quarta-feira, setembro 07, 2011

Dois goles e um trago, criatividade, western e Rango



Ontem eu assisti Rango, aquela animação da Paramount estrelada por Johnny Depp no papel de um camaleão tosco, e tive uma bela surpresa!

Sinopse: Rango (Johnny Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno velho oeste, na cidade de Poeira no deserto do Mojave, na Califórnia. De uma hora para outra, sua rotina de animal de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida "camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real, fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e até, quem sabe, se tornar um herói.


Trailer




Acho que agora já deu para você se situar.

Quando tinha ouvido falar desta animação pela primeira vez, pensei que seria apenas mais uma que mostrava uma aventura heróica e engraçada envolvendo animais e referências a ícones da cultura pop. 

Mas me surpreendi muito, a animação é bela. Faz uma grande homenagem aos filmes do gênero western e possui personagens muito cativantes! 
Mas o que me chamou mais atenção foi a criatividade na criação do ambiente em que o filme acontece, poucas vezes eu vi um modo de vida tão criativo no cinema. 


Dois Goles e um Trago


Essa expressão que abre a postagem, pra quem assistiu a animação, explica o que eu quero dizer. Na sinopse fica claro em que tipo de ambiente o filme passa e você precisa concordar que a coisa mais preciosa num deserto é a água. Mais preciosa que qualquer outra coisa!

E o que é mais coerente do que uma sociedade em que a água é a moeda de troca, ou em que quem tem água controla tudo?! 

Já vi algo parecido em o Livro de Eli (The Book of Eli, no original) ou em Waterworld (em que a situação era justamente o contrário, o que era precioso era terra) mas não tão bem desenvolvido quanto eu vi em Rango. 

A sociedade dos animais na cidade de Poeira (ou Dirt, no original) é baseada inteiramente na água. Temos medidas simples como "goles" ou "tragos" e quanto mais água você tem, mais rico você é. A economia toda é baseada nisso, o banco da cidade possui um "garrafão" de 20 litros como reserva, e cada animal tem uma conta onde retira e deposita suas preciosas gotas de água! 

O fato de quem tem maior quantidade de água controla tudo é mostrado através da figura do prefeito, ele é quem controla o abastecimento da cidade e inventou até um ritual em que todos os cidadãos precisam participar para terem seus depósitos cheios de água. No final das contas o prefeito tem apenas a única válvula que abre uma simples torneira no meio do deserto. 

O estranho ritual 

Se o bem mais precioso é a água, seus meios de transportá-la também são valiosos. Por toda a cidade você encontra várias garrafas de vidro ou outros recipientes. Os habitantes se preocupam muito em guardar recipientes para armazenar água. 


Não é porque é uma animação que o clima western ficou de fora



Esse foi outro detalhe que chamou atenção, a cidade é extremamente suja. Os personagens são igualmente sujos. A água é um bem precioso, necessário para a vida! Só quem toma banho é quem tem água sobrando. Os "pobres" a utilizam para beber, cozinhar e para outros fins mais necessários do que o banho. 
Exatamente como eram as cidades e os personagens mostrados na maioria das películas do gênero western. 

Duelos de pistolas no meio da cidade também estão presentes

A água era igualmente rara e os humanos não tomavam banho direto como nós hoje, pelo menos alguns de nós. Ninguém gostava de desperdiçar água com isso! Portanto pessoas com doença de pele, dentes faltando, roupas sujas, marcadas por terra e suor, eram extremamente comuns. Bem como em Rango! Os animais antropomorfizados reproduzem esse ambiente com perfeição. A sujeira, poeira e tudo que os antigos westerns tinham estão aqui também! E tudo excelentemente adaptado para os animais!

Fora a sujeira comum nos ambientes insólitos das películas de western, outros elementos também estão presentes. Basicamente todas as figuras carimbadas dos filmes italianos estão aqui! Desde os cidadãos que perambulam pela cidade, passando pelos frequentadores do Saloon, os pistoleiros, e etc.

O pistoleiro mexicano está presente aqui também


A trilha sonora também está repleta de boas referências! O violão é constante, as músicas remetem a américa latina. Trazem uma boa dose de temas mexicanos. Como deve ser. Lógico que está acompanhada, vez ou outra, por uma pequena inovação como uma guitarra elétrica mas nada que tire o clima do filme. 

Corujas Mariates tocando a trilha sonora da animação
Os cenários e as cenas clássicas também estão presentes. O grupo de Cowboy cavalgando no deserto e sol se pondo no horizonte. Todo o deserto é retratado com perfeição. Vales rochosos, arbustos secos levados pelo vento. Um belo visual. 

Cavalgadas ao por do sol


O espírito do oeste

Todo western precisa referencia-lo

Nenhum filme que faz uma homenagem aos antigos westerns está completo sem uma referência ao Cowboy dos Cowboys. Ao verdadeiro durão do cinema! Clint Eastwood! Qualquer filme que pelo menos cite o "velho oeste" precisa citar também Clint Eastwood. 

Aqui ele é o Espírito do Oeste, o guia espiritual de todos que estão fazendo sua jornada épica pelo deserto. Apenas os dignos tem contato com o Espírito do Oeste. E não pense que por ser um guia espiritual ele é menos durão. Ele é tipo de "guia espiritual" com um longo poncho sobre suas roupas de cowboy empoeiradas, barba for fazer, rosto talhado pela vida e chapéu de couro! O oeste não é misericordioso, o seu espírito muito menos!

A voz, o jeito de falar, o rosto, as expressões. É Clint Eastwood! Exceto que infelizmente o personagem não foi dublado por ele, mas ainda assim foi empolgante ver esse tipo de referência nesta animação!


Concluindo

Rango é uma boa animação. O cerne dela é falar sobre a jornada de auto-descoberta do personagem principal. Não é algo tão complexo ou profundo como um drama hollywoodiano, mas é o suficiente para te entreter por 1 hora e 45 minutos, sem te cansar. Fora que foi excelente ver tantas referências ao gênero western juntas numa só animação. 

Adorei também ver como a sociedade dos animais se desenvolveu em relação a água! Foi uma ideia bastante criativa que pode ser aplicada em diversas outras mídias. Dá até para usar como base a desenvolver uma sociedade do deserto para jogar rpg. Ou mesmo uma sociedade de um planeta alienígena. 

Enfim, recomendo para todos. É umm bom entretenimento. 

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Esse filme foi incrível... Eu não fazia ideia que era algo assim pelo trailer. Superou as expectativas: tem um teor filosófico e existencial muito grande, ele sempre está se perguntando: Quem sou eu?

É uma jornada. É épico!

E essa ideia de trazer o velho oeste para esse contexto foi uma grande sacada.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...