quarta-feira, setembro 21, 2011

Secret Origin - The history of DC Comics



Este documentário saiu em 2010 pela Warner Bros (óbvio a dona da DC), em homenagem aos 75 anos da casa do Superman, Batman, Mulher Maravilha e etc. Eu assisti sábado e esperei até hoje para falar o que achei dele.

Eu não sabia o que pensar deste material quando minha namorada (a @AndhoraSilveira) falou a respeito. Fiquei na dúvida se ele seria bom ou não, só me animei porque ela disse que tinha o Neil Gaiman e o Alan Moore na película. E eu sou fã dos dois! Aliás não sei porque ainda não falei deles com profundidade por aqui, quer dizer do Alan Moore eu postei o documentário dele (o Mindscape) mas só isso. Vou ficar devendo essa para mim mesmo!

Voltando ao documentário. A primeira coisa que eu gostei nele foi a trilha sonora, já no menu do dvd tive o primeiro contato com ela. É uma trilha instrumental suave, linda, não é infantil mas traz aquele clima de infância. Te leva para uma época em que você gostava demais de tudo aquilo que eles produzem. Provoca um efeito nostálgico.

Fora isso, começa com o depoimento do célebre Neil Gaiman, falando sobre seu primeiro contato com as histórias em quadrinhos. Essa parte é emocionante, ele conta que seu primeiro contato foi quando criança. Ele ganhou uma caixa cheia de revistinhas, mas não sabia quem tinha dado. O pai do Gaiman quando estava para morrer decidiu revelar quem tinha dado aquele presente mas não aguentou e morreu sem revelar o mistério. Creio que isso foi colocado na abertura do documentário justamente para chocar, para mostrar a importância dos quadrinhos na vida dele e dizer que se para você esse hobby tem a mesma importância então deve ver esse documentário. 

O começo do documentário é logo com ele! Muito bom!

A medida que o mesmo prossegue, vemos os depoimentos de várias pessoas importantes da área. Neal Adams, Karen Berger, Mike Carlin, Dan Didio, Neil Gaiman, Geoff Johns, Jim Lee, Paul Levitz, Dwayne McDuffie, Grant Morrison, Dennis O'Neil, Paul Pope, Louise Simonson, Mark Waid, Len Wein e Marv Wolfman. Fora os vídeos que contém depoimentos do Alan Moore, Jerry Siegel, Joe Shuster, Bob Kane, entre outros. 

Bob Kane

Neal Adams também marca presença.

Só por aí já dá vontade de assistir. Grande nomes dos quadrinhos estão presentes, explicando suas idéias, suas visões sobre os personagens pelos quais ficaram responsáveis, as decisões da editora a respeito de reformulações, criação de certos personagens, etc. 

Os fundadores da editora!

Interessante também é ser apresentado as eras dos quadrinhos pelos próprios profissionais desta indústria! Quer dizer, já ouvi muita gente dizer que isso é bobeira, que não vale de nada. Mas no documentário as eras dos quadrinhos são apresentadas como uma forma de organização apenas, são períodos em que as histórias eram concebidas de uma forma e de acordo com o período histórico vivido pelos E.U.A. a forma de fazer as história em quadrinhos muda. Na realidade os interesses do público mudam com o passar do tempo e para vender as histórias precisam estar concetadas com esses interesses. Por exemplo, a entrada do John Stewart nos Lanternas Verdes. Isso aconteceu quando os E.U.A passavam por um momento de segregação racial, na época do Luther King, do movimento Blackpower, o público tinha o interesse por essas questões e por isso o Lanterna Verde negro surgiu. As eras de ouro, prata, bronze e moderna, representam uma mudança nos gostos do publico, não só uma mudança visual ou na quantidade de sangue mostrada nas histórias como citam alguns.

John Stewart

Outro ponto abordado ferida cutucada é a morte do Superman. Ou a primeira morte um herói principal de uma editora de histórias em quadrinhos. Eles só confirmam o óbvio, foi uma decisão comercial para colocar o Superman no rank das revistas mais vendidas do país. Não foi nem uma boa história no fim das contas, tem momentos emocionantes, mas foi unicamente para isso. O interessante é que um dos envolvidos disse que a volta era planejada desde o princípio e se impressiona com o fato dos fãs terem acreditado que o Superman ficaria afastado permanentemente das revistas. Os ingênuos somos nós! Fora essa decisão puramente comercial, eles fala sobre a série televisiva do Batman, a do Adam West, da primeira série do Superman, seus filmes, animações, etc.

Eles falam até disso!

Interessante também é a exaltação ao Jerry Siegel e ao Joe Shuster, os criadores do Superman. Sabemos que a DC e as herdeiras dos criadores estão numa briga na justiça pelos direitos sobre o herói. Tanto que no reboot da editora eles mudaram o que puderam no herói para caso o processo seja negativo eles não tenham que tirar de circulação os títulos que envolvem o homem de aço. Para mim essa parte é uma tentativa de conciliação, sinalizando que querem negociar e tal. 

Joe Shuster de pé e o Jerry Siegel desenhando.

Polêmicas a parte o documentário é excelente! Foi muito bom ver tantos gigantes da indústria das histórias em quadrinhos juntos contando a história da DC Comics. É uma grande fonte de material histórico um bom entretenimento. Lógico que eles deixaram de fora as questões mais delicadas, como o processo dos criadores do Superman, mas não faz mal pois todo mundo está sabendo dessas coisas.

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Cahamm... Modéstia parte, sou muito boa em descobrir coisas boas. E esse foi um achado! Fico feliz que tenha gostado do documentário tanto quanto eu.

Muito bom seu comentário a respeito :)

Bob Mota disse...

Huahuahuahuahuha! Realmente é verdade, você acha cada coisa na web! Você é incrível!

Alex.. disse...

Cara, ótima resenha. Eu estava receoso em ver, e a maneira como vc escreveu a respeito, me impulsionou a assistir o filme. ;-)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...