quarta-feira, março 30, 2011

Young Justice




Howdy?!

Eu vi o anúncio da produção dessa animação em série, no dia 22/07/2010, veja o vídeo aqui, fiquei empolgado só pelo traço.
O estilo de desenho que escolheram, achei perfeito. Ficou muito bom. E desde esse dia eu esperava anciosamente para assistir o primeiro episódio e conferir se a DC novamente iria fazer um excelente trabalho.

E, pra variar, a DC acertou em mais uma ótima animação.

Totalmente diferente de Jovens Titãs, que também é uma equipe formada por sidekicks, o Young Justice, tem um tom mais sério. Apesar de manter o humor e se tratar de uma série com adolescentes.

O que me fez gostar tanto dela? Vou apresentar alguns dos motivos que me fizeram gostar tanto dessa série.


O grupo vai evoluindo como grupo



Quando você assiste o primeiro episódio, pelo menos eu passei por isso, fica se perguntando:

- Por que esses caras não trabalham em equipe?

Você vê cada um agindo por si. E, eventualmente, tendo uma ou outra atitude em que as habilidades de todos são aproveitadas.
Ou seja, você não tem uma Liga da Justiça, em que todo mundo sabe agir em grupo logo no primeiro episódio, e que nos outros eles continuam agindo tão perfeitamente quanto no primeiro.
Eu assisti os cinco primeiros episódios do Young Justice, e até agora eles continuam no, eventualmente. Você percebe uma evolução, quase natural, deles como grupo.

Por exemplo: O Robin é o mais problemático nessas horas. Ele está acostumado a agir com o Batman, quase como se houvesse comunicação telepática entre eles. Cada um sabe o que o outro vai fazer. Então ele age sabendo quais serão as reações do Batman.
O garoto-prodígio espera esse mesmo comportamento dos seus novos companheiros. O que não é possível. Eles nunca trabalharam juntos. Nunca treinaram juntos. O Robin simplesmente vai fazer o que ele acha que deve e espera que o grupo preveja suas ações e responda adequadamente. E isso nunca acontece.

A cada episódio, é perceptível que os personagens vão vencendo essas dificuldades gradativamente. Se adaptando. 
Quando eu vi esse detalhe sendo explorado no Young Justice, achei genial, dificilmente isso é explorado, com qualidade, em animações.


É uma série sobre admiração



O que fica claro também, logo no início, é que os personagens principais, Robin, Kid Flash, Superboy e Aqualad são grandes admiradores da Liga, de um modo geral, e dos seus "padrinhos".
Eles ficam muito empolgados com a oportunidade de entrarem para a Liga da Justiça, é como se isso fosse o ápice da carreira de um super-herói.
Fica evidente que eles estão tentando sempre impressionar seus mentores. Querem, sempre, mostrar que são tão grandes quanto os membros da Liga.
O tom de admiração está sempre presente. O Superboy admira muito o Superman e quer ser tão bom quanto ele. O Robin sabe para o que foi treinado e quer mostrar para o Batman que ele aprendeu tudo corretamente.
O legal é que, além de tentarem ser reconhecidos pelos grandes heróis. Eles precisam ser reconhecidos pelos grandes vilões. Quando eles estão enfrentando alguém, quase sempre, surge a seguinte frase:

- A Liga da Justiça está sem pessoal, para ter que mandar crianças para resolver seus problemas!

E vale salientar que, nem sempre eles conseguem mostrar para os vilões que são bons. No máximo mostram que são uma dor de cabeça, que icomoda bastante.


Frustração faz parte da vida. Temos que saber o que fazer com ela.



O que os deixa frustrados logo de cara é que eles achavam que iam ingressar na Liga, mas descobrem que foram separados para o treinamento.
Então eles se revoltam e ganham uma nova equipe pra eles. Quando eles pensam que será diferente, tomam outra porrada. A Liga usa essa nova equipe para o treinamento deles. O que os deixa na situação anterior. Mas agora não tem mais volta. Eles querem provar que a Liga está errada. Que o pessoal do Young Justice pode caminhar sozinho.
Mas se contradizem. Durante a maior parte do tempo os garotos não estão prontos. Mas eles insistem que estão certos!
Outro bom ponto. Apesar de levarem reclamações, de não conseguirem derrotar definitivamente um vilão, ou de levarem uma surra, eles precisam mostrar que aguentam o trampo. Que podem apanhar muito, mas que no final estarão de pé. Para chegarem na elite dos super-heróis, eles precisam saber lidar com isso. 
Não é legal?!
Tá certo que isso não é exclusivo do Young Justice, mas some isso as outras duas características e temos uma animação com um nível de complexidade um pouco maior que as outras.

Outros pontos que merecem ser comentados


Superman intolerante? Nunca vi.




Interessante é a relação do Superman com o Superboy. Sério, eu nunca vi o Superman ser intolerante com ninguém, nem nada. Mas com o Superboy ele é. Pra começo de conversa o azulão, não queria nem que o Superboy existisse. Ele não aceita o fato de terem clonado ele.
E joga toda essa raiva em cima do Superboy. Dá a entender que pelo Kal-El o Superboy teria deixado de existir ou iria para zona negativa, uma prisão, ou algo assim.
Mas pela Liga julgar que o garoto poderia ser útil, Kal-El teve que se submeter e aturar o garoto atuando junto ao Young Justice.
Então ele reprova tudo o que o garoto faz, por melhor que seja. Até o Batman foi pedir pro Superman desencanar, mas ele não aceita. Quero ver o desenrolar disso no decorrer da série.

Gostei paca desse Aqualad!


Quando vi no anúncio da série, e soube que o Aqualad iria estar nela, pensei que ele seria o personagem mais sem graça. Mas me surpreendeu. O Aquaman é um dos heróis mais sem futuro do mundo. Ele só serve se tiver água por perto. Nesse Aqualad eles capricharam um pouco mais.
Ele tem um equipamento nas costas que funciona de modo parecido com o anel do Lanterna Verde. Ele pode criar objetos, armas, escudos, etc. a partir deste equipamento. Lógico que é mais limitado que o anel. Mas não é só isso, o novo Aqualad também pode dar choques através desses detalhes em preto que ele tem nos braços, e essa energia pode ser utilizada nos objetos que ele cria a partir da água. Fora que o cara é forte e esperto! Tanto que ele ocupa um lugar de destaque no grupo!
Se eu fosse ele, pénabundeava o Aquaman e tomava o trono. Ele é muito mais legal que o Aquaman!


Concluindo

Essa é uma das melhores séries da DC, até agora, na minha opinião. Começou de forma brilhante e a história é bem feita! Se você puder, assista, vale a pena.
Lógico que ela não é boa apenas pelo que falei, existem outros pontos que só aumentam o valor da série, mas seriam necessários outros posts.  Tentei te estimular a assistir essa bela produção, para que você possa tirar suas próprias conclusões futuramente.
A paleta de cores é incrível e a série é bem animada. Tem tudo para ser um grande sucesso. E como a DC ultimamente não tem pisado, muito, na bola em relação as suas animações, não duvido que esta seja mal aproveitada. Se for, vai ser um belo vacilo!
Então é isso aí, assistam a série e venham por aqui dizer o que acharam.

6 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Tenho que assistir esse desenho! Também gostei muito do traço. Ele é bem diferente do traço de outras séries animadas da DC que eu já tenha assistido. Mas fiquei com uma dúvida: Quem é a verdinha? Eu diria que o Ajax é padrinho dela, mas... ele não era o último de sua espécie? De onde ela surgiu? :x


Resumindo: Amei seu post!

Bob Mota disse...

Fiquei com a mesma dúvida na cabeça. Pelo que eu sei, ele é o último da sua espécie. Mas sabemos também como é o mundo dos quadrinhos. O último nem sempre significa ser realmente o último. hehehehehehehehehe. Vê o Superman. Ele era o último, mas depois surgiu a Supergirl e tantos outros. Penso que tenha sido o mesmo com o Ajax.

* Andhora Silveira * disse...

Só que para mim, ela tem uma aparência tão humana que eu acho que tá mais pra o resultado de uma experiência entre genes humanos e os genes do Ajax... xD

Bob Mota disse...

Na série, o Ajax diz que ela é a sobrinha dele. Ela chegou na terra recentemente e precisa se adaptar aos costumes daqui. Ela é bem humana sim! Mas é bem legal.

* Andhora Silveira * disse...

ah... então deve ser uma decendente marciana sem genes humanos ^^'

Bob Mota disse...

É mas como humano nesse universo se reproduz com quase tudo. Então...não duvide Jovem Padawan!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...