sábado, março 19, 2011

Eu sinto falta de um grande "hiato" entre Sagas




Howdy?!

Essa semana li uma conversa no twitter entre @petraleao, @JMTrevisan e o @hammerhx. Respectivamente, roteirista das revistas Holy Avenger, Victory e atualmente Turma da Mônica Jovem; ex-editor da DB, co-autor de Tormenta e tradutor da revista Rolling Stone; Dono do Blog do Amer, Gamer Blog do Amer e do Outro Blog do Amer.
A conversa deles me inspirou e resolvi fazer esse post.


O mundo dos quadrinhos deixou de ser o mesmo faz muito tempo. Os tempos mudam, a mídia muda. E como o quadrinho é um tipo de mídia, ela tem que se adaptar ao tempo presente. Certo que muitas coisas que temos hoje nos quadrinhos, tínhamos antigamente. Valores heróicos, histórias sobre viagens temporais, universos alternativos, personagens morrem e retornam.

Outra coisa que não mudou foi:

- Boas história são feitas, geralmente, entre grandes sagas.
 
Obs.: Em nenhum momento algum, alguém das três pessoas citadas no início deste post disse nada parecido com o que estou escrevendo aqui. Eles apenas me inspiraram a dizer o que penso sobre as grandes sagas dos quadrinhos.

Se você começou a curtir histórias em quadrinhos sabe do que estou falando.
Eis as principais Grandes Sagas da Marvel até os tempos atuais.

Guerras Secretas
Guerras Secretas 1984-1985

Guerras Secretas II
Guerras Secretas II 1985 - 1986

Atos de Vingança
Atos de Vingança 1989 - 1990

Ataques Atlantes
Ataques Atlantes 1989 - 1990

Desafio Infinito
Desafio Infinito 1991 - 1992

Guerra Infinita 
Guerra Infinita 1992-1993

Cuzada Infinita
Cruzada Infinita 1993

Segurança Máxima
Segurança Máxima  2000 - 2001

Abismo Infinito
Abismo Infinito 2002

A partir dessas imagens, vemos que a primeira grande saga da Marvel foi o Guerras Secretas. O intervalo entre ela e Atos de Vingança, foi de 3 anos. Depois tivemos grandes sagas seguidas com um intervalo de aproximadamente 1 ano. Já o intervalo entre a Cruzada Infinita e Segurança Máxima foi de  7 anos!

O fato é que, boa parte das melhores histórias da Marvel surgiram antes do Guerras Secretas, ou entre essa série Atos de Vingança. Ou no intervalo entre Atos de Vingança e Segurança Máxima. Poucas boas histórias surgiram durantes as grandes sagas.

Não é que eu não goste dessas sagas, se eu dissesse isso estaria entrando em contradição, visto que a atual fase do Lanterna Verde eu acompanho e está muito boa. E Guerras Secretas é incrível! Mas ultimamente temos uma saga atrás da outra!
Dinastia M, Guerra Civil, Invasão Secreta, Reinado Sombrio, O Cerco,  e por aí vai. E quando você pensa que algo vai acontecer e teremos um bom arco de histórias individuais, vem outra grande saga! É como se tivéssemos voltado no tempo entre os anos 1989 e 2000. Quase 11 anos de sagas.

Na minha humilde opinião, você tem a oportunidade de testar coisas novas nas sagas, mas é em histórias individuais do herói em que ele mais cresce. Se você tem um bom espaço entre sagas, você tem a oportunidade de desenvolver as consequências do que ocorreu. Já se você cria muitas delas seguidas, as mudanças são tantas e tão rápidas que não tem o tempo necessário para aproveitar o que aconteceu e criar boas histórias. 

Não posso dizer também que todas as recentes grandes sagas são ruins. Muitas delas achei ousadas, bem escritas e bem ilustradas. Mas mal aproveitadas num desenvolvimento mais duradouro, levando a sério as consequências. Boas histórias do Iron Man, Thor, entre outros tem surgido. Mas tem uma hora que grandes eventos cansam.

Vale salientar que não sou contra a Marvel. Não digo que gosto apenas de uma ou outra editora. Gosto do melhor de ambas. Tanto a Marvel quanto a DC tem seus defeitos. Falei da Marvel nesse post, pois nesse sentido eu a conheço mais. 
Eu só espero, sinceramente, que não fiquemos mais 11 anos com grandes sagas. Estamos quase lá!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...