sábado, maio 12, 2012

O terceiro lugar na promoção Este Paragons Mortal e minhas inspirações



É isso mesmo, este que vos fala conseguiu emplacar o terceiro lugar na promoção Este Paragons Mortal! Uma promoção realizada pelo blog Paragons e a editora Retropunk. Como foi a promoção? 
A promoção consistia no seguinte: 
Criar um breve tema de um parágrafo com uma ideia para uma campanha ou aventura do sistema Este Corpo Mortal, que contenha uma breve descrição do cenário e uma situação de conflito para os personagens em um mundo com magia ou sobrenatural.

Cada parágrafo teria que ter no máximo 50 palavras e cada participante tinha direito a inscrever 3. Mais informações aqui.

Após o prazo de inscrição, estaria aberta a votação e seriam premiados os 4 cenários mais bem votados. Para minha alegria o meu foi o terceiro mais bem votado! #YouWin

Mas qual dos meus cenários conseguiu essa colocação? Bem, você pode conferir aqui ou se estiver com preguiça continue lendo.

O cenário do 3º Lugar
Ilha de Vera Cruz. Uma terra misteriosa, aparentemente uma grande ilha, habitada por nativos que dominam as forças místicas da natureza e monstros nunca antes vistos. Seja um explorador estrangeiro, feiticeiro indígena ou defensor do novo mundo. Conheça e se apaixone por esta terra fantástica inspirada na literatura de cordel.

A inspiração

Sinceramente não esperava que este cenário fosse chegar tão longe, tinha sido o mais bem escrito mas não o que eu mais apostava. Pensava que o povo já estava meio cheio de cenários envolvendo um Brasil, ou América do Sul, baseado na fantasia clássica (leia-se medieval). E por isso, por pensar que a minha ideia fosse mais do mesmo, não iria agradar. Mas me enganei.

Na minha cabeça o cenário seria diferente, não seria um Brasil "medieval". Pensei em usar o Brasil e a América do Sul, mas com os elementos e lendas nativos daqui. Sem a pegada "medieval". A América do Sul seria uma terra inexplorada, cheia de monstros lendários e mitos fantásticos, povoado por feiticeiros nativos que podiam controlar as forças da natureza (vulgo: Magia). Poderia usar os Incas também. E os exploradores seriam os europeus. Os jogadores poderiam escolher entre ser um Explorador Estrangeiro, Nativo, ou Defensor dos Povos Nativos (um explorador que se apaixonou pelos povos daqui e resolveu lutar contra a colonização). Basicamente seria isso, uma fusão de elementos históricos e elementos fantásticos.

Teríamos bastante disso.
Teríamos isso aqui também!

O nome, como muitos sabem, foi o primeiro a ser dado ao Brasil quando os primeiros colonizadores chegaram. Ilha de Vera Cruz. Mas não era obrigado que deixasse de ser uma ilha com o tempo, poderia ser uma ilha, ou um arquipélago, e permanecer com estes elementos. A mesa quem manda! Sempre!

Como base para os mitos, além do registros históricos, utilizaria a literatura de cordel que contém muitos elementos fantásticos para ser utilizado!

Fiquei muito feliz deste cenário ter conseguido uma votação expressiva. Não sei foi escolhido justamente pelo pessoal entender que seria um pouco diferente do que já existe por aí, ou esperando que fosse algo clássico e bem semelhante com outros cenários.


E os outros cenários?


As outras inspirações foram mais simples, e sinceramente acho que bem semelhante com muita coisa existente. Vejam só:

Cenário Nº 1 
Você vive na Terra atual mas ainda governada por divindades gregas inescrupulosas, seu objetivo é sobreviver. Enfrente os deuses ou seja uma de suas marionetes. Caprichos, intrigas, magia, paixões e muito mais.

Esse eu tinha quase certeza que seria bem votado porque o pessoal gosta muito de mitologia grega, mas fiquei com medo de acharem que era uma cópia do Tragoedia ou do mundo do Percy Jackson. E não era nem uma coisa nem outra. Esse seria fortemente baseado no mundo que o Brian Azzarello está construindo para a Mulher-Maravilha dos novos 52.

A inspiração real para este cenário.

Uma Terra habitada por deuses gregos que continuam brincando com os mortais. Seria uma terra atual com semi-deuses, criaturas mitológicas e etc. Descrevendo assim parece muito com Percy Jackson, mas não seria infantil, não teria nada de acampamento, ou escola para semi-deuses. Teria bastante violência, traição, intrigas, conteúdo mais adulto, bastante inspirado em Hellblazer e Hellboy.

Cenário Nº 2 
Os personagens são os únicos que conseguem ver e interagir com um universo paralelo, em que tudo é uma paródia enlouquecedora do nosso, também não existem pessoas, existem criaturas demoníacas que desejam devorar suas almas. Mas, esse mundo paralelo realmente existe? Porque só vocês veem e interagem com ela?

Já este cenário teve duas inspirações, uma bem conhecida e outra bem polêmica. A primeira seria o Kult, apesar de nunca ter jogado e só conhecer um pouco da história do seu cenário e a segunda seria o  novo Devil May Cry.

Inspiração polêmica?

Inspiração famosa!

Na realidade teria mais do novo Devil May Cry do que de Kult. E repare que o jogo nem saiu, eu me inspirei no que eu acho que o game venha a ser. O que entendi é que o novo Dante pode transitar entre o mundo real e outro paralelo repleto de criaturas abomináveis. O que consegui pescar dos trailers foi isso e criei a partir daí.

A minha ideia era ter um cenário em que criaturas demoníacas mantinham os humanos numa ilusão constante e viviam de se alimentar de nossas almas. Quando uma pessoa morria era porque já tinha perdido toda sua essência. Algumas pessoas podiam interagir com esse mundo paralelo e combater essas criaturas, o custo seria a sanidade. Só que o legal é que tudo isso poderia ser uma grande alucinação, bem como poderia ser verdade, ou tudo isso misturado. Quem iria dizer isso seria o mestre. E porque só algumas pessoas poderiam interagir com esse mundo, caso ele fosse real? Bem, não pensei na resposta para essa pergunta ainda.


Concluindo


No final das contas eu achei que o meu cenário mais criativo foi o Ilha de Vera Cruz, mas não apostava tanto nele. Achei que os outros dois poderiam agradar mais por serem temas mais populares, mas me enganei. Gostei do resultado da promoção, para mim e para os outros vencedores. Todos tiveram ideias bem criativas e boa sorte para o Zé que terá o seu cenário publicado pela Retropunk. Quem sabe eu invista em um destes meus cenários (ou nos três) e um dia disponibilize eles por aqui para vocês.

Obrigado à todos que votaram no Ilha de Vera Cruz e agora preciso pensar com o que gastar o meu prêmio. Estou em dúvida entre o 3:16 e o Este Corpo Mortal, o que sugerem?

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Meus parabéns! Você foi muito criativo ao sugerir esse cenário... Todos os que você escreveu foram bons, mas esse foi o melhor de fato. Estava torcendo muito por você <3

Gustavo disse...

Ei, parabéns! Curti Ilha de Vera Cruz! Será que veremos mais do cenário?

Bob Mota disse...

Andhora Silveira, obrigado pela torcida, pelo apoio e elogios. Que bom que gostou desse meu cenário.

Dr. Gustavo Brauner, eu pretendo rolar uma campanha ou aventura nele assim que conseguir o Este Corpo Mortal. E vou construir esse mundo aqui pelo blog, vou te informar sempre que colocar algo novo sobre ele aqui. Que bom que gostou.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...