terça-feira, dezembro 27, 2011

Dragon Ball Episode of Bardock - A prova que essa série ainda pode render muito



Esse é outro problema deste blog que eu pretendo resolver ano que vem, falar mais sobre Dragon Ball ou Dragon Ball Z. Eles estão entre os meus animes/mangás favoritos. Pois bem esse ano foi lançado um mangá spin-off de Dragon Ball, o que empresta seu nome à esta postagem. Fiquei bem curioso e fui pesquisar a respeito.

O Episódio de Bardock (tradução livre, e óbvia) é um mangá lançado esse ano que conta mais sobre a história do pai de Goku. O que sabíamos dele estava presente apenas num dos ovas de Dragon Ball Z: o muito legal, Bardock - o pai de Goku.

Trailer



Sabíamos apenas que ele morre lutando contra Freeza e que durante o processo tem uma visão do seu filho detonando o tirano no futuro! Conforme vemos no primeiro episódio de Dragon Ball Kai.

Dessa vez descobrimos o que aconteceu com Bardock após sua "morte".

Trecho do Episódio de Bardock


Alerta spoiler! Se não quiser saber nada sobre essa animação antes de assistir, não continue!

Mas o que aconteceu com Bardock após a morte?

Então, o ova começa com aquela derradeira cena que conhecemos. Bardock sendo desintegrado pela energia que Freeza disparou para destruir o Planeta Vegeta! Quando eu vi isso, achei que iriam voltar bastante no tempo e mostrar bem mais do que já foi mostrado sobre o passado do pai de Goku. E isso realmente acontece, mas não do jeito que eu pensei que seria. 

Cena famosa essa.
 
Ele realmente mostra o passado, mas neste caso Bardock volta no tempo!!! Por essa eu não esperava, não li nada a respeito do anime/mangá. Fui conferir sem spoiler nenhum! 

Enfim, ele reconhece o planeta como sendo o Planeta Vegeta, só que neste tempo é chamado de Planeta Plant. Seus habitantes são bem diferentes dos Saiyajins e dos Tsufurujins. Porém eles usam os mesmo líquido que os soldados de Freeza utilizam nas cápsulas de recuperação no futuro! O que dá a entender que essa tecnologia é antiga. 

Bardock neste momento está tão confuso quanto eu e você. Como ele foi parar no passado? Esse é realmente o passado ou é apenas um planeta bem parecido? 

As dúvidas dele são respondidas quando ele encontra com soldados que ele pensa serem de Freeza. Pois a nave que aterrisa é bem semelhante as que são enviadas por Freeza no futuro. Ele detona os soldados que querem impor o domínio do seu mestre Chilled sobre o planeta. Até agora nada de Freeza. Então Bardock acaba com eles e sai da vila onde estava.

Capangas do Chilled
Então aparece o temido Chilled se perguntando o que aconteceu com seus soldados e decide descer até o planeta para verificar. Lá ele soube que Bardock os detonou. Bardock aparece e a briga começa. 
O pai de Goku depois de confundir o vilão com Freeza, apanhar e ficar pensando sob a sola do pé do baixinho, chega a conclusão que este é um antecessor do Freeza.

Chilled
Bardock comendo terra!

Em seguida ele vê os carinhas que ajudaram ele, o médico da vila Ipana e seu filho Barry serem detonados por Chilled. Então ele se lembra dos seus amigos, da destruição do Planeta Vegeta, e começa a se transformar em Super Saiyajin! Você está tão surpreso quanto eu? Você não sabia que ele tinha chegado a esse nível poder sabia? Lógico que não, pelo menos não até o lançamento do mangá ou o trailer do anime, em lugar nenhum tinha esse tipo de informação!

Quem será que vai comer terra agora?

Bardock então limpa o chão com a cara de Chilled e impede que o mesmo destrua o planeta arremessando o cara no espaço! Durante a luta Bardock se identifica como um saiyajin, o antecessor de Freeza nunca tinha ouvido falar dessa raça! Na cena seguinte vemos Chilled na sua nave num equipamento médico, em seus momentos finais diz para sua tropa avisar para sua família que eles tenham cuidado com saiyajins de cabelo loiro!
É legal ver também nessa cena que o Chilled não tem o mesmo equipamento médico médico de Freeza, se tivesse provavelmente teria se recuperado.


Concluindo 

É muito legal ver um dos animes que você mais gosta no mundo sob o tratamento de uma tecnologia mais recente, com o traço original e história tão boa quanto a série principal. Interessante também foi essa idéia de levar Bardock ao passado pra mostrar que a lenda do super saiyajin começou com ele. O Chilled conseguiu ser tão odioso quanto o Freeza, apesar de mais fraco.
Ver o Planeta Plant com habitantes tão diferentes dos saiyajins e dos tsufurujins, faz você pensar em como essas duas raças se desenvolveram. Se bem que só mostra uma vila de um planeta, então os primeiros saiyajins podem existir em algum lugar do Plant. Outra coisa legal é mostrar outro representante da raça do Freeza e trazer a idéia que ele são bem mais numerosos do que os fãs viram nos games, ovas, anime e mangás.

No entanto histórias que envolvem viagens temporais precisam ser bem trabalhadas, pois tudo o que o protagonista faz altera o futuro. Fora as questões dos paradóxos envolvidos. Eu sei que temos uma saga toda baseada na viagem do tempo, a saga de Cell, mas nela também vemos que o futuro do Trunks não se altera. Ou seja, virou uma realidade alternativa. Se é assim no universo de Dragon Ball, o Bardock estaria em uma nova realidade e não necessariamente no passado da sua realidade. Ou dessa vez ele não construa uma realidade alternativa, apenas comece a lenda do Super Saiyajin e seja àquele que desencadeou o presente como ele é. Enfim, é complicado.

Eu gostei bastante do resultado desse ova, dá vontade de saber mais sobre o assunto. Gostaria muito que isso virasse uma série regular de ovas mostrando o restante da família de Freeza. Como são os saiyajins primitivos, o que o Bardock fez no passado, essas coisas. Tem muita coisa que pode ser trabalhada aqui. Me deixou muito empolgado e se não assistiu, assista! Vale muito a pena!

7 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Dragon Ball é um dos desenhos que marcou a minha infância também. É uma história incrível. Achei muito legal que depois de tanto tempo eles tenham retomado a produção dessa série. Vou procurar acompanha-lha!

Alfa disse...

Poderia ressusitar o Pai do Goku Bardock e o Rey vegeta com o Porunga ou Sherong de namekosedim ou da Terra Se puder enviar isso ao Criador do Dragon Ball agradeço pessoal Seria um Final muito feliz e de paz no Dragon ball

Anônimo disse...

TÁ MAS COMO ELE VOLTA AO PASSADO? CONTINUO SEM ENTENDER!

Anônimo disse...

quero saber o q aconteceu com o Bardock depois com a luta de chilled , lembro que ele foi embora mais pra onde ? sabe me dizer ?

Anônimo disse...

numa realidade alternativa nao teria se espalhado a lenda do SSayajin na dimensão atual...e o poder do freeza entao em vez de destruir leva pessoas p passado pode ter levado o planeta mas e os soldados do freeza q morreram junto..:S apesar de serm japoneses q criam td isso deixaram muitas pontas soltas td em nome do dinheiro:(

Unknown disse...

então isso significa que um dia o pai de goku vai aparecer,talvez seja nesse dragonball novo ai que estão lançando e tipo seria bom ver goku e ele juntos,lutando lado a lado ou contra quem sabe mais que pelo menos goku possa ver quem foi ele seria muito legal!!

Unknown disse...

Dependendo do quanto BARDOCK voutou no tempo ele pode ate estar vivo. Por que eu ja ouvi falar que os saiyajins vivem mais que os humanos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...