domingo, abril 03, 2011

O Nerdcast 251, o RPG e o prazer de esquecer as regras



Howdy?!

Você acessa o Jovem Nerd (@jovemnerd) ? Provavelmente sim! E provavelmente, você conhece o Nerdcast (@nerdcast).
A edição 251 desse podcast, foi uma aventura de RPG. Dela participaram o @Jovemnerd, @Azaghal, @CancerJack (Tucano), @EduardoSpohr, @Jp_miguel e o Carlos Voltor (o único que não tem o twitter divulgado no Jovem Nerd). Por que vou falar sobre esse nerdcast? Leia e descubra.

Eu jogo RPG desde 2002. E depois de um tempo você começa a se icomodar com certas falhas que você percebe nos sistemas que joga. Quando você é iniciante, pouco se importa. Pode até se importar mas, inicialmente, suas tentativas de corrigir os problemas não dão muito certo.
Com o tempo você amadurece como jogador e/ou mestre, e aprende a ignorar regras, criar house-rules e até aprende a criar seu próprio sistema ou mundo de jogo.

Faz 3 ou 4 anos que venho participando de discussões, leio artigos em blogs, ou artigos de game designers de RPG, sobre mecânicas de sistemas, o que tem sido bem proveitoso pois tenho conhecido diversas mecânicas que tem me ajudado na hora de mestrar.

No entanto, essa preocupação pode acabar sendo a ruína de um mestre. A busca por mecânicas para deixar o sistema do seu jeito, pode te deixar muito preso as regras. E ficar preso à elas é o que um bom mestre não deve fazer.

Explico o porque. O mestre tem um papel importante em todos os sistemas, seja ele narrativista ou não. Ele que diz quando os dados serão rolados, e na maioria das vezes ele é o narrador principal. Sendo o narrador principal, quanto mais ele precisar consultar as regras, mais o jogo fica travado.
Todo mestre deve conhecer bem o sistema que utiliza, mas eventualmente você precisa consultar o livro de regras para tirar uma dúvida. A medida que novas mecânicas são acrescentadas, esse "eventualmente" pode aumentar. Eu muitas vezes penso que o ideal é que: Se o seu sistema atual não supre suas necessidades, então troque de sistema e adapte o que você joga. Leia mais sobre isso aqui.

No entanto, eu muitas vezes prefiro trazer regras de outros sistemas, do que adaptar os elementos de um cenário para outro sistema totalmente diferente.

Ouvindo o Nerdcast 251, tive um belo exemplo de como você pode mandar as regras para inferno e jogar com o básico. A sessão fluiu de modo divertido, sem precisar de pilhas de papel com house-rules ou de livros com mecânicas revolucionárias.

O @Jovemnerd deu um show de como mestrar, deixando as regras de lado. E por mais que um determinado pessoal diga que aquilo não foi uma sessão, que D&D é isso ou aquilo, eu digo o seguinte:

- Danem-se! O RPG é um jogo de em que você encarna personagens e se diverte participando de histórias e construindo-as! E os dois objetivos foram alcançados.

Gostei muito dessa sessão por me lembrar que eu não preciso de uma porrada de regras definindo isso ou aquilo para me divertir. O nerdcast 251 me lembrou de relaxar enquanto mestro, e me preocupar com o principal, a diversão.

Escute o Nerdcast 251 e divirta-se.

Escute também o Nerdcast 196 - Quem é o Mestre. E o Nerdcast 155 - D&D e as regras da casa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...