam a cultura para crianças do mundo todo. Imagine quantas crianças tiveram a oportunidade de ouvir obras ímpares da história do mundo, serem banhadas com tanta cultura assim num único episódio de em média 7 minutos. As animações nessa época eram realmente melhores. Não tiro a graça e o mérito de coisas como Padrinhos Mágicos, Bob Esponja, Laboratório de Dexter, e afins, mas dificilmente você vai encontrar atualmente animações com diretores tão incríveis a ponto de tornar uma ópera algo divertido para crianças! Eu lembro de cada um desses episódios e fico impressionado com a criatividade da produção de animações da Disney, MGM e Warner dessa época. Simplesmente merecem estar na história do mundo essas adaptações incríveis. Se não conhece, se apresse em assistir tais obras, você não sabe o que está perdendo.

Evidente que existem vários outros episódios de animações antigas que tinha música clássica como trilha sonora. Impossível colocar todas numa mesma postagem. Pesquise e conheça esse mundo incrível!

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Em primeiro lugar, obrigada por me citar em sua postagem. É uma honra ser mencionada em seu blog :)

Em segundo, gostaria de parabenizá-lo pelo alto nível de sua postagem. De fato, os desenhos de antigamente eram bem mais elaborados.

Eles tinham o cuidado de sincronizar os desenhos com a música (geralmente algum clássico musical), o que é fantástico se considerarmos os recursos da época, pois sabemos que a animação desses desenhos era um trabalho muito mais braçal, afinal eles não possuiam as tecnologias digitais que temos hoje.

Ainda tivemos o privilégio de ver esses cartoons em nossas infâncias. Hoje em dia acho difícil os canais reprisarem esses desenhos... Os que passam ainda, são transmitidos muito tarde. Dificilmente uma criança irá assisti-lo.

Clássico que é clássico nunca morre, se eterniza. Esses desenhos são as provas disso.

Excelente post! Parabéns :)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...