sexta-feira, setembro 16, 2011

Monstros à solta! Resenha do Bestiário de Arton



Tá atrasada esse resenha, bastante atrasada. O livro está disponível desde o mês 4 e eu só fui adquirir há 1 mês atrás. Por isso a resenha demorou um pouco. Só um pouco.

Vamos ao que interessa! O Bestiário já chegou causando um grande hype pelo seguinte motivo: foi o primeiro suplemento para Tormenta RPG a estar disponível em duas versões, capa dura e capa mole.

O que eu posso falar a respeito disso?

Eu achei excelente! E as versões não tem preços tão diferentes, por volta de uns R$ 7,00 de diferença. Eu lógico que comprei a versão capa dura. Está impecável, bem acaba, muito linda. Parabéns para os idealizadores deste projeto.

Outra coisa que chamou atenção logo de caraos autores do livro. João Paulo Francisconi e o Gustavo Brauner. O Brauner já tem o nome carimbado no livro básico de Tormenta RPG, suplementos, é responsável pela linha do Reinos de Ferro, entre outras coisas. Já o Fracisconi é uma das revelações da editora Jambô deste ano. 
Para quem não conhece, o Francisconi é o Nume Finório no twitter, .20 e no fórum da editora Jambô. Sempre mostrou competência e que tem o domínio do sistema de Tormenta RPG. Suas adaptações, monstros, personagens e classes sempre foram bem elogiados no .20.  

Vamos agora para o livro em si.


As Regras

A introdução do livro explica o objetivo do livro, ou melhor os objetivos, de forma sucinta, bem escrita e bem humorada. Em seguida temos o Manual de Criação dos Monstros, um suplemento que saiu para download gratuito no site da editora e que foi publicado na Dragon Slayer 31.

Capa do Manual gratuito
Capa da Dragon Slayer 31

Logo após temos os monstros. O pessoal está de parabéns por tornar a vida do mestre mais fácil resumindo a ficha dos monstros. Nada conta o D&D 3.X, mas as fichas eram bastante extensas. Neste livro de monstros, nós (mestres) temos tudo o que precisamos em poucas linhas. Tudo muito funcional e prático. 

Outra coisa legal, eles resumiram os tipos de monstros. Agora são apenas, animal, construto, espírito, humanóide, monstros e morto-vivo. Também ficou bem mais simples de progredí-los, é como se cada tipo fosse uma classe. Tem perícias base, BBA e pontos de vida, os dois últimos sobem de forma fixa a cada novo nível, os bônus de resistência e CA são os da tabela de progressão básica do manual do cenário. Com isso ficou fácil acrescentar classes de personagens aos monstros quando necessário, bem dedutivo o procedimento. 


Os Monstros

Gostei muito de terem contextualizado cada monstro com o cenário. Aqui encontramos desde as criaturas mais clássicas do velho D&D, como o Tarrasque, até os exclusivos do cenário, como as criaturas de Tormenta! 
Um adendo, o Tarrasque voltou a ser o velho e bom destruidor de mundos que come dragões vermelhos anciões no café da manhã.

Essa contextualização já existia desde o antigo Livro do Mestre de Tormenta D20, mas aqui é algo bem mais profundo. Lá em poucas linhas os autores diziam como devíamos usar monstros clássicos do D&D em Arton. Aqui cada monstro ganhou uma história de acordo com o cenário, um motivo para sua existência em Arton.

Fora a surpresa do Tarrasque temos aqui os Eiradaan, os polêmicos elfos arcanos que deram as caras pela primeira vez no suplemento Galrasia, o mundo perdido. Eles ganharam o papel de seres feéricos, são um dos tipos de fada mais poderosos. Talvez seja essa a raça da rainha das fadas do cenário!

Primeira aparição dos Eiradaan
Outros monstros que são inéditos são os elementais da luz e das trevas, bem como os respectivos gênios. Em D&D só tinhamos gênios e elementais do fogo, da terra, da água e do ar. 

Creio que o ápice deste volume do bestiário sejam os diabos e demônios. Suas origens, bem como sua infinita guerra foram atualizadas. O papel deles no cenário foi revisto, e o fato do deus dos dragões ter voltado influenciou bastante no "equilíbrio" deste conflito. As fichas destes ficaram incríveis também.

A nova ilustradora, a Roberta Pares, fez um trabalho incrível. As novas ilustrações estão muito boas, o vampiro, o tarrasque, a aparição, a ameba gigante, todas tem uma excelente qualidade. O traço dela caiu como uma luva para Arton. Eu adorei! Tudo muito bem feito de bom gosto. Desde o Valkaria, as ilustrações são dela, e não decepcionou. Mostrou uma grande versatilidade ao ilustrar suplementos tão diferentes. Parabéns!

Um demônio reformulado
Rascunho da Gárgula para o Bestiário de Arton
Rascunho da Aparição para o Bestiário de Arton
Rascunho da Centopeia-Dragão para o Bestiário de Arton


No final do livro ainda ganhamos um plus, e somos presenteados com a classe de prestigio: Cultista do Mal. Além disso temos também uma lista das criaturas por tipo e várias tabelas de encontros aleatórios para diversas localidades, desde subterrâneos até encontros no deserto passando por montanhas, florestas, terrenos aquáticos e etc.


O que eu não gostei

O Bestiário é incrível, mas só tem um detalhe que não curti: As fichas repetidas. Lobo das Cavernas, Urso Coruja, Elementais (do médio ao enorme), Goblinóides, Ente, Homem Vegetal e alguns Lefeu. Essas criaturas que citei estavam presentes no livro básico do cenário, existem outras que parecen estar repetidas mas não estão. Por exemplo: o Centauro do bestiário traz as versões Xamã e Chefe, no livro básico temos apenas o Mestre da Caçada.

Tá certo que algumas criaturas ganharam ilustrações que não estavam presentes no livro básico, como o Urso Coruja e o Lobo das Cavernas, mas penso que não eram realmente necessárias. Poderiam ter aproveitado esse pequeno espaço para outras criaturas. 
Por exemplo, poderiam ter colocado os Aggelus e Sulfure no lugar do Ente e do Homem Vegetal, tem tantas outras criaturas que vagam pelo continente artoniano. Ou então colocar uma imagem dos dragões de arton. Não os dragões reis, mas uma ilustração mostrando como é cada dragão por completo, como no livro dos monstros de D&D. 

Lógico que isso não compromete a qualidade final do produto. Penso também que a intenção de colocar esse material repetido foi pensando no consumidor que pode vir a adquirir apenas o manual para usar com algum derivado do D&D. Deste modo a Jambô ofereceria à este consumidor um produto completo, sem que precisasse comprar o livro básico. Como foram pouquíssimas criaturas não precisamos fazer confusão nenhuma já que o livro está excelente!


Concluindo

Como já falei no post o livro é soberbo! Um excelente artigo para colecionadores de livros de rpg, jogadores e mestres de Tormenta RPG e para mestres e jogadores de outras mesas. 
Se você joga em algum sistema baseado no D20 e ainda não tem livro dos monstros, pode adquirir este livro que ele vai te servir muito bem. Você não vai se arrepender. O livro é completo, vindo inclusive com tudo o que você precisa para criar seu próprio monstro, e com monstros clássico e novos. O acabamento e arte, como de costume, não ficam devendo.

É um belo trabalho que vale o investimento. O preço está bem em conta, principalmente na versão capa dura, para algo tão bem feito. Com certeza sua mesa de rpg terá muitas aventuras com este incrível suplemento.

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu vi o livro e gostei bastante. As ilustrações são excelentes :)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...