quarta-feira, abril 27, 2011

24 de Abril foi o Dia do Samurai



Howdy?!

Um dos elementos mais queridos da cultura pop, o samurai encanta gerações. Os primeiros filmes sobre o tema apresentaram ao ocidente esses incríveis guerreiros que consideravam a honra mais importante que a própria vida. Hoje a principal referência dos jovens, quando pensam em samurais, é o anime e o mangá. Mas o que essas animações trazem de real? Será que elas representam bem os samurais?
A resposta é: Poucas tratam o samurai com seriedade!

Apesar do povo japonês ser tradicional. São poucos os animes que representam bem esse guerreiro tão peculiar. Outros povos também gostam de zoar com suas tradições, por exemplo: os ingleses zoam os seus cavaleiros reais. Quem nunca assistiu Monty Python? E isso não é nenhum defeito, nem algo condenável, é apenas zoação. 

O post de hoje foi motivado por uma discussão no fórum da jambô o pessoal estava participando de uma enquete para saber quem era mais popular no RPG, o Samurai ou o Swashbuckler. No meio dessa enquete as pessoas não evitavam e soltar o que sabiam sobre o Samurai. E pra minha surpresa, tinha muita gente errada! O pessoal se prende muito a animes e mangás. Não buscam mais informação além disso, e acabavam falando muita besteira! Isso me deixou icomodado, este post faz um resumo da tragetória dos Samurais até chegarem a nobreza, passando pelas épocas em que eles eram apenas guerreiros. Com o objetivo de fazer um resumão sobre a história desses guerreiros e passá-la para quem não conhece.
Tinha decidido colocar esse post no ar no Dia do Samurai, mas não consegui. Então curtam aí.

Mas primeiro......
É normal que você esteja um pouco confuso, mas o dia do Samurai existe! Por que?

O “Dia do Samurai” foi instituído no ano de 2007 na cidade de São Paulo e depois em Piracicaba, Ribeirão Preto, Campinas, além dos estados do Paraná e do Amazonas em homenagem ao sensei Jorge Kishikawa por ser o difusor da tradição guerreira da espada samurai, o KOBUDO, e da filosofia dos samurais, o BUSHIDO, em todo o Brasil. Dois legados que foram os principais fundamentos para a formação do Japão e para torná-lo umas das nações mais importantes e respeitadas no mundo. O dia escolhido para essa homenagem é 24 de Abril, data de nascimento do Sensei.

Fonte: Instituto Niten

Agora vamos ao post.

Então, o que é um Samurai?


Um Samurai não é só um guerreiro com uma espada legal. O que torna esse guerreiro tão peculiar é sua filosofia de vida!
A data precisa do surgimento dos samurais é um mistério. Para muitos historiadores as origens dos samurais está fortemente relacionada aos Emishi, ou bárbaros, que viviam no arquipélago japonês entre os séculos V e VII.
Esses povos trouxeram tradições militares que foram combinadas com o status da elite e o código do guerreiro antigo o kyuba no michi para criar o molde do antigo samurai.

O termo Samurai significa: Aquele que serve.


Mas por que esse termo? Por que aquele que serve?


Segundo os historiadores o surgimento e a ascenção dos Samurais começa no século X. Nesse período o Japão era dominado pela família Fujiwara. A nobreza reinava, e esbanjava o luxo nas cidades do império. Principalmente na capital. As famílias de agricultores eram esquecidas, sem garantias de segurança, condições de vida razoáveis, etc. 
A zona rural japonesa passava então por incontáveis conflitos constantes, e os senhores de terras precisavam se proteger. Desta forma começaram a reunir moradores das terras com um grande talento para combate, com a finalidade de se proteger. Em troca o senhor lhe dava abrigo e privilégios. E assim começa a história dos Samurais. 

Nessa época, praticamente qualquer bom guerreiro poderia ser um Samurai, mas para isso precisava ser chamado por um senhor de terras. Foi então que as famílias chamadas para servirem como protetores, atraídas pelas condições melhores de trabalho, começaram a se unir em clãs e criar seus descendentes para darem continuidade a essa forma de vida. As tradições dos povos bárbaros, combinada com a disciplina militar necessária para cumprir sua missão foi quem deu origem ao Bushido. Sob este código, qualquer descendente de uma família guerreira era criado!

O Samurai então devia ao seu senhor a lealdade. Não poderia ter terras, pois já habitava as terras do seu senhor. Se tivesse terras, não teria sentido ser protetor das terras dos outros. A lealdade desses guerreiros era extrema, chegavam a tirar a própria vida caso falhassem na sua missão de proteger as terras do seu senhor e sua família. A honra era o motivo da vida do Samurai, sem honra a vida não tem sentido. Viver sem honra é pior que a morte. 


A ascenção dos Samurais

A fama dos Samurais chega as cidades do império. E o próprio imperador passa a ter clãs a seu serviço. Tais clãs teriam que viver nas cidades e não mais na zona rural. A serviço do imperador dois clãs se destacaram, os Taira e os Minamoto. Eles cuidavam, respectivamente, das funções administrativas e bélicas.
O clã Minamoto ajudou os Fujiwara a manter o império unificado. Enquanto isso os Taira ganhavam cada vez mais poder no cenário político, até chegar a ponto de tomar o poder dos Fujiwara. 
Como os Taira e os Minamoto eram rivais, um conflito foi inevitável. Os Minamoto, após uma reviravolta, sairam vitoriosos, assumiram o governo, dissolveram o poder do imperador. E estabaleceram o shogunato. O regime militar. E é aqui que começa a verdadeira ascenção dos Samurais, pois estes assumem o  governo, ocupam os principais cargos, os grandes generais mandam no país O período em que os Fujiwara e os Minamoto entram em conflito é conhecido como período Heian.

O regime militar, shogunato, tinha o objetivo de manter o Japão unificado. Os conflitos no interior só cresciam, e estes protagonizados por senhores de terras que queriam defender seus domínios. Os samurais tinham importância pro governo e para os civis. Fora os conflitos internos, o império japonês tinha que se defender das ameças exteriores. Eram eles o exército nacional.

Por 8 séculos os Samurais são de extrema importância para o império. Basicamente do ano 794 até o ano 1603. Começando a demonstrar sua importância na era Heian, culminando entre as eras Kamakura e Muromachi, e começa a declinar na era Azuchi Momoyama e Edo. E finalmente terminando com a Restauração Meiji.

Os conflitos internos vão crescendo na era Muromachi. O Japão, o Shogun, gasta muitos recursos para se proteger dos Mongóis, que tentavam invadir e conquistar o arquipélago. Enquanto isso os senhores de terras crescem no interior, e praticamente racham o país em grandes feudos. Os donos desses feudos se denominam Damiyos e os samurais são suas principais armas.


Período Sengoku 

Não, não vamos falar do anime ou do jogo, Sengoku Basara. Mas tanto um quanto o outro se passam no período Sengoku. Nesse período o Japão passava por uma guerra civil, o shogunato havia enfraquecido e os conflitos eram principalmente para decidir o novo governante do país.

Durante essa guerra 3 grandes damiyos se destacam, Oda Nobunaga, Toytomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Estes foram os que conseguiram anexar mais clãs e territórios aos seu domínios durante a guerra civil.
A personalidade deles é retratada por três frases, conhecido como Senryu, que são ensinadas as crianças japonesas até os dias atuais. Elas se referem a respectivamente, Oda Nobunaga, Toytomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu.

“Se um pássaro não canta, eu o mato”
“Se um pássaro não canta, eu o persuado.”
“Se um pássaro não canta, eu o espero cantar.”

Resumindo, Oda Nobunaga foi um grande conquistador, ele conseguiu se colocar acima dos outros dois damiyos e conquistar grande parte do Japão através da crueldade, estratégia militar e o uso de armas de fogo! Para não ter o perigo de ser derrotado por quem não concordava com sua ascenção, ele começou uma caça a todas as alianças "anti-Oda".

A vida do Nobunaga termina de uma forma trágica! Ele foi traído por um dos seus homens de confiança. Akechi Mitsuhide. Este cercou a cidade de Kyoto, sede do "governo", e derrotou Nobunaga. Após a derrota, o mesmo realizou o Seppuku.

O clã Oda estava sem um sucessor, e precisava de alguém forte o suficiente para manter o parte dominada, unificada! O Hashiba Hideyoshi era um general e servo do clã Oda, e após saber da morte do seu senhor,  sai em busca do assassino para se vingar. Consegue a vingança, e viola a sucessão do clã Oda, o que gera vários conflitos, dos quais sai vitorioso.
Por fim, ele muda seu sobrenome para Toytomi, assume o controle das áreas dominadas e continua a conquista do Japão. Ele declara proibido o uso de armas por civis e  camponeses, deixando apenas os Samurais armados. Depois de algum tempo, o Japão estava unificado.


Era Edo - Os Samurais como conhecemos

Após a morte de Toytomi Hideyoshi o Japão foi governado por Tokugawa Ieyasu e começa a era Edo. Ela foi marcada pelo fechamento dos portos ao comércio exterior. Oda Nobunaga tinha feito acordo com Portugueses para conseguir armas de fogo. Sob o domínio de Ieyasu, o Japão expulsou todos os estrangeiros e cortou todos os contatos com os outros países e proibiu o cristianismo no país, pois os espanhóis haviam trazidos problemas para o Japão durante uma "evangelização".
Nesse período os Samurais são transformados numa classe social. Antes disso, eles eram apenas guerreiros. Habilidosos, honrados, mortais, mas não eram uma classe social.

São definidas 4 classes sociais: Samurais, Agricultores, Artesãos e Comerciantes.

Os Samurais como conhecemos nos RPGs e em alguns animes, foram criados com base nos Samurais desse período histórico. Antes eles eram a principal força do país. No shogunato de Oda Nobunaga junto aos samurais existiam os usuários de armas de fogo. No período Edo, eles agora são nobres, tem poder sobre todas as outras classes. São os únicos da população que podem portar armas.
Qualquer desrespeito ao samurai, de um membro de uma classe inferior, podia ser punido com a morte, se o samurai desejasse!
Essa nomeação é quase como um prêmio, pois por quase 800 anos, eles garantiam a segurança dos damiyos, do imperador e do Japão. A era Edo durou aproximadamente 265 anos.

Os Samurais imperavam! Não eram só bons combatentes, eram nobres, entendiam de artes, filosofia, etc. Eram os guerreiros completos. Sabiam lutar todos os tipos de combates, desde o físico, ao combate político, filosófico e artístico.
Mas mesmo com todo esse prestígio eles não podiam ser donos de terras, eles tinham que estar sempre a serviço de alguém, o Shogun ou o Imperador. Quando estava a serviço, podia habitar nas terras do seu senhor, cultivar seu alimento, cuidar da sua família.


Conclusão

O Samurais são incríveis!!!
Eu já falei demais sobres esse guerreiros formidáveis. O post ficou muito longo. Decidi fazer uma série de posts sobre Samurais, serão periódicos e abordarão outros pontos sobre eles. Não sei quantos posts serão. Nesse primeiro você viu a tragetória dos guerreiros criados sob o Bushido (que terá um post apenas sobre ele) até alcançarem o status de nobre. Foram os moldes da sociedade japonesa. O Japão é hoje um grande país graças a esses guerreiros! Fica aqui minha homenagem, repassando a sua história para as pessoas que não a conhecem!

Minhas principais fontes de pesquisa foram os seguintes sites:

Made in Japan
Gan Seki Dojo
Japanese Art
Cultura Japonesa
Jardim de Anne Sagittarius
Klepsidra 
O Samurai
Instituto Niten

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Interessante, quer dizer que o dia do Samurai foi estabelecido aqui no Brasil? Não é uma data internacional?! Fiquei surpresa!

Gostei do post. Você fez um bom apanhado histórico e explicou bem a filosofia samurai ^^

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...