quarta-feira, novembro 24, 2010

Scott Pilgrim Contra o Mundo - Resenha





Greetings!!
(Será que fica melhor que o Howdy?!)

O Filme do Scott Pilgrim é com toda certeza o filme mais Nerd do ano !! Cheio de referências e etc. Eu assisti essa semana. Quer saber minha opinião?

Para falar de uma adaptação de HQ, ou seja lá o que for, para o cinema ou TV, antes eu conheço a obra original. No caso de Scott Pilgrim, só tinha lido o primeiro volume da série quando assisti o filme, então, mas antes de fazer esta resenha, fui ler os volumes restantes.

E o que me impressionou foi como eles conseguiram passar todo o clima da HQ para o filme.


Batalhas no melhor estilo Dragon Ball Z.


Como toda adaptação, este filme não é uma compilação exata da HQ para o cinema. O que a diferencia das outras adaptações, na minha opinião, são os elementos que dão identidade a HQ permaneceram quase que intocáveis no filme.

É inevitável que algumas coisas sejam alteradas para poder caber no filme. Scott Pilgrim, é uma obra de 6 volumes, cada um com em média 200 páginas, fazendo uma conta rápida, temos quase 1200 páginas para transformar em um filme com quase 120 minutos. Portanto é necessário que coisas sejam alteradas, cortadas e etc. para que o filme aconteça. Neste caso as alterações não prejudicaram em nada a história da HQ. "O importante" está lá!!

E o que é importante?

Vamos para um exemplo:

No terceiro filme dos X-Men a fênix foi reduzida ao extremo. No original ela é uma das entidades cósmicas de mais poder no universo. No filme, pra parecer "mais real", talvez, ela virou um lado revoltado da senhorita Jean Grey. E como se não bastasse, era uma cadelinha do Magneto. Ele mandava ela sentar, ela sentava. No original ela tinha torrado meio mundo se ele tentasse fazer isso.

Isso é perder a identidade do personagem !!Isso é que faz uma adaptação terrível !!!


Scott Pilgrim Vs The World, não tem essa preocupação. Não precisa ter explicações, não precisa parecer real. No mundo da HQ é possível !! Isso importa. Se lá quando eu mato alguém, ele vira moedinhas e eu ganho XP, e até uma vida extra. Que se dane !! O filme tem que ser assim também !!

Fora isso, todos os elementos que fazem da HQ um poço de referências NERDS, estão no filme. Referências a Vintage Games, muito Rock and Roll, lutas do estilo Dragon Ball, etc.


Onomatopéias presentes sempre!!


Outra coisa interessante é que tudo o que acontece no filme é normal, e o protagonista algumas vezes representa nós, que não fazemos parte daquele mundo e portanto não o entendemos muito bem. Algumas vezes ele se pergunta o porque disso ou daquilo estar acontecendo, e as pessoas em volta é que explicam com a expressão de: Leso, até parece que nunca viu isso.

Como no exemplo:

----AVISO, O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS !! NÃO É NECESSÁRIO LER PARA VOCÊ ENTENDER A RESENHA, LEIA POR SUA CONTA E RISCO----

O Scott derrota o Todd Ingram, um dos ex-namorados do mal de Ramona Flowers, e então aparece uma Vida Extra!! Como em tantos jogos, quando você simplesmente derrota um adversário e ganha uma vida extra. Pois é, isso acontece na HQ e no filme.

Vejam:

Vida Extra!!


Esse tipo de situação passa para quem assiste o filme, a mensagem de que aquele mundo funciona desse jeito, surpreendente, muitas vezes até para os jogadores. Não é governado pelas leis da física que governam esse mundo, portanto não é necessário que sejam alterados tais elementos. Depois de um tempo, as coisas ficam tão banais, que ter uma espada flamejante que sai do seu peito, é algo normal demais.



Anormal seria isso não acontecer.



Melhor do que uma Katana é uma Katana-Flamejante!!

No entanto 99,99999999% dos diretores, roteiristas, produtores, e  motherfuckers, não entendem isso!! E pensam que o que o público quer ver são explicações fisicamente plausíveis. E aí alteram TUDO QUE É IMPORTANTE !!

Veja bem, eu não sou contra releituras de personagens, ou vilões e histórias mais realistas. Eu sou contra alterações desse tipo, quando elas não são necessárias.
Nos filmes Batman Begins, Batman - The Dark Knight , o Chris Nolan, faz essas alterações de forma soberba e com personagens que possibilitam esse tipo de adaptação. O Batman tem inimigos dos tipos mais variados, e algums são fisicamente impossíveis de existir. Mas o Nolan teve a sabedoria de pegar os vilões que podiam ser apresentados de um modo mais realista nos cinemas. E deu muito certo !!

Você tentar fazer isso com os X-Men, O Quarteto Fantástico, ou qualquer outro super-grupo, ou herói que não ofecerece esse recurso, é algo no mínimo complicado demais. E pode, em 99,999999% das vezes, dar errado. E é isso que geralmente vem acontecendo.

O pessoal da produção de Scott Pilgrim VS The World, creio eu, viu, no mínimo, que não tem como dar uma visão mais real a este mundo. Se tivessem feito isso, teria sido um desastre total, um estupro da obra !!

O filme é tão divertido quanto a HQ, os personagens são extremamente cativantes, os efeitos são muito bons, a trilha sonora é muito legal, os exageros são que tornam a obra única. Este é um filme que recomendo para qualquer Nerd que leia este blog. Sem esquecer, é lógico, que a HQ deve ser lida também. Portanto compre-a. O que é bom precisa ser incentivado. Aqui no Brasil elas estão saindo encadernadas, cada volume nacional corresponde a 2 do original, e ainda não saiu o terceiro volume. Mas em breve está por aí. E não tem problema alguma você assistir o filme antes.

Eis um site extremamente recomendado para quem curte HQs é o Liga HQ. Frete Grátis para qualquer lugar do Brasil e o valor da suas compras é revertido em desconto para próximas compras.

E para finalizar este post vou dar um dica para quem ainda não assistiu o filme e não conhece a obra, e essa dica vem de um diálogo meu com meu irmão, quando estávamos assistindo o filme. Repare bem:

Meu irmão:

- Ele tem super poderes? Eles veem de onde? Ele é um E.T? Um mutante? É o quê? Por que ele pode fazer isso?

Eu (delicadamente):

- Isso é Scott Pilgrim, não precisa de explicações, apenas assista e divirta-se!!

1 comentários:

Andhora disse...

Spoilers!!! Parei de ler assim que li o primeiro =x

Depois volto a ler quando eu assistir Scott Pilgrim vs. The World ¬¬ (que inclusive, certas pessoas não esperam as outras para assistirem... tsc tsc... xD)

=**

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...