segunda-feira, julho 09, 2012

Meu cenário de campanha de Mutantes & Malfeitores



Não faz muito tempo que escrevi aqui que estava planejando dar uma folga pra Tormenta RPG, o cenário principal da minha mesa, e jogar outras coisas com o meu grupo. Na fila estão os seguintes títulos: Mutantes & Malfeitores, Castelo Falkenstein, 3:16 - Carnificina entre as Estrelas, Este Corpo Mortal e Espírito do Século.

Começamos por Mutantes & Malfeitores, porque já tinha uma ideia praticamente pronta sobre que tipo de estória eu queria construir junto com meus jogadores. E também porque foi meio que de "supetão". Trouxe meus jogadores para cá com a intenção de testar a adaptação dos Aspectos do FATE para Tormenta RPG.

Aí eles disseram em uníssono: Ah não! Tormenta RPG de novo?! Não tem nada diferente para jogar não?

Não que eles não gostem de Tormenta, é que ficaram um pouco saturados depois da última campanha.

Eu disse que estava planejando um cenário para Mutantes & Malfeitores mas tinha muita coisa para ajustar, como eventos, datas, etc. Mas se eles quisessem a gente jogaria nesse cenário, ainda em versão beta! Eles toparam.


Um cenário ambientado no Brasil

Eu sei que algumas pessoas vão torcer o nariz para isso, meus jogadores não se importaram até agora, mas eu sempre tive vontade de tentar explorar o Brasil como cenário para aventuras fantásticas ou de super-herois. E finalmente consegui chegar num cenário que realmente gostei e que vai passar para os jogadores a ideia de que dentro do que imaginei, as estórias que quero criar são possíveis. Então posso criar um monte de coisas novas sem que eles fiquem pensando que coisas desse tipo não poderia existir no Brasil.

Decidi criar um novo Brasil a partir do período da ditadura militar. Mas não os coloquei exatamente neste período histórico, fiz com que isto estivesse acontecendo ainda no ano de 2012 (pelo menos em versão beta). Mas como isso foi possível?

Para justificar isso, inseri os super-seres no Brasil de uma forma diferente do habitual. Não totalmente original, porque acho impossível isso, mas diferente do que vejo por aí. Preciso deixar claro também que por decisão dos meus jogadores, eles jogarão no universo da Marvel! E entrei num acordo com eles de que jogariam no universo Ultimate da Marvel, por não ser cheio de eventos, ser mais fácil de controlar e encaixar melhor no cenário que estava pensando. Preciso lembrar também que a estória do cenário não está totalmente redonda com todas as pontas amarradas, e ainda está em versão beta. Dito isto posso começar a falar a respeito dele.




Super-Heróis + Brasil + Ditadura Militar


Ao contrário do que aconteceu, o Regime Militar permaneceu porque o governo conseguiu usar ao seu favor os super-seres que passaram a surgir no país a partir do momento em que as forças armadas mandavam no Brasil. Antes do Regime Militar, tinham surgido poucos heróis mas que foram devidamente aniquilados devido a força dos militares na época. Principalmente por causa da organização estratégica relacionada as táticas para reprimir tais indivíduos.

Após dar cabo destes seres os militares investiram na busca por novos indivíduos especiais para compor um batalhão de super-seres para lutar pela causa do governo. Jovens que manifestavam habilidades únicas desapareciam, enquanto as fileiras deste novo batalhão aumentavam. O governo passou a utilizar o batalhão para conter rebeliões, greves, manifestações, etc. E diferente do que o mundo conhecia, não haviam uniformes coloridos nem nomes chamativos, eram todos soldados marcarados em que dificilmente dava para perceber se eram homem ou mulher! Seus nomes eram números e só. Serviam ao exército, não estavam em busca de holofotes ou fama.

Os uniforme são algo parecido com isso.

A população de mutantes, ou pessoas que por algum outro motivo tinham habilidades sobre-humanas, começaram a se esconder. Outros se apresentavam ao governo, mas boa parte se escondia. Até que um grupo denominado SSubversivos (com dois "s" no início, seria uma abreviação de Super-Subversivos) se organizou para ir contra o governo militar e proteger a população durante as menifestações, protestos, etc. Além de tentar chegar aos super-seres antes dos militares.


E como o Regime Militar não acabou?


Porém os militares se organizaram melhor do que os SSubversivos e acabaram anaquilando o grupo. Diante disso, que foi uma carnificina a céu aberto, a população tremeu e se calou. Os militares passaram a usar sua Super-Tropa com mais violência e força, para mostrar quem é que manda! Nem sempre os SSubversivos chegavam antes aos super-seres, e o governo já tinha um batalhão numeroso e bem treinado. Conseguiram espalhar a tropa por todo o país, todos os estados, e além de ser um Regime Militar, passou a ser algo extremamente repressor e violento!

Apesar de tentativas de rebelião, protestos, etc., a população não teve sucesso contra o governo. E em pleno o século 21 o Regime Militar permanece, porém uma nova tentativa de organizar um grupo anti-governo tem início.  Os novos SSubversivos. E é aqui que os jogadores entram.


Concluindo e o que falta fazer

Basicamente o cenário é esse. Os SSubversivos não são um grupo de heróis com uniformes coloridos que atuam protegendo a população (nada contra esse tipo de herói, a maioria das revistas que acompanho são assim e gosto muito, só acho que não se encaixam bem neste cenário), são um grupo contra o governo que querem libertar a população do Regime Militar e impedir que os mutantes e afins sejam sequestrados para engordar a Super-Tropa. Portanto os "heróis" agem discretamente, na surdina e evitam ao máximo confrontar diramente os militares, por ainda não terem poder suficiente para isso.

Falta muita coisa ainda para definir, como os eventos importantes no país que levaram a história por esse caminho. Tenho que pesquisar bastante sobre o período militar, seus principais personagens, etc. Além de estudar como são os paises que atualmente são governados por um Regime Militar, violento e extremamente repressor. Quero também pensar numa forma legal de inserir personagens da política atual neste novo cenário, bem como definir como a mídia se comportou com relação a tudo isso, o modo de vida da população, etc. Ou seja, tem muito trabalho pela frente mas com a definição "beta" já deu para jogar uma boa partida.

Espero que tenham gostado e se quiserem ajudar, é só dar dicas e deixar sua opinião nos comentários. Isso ajuda muito no processo criativo.


4 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Achei muito bom esse Background... Muito criativo! Foi uma experiência bastante interessante viver em um Brasil em que a ditadura ainda prevalecia como regime político, e mais interessante ainda fazer parte dos SSubversivos.

Gostei bastante de jogar com um herói no estilo do Superman, mas pretendo fazer um novo personagem, caso a gente continue. Eu espero que façamos mais mesas utilizando esse cenário.

Doug disse...

Muito interessante realmente! Parabéns.

Eu gostaria de mais detalhes sobre a trama que parece ser muito boa, para ajudar estou te mandando um link que creio pode ser util: http://www.xr.pro.br/ENSAIOS/HEROISxHEROIS.html

Aguardo mais detalhes.

Doug disse...

Uma coisa que me incomodou um pouco foi a sigla SS que em minha opinião está sendo mal empregada, porque me remete a isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Schutzstaffel o que não parece ser a sua intenção.

Doug disse...

Olha eu tava lendo Guerra Civil da Marvel e talvez fosse bom você dar uma olhada também pode te ajudar a ter idéias pra essa campanha ai.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...