quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Efeito borboleta o C....., meu nome é Máquina de Rube Goldberg P.....



Howdy!?

Eu não gosto das coisas que passam na TV aberta. Por exemplo, eu amo Os Simpsons, mas a Globo deu um jeito de estragar essa série. Poucas coisas valem a pena ser assistidas na TV aberta de hoje em dia.
E é pela péssima qualidade da programação da TV que temos essa juventude idiota e sem personalidade de hoje. Lógico que não são todos os adolescentes ou jovens que são assim, mas a maioria é.
A informação que verão neste post, corrige uma informação errada transmitida por um programa da TV aberta.

Nota:Tá, eu sei. Você não dormiria sem esta informação. Você nem sabe como seria sua vida sem o que vou te dizer aqui.

O que é uma máquina de Rube Goldberg?

É um dispositivo desenvolvido para realizar uma tarefa simples de um modo bem mais complexo. Geralmente através de uma reação em cadeia.
Você já está cansado de ver esse tipo de máquina na TV, principalmente se você assistiu Tom e Jerry, Rá-Tim-Bum (não o Castelo) e programas semelhantes.

Vejam esses vídeos, para ter uma idéia do que estou falando.





Mas quem foi esse Rube Goldberg? Foi só mais um desocupado que tentou fazer a mais simples atividade do mundo do modo mais complicado e conseguiu?

Rouben Goldberg

Não, caros nerds. Ele foi bem mais do que isso.
Reuben Lucius Goldberg, americano, nasceu em 4 de Julho de 1883, faleceu em 7 de Dezembro de 1970, era cartoonista, escultor, autor, engenheiro e inventor. Não só desenvolveu esse tipo de aparato, como também foi o fundador, membro e primeiro presidente da Sociedade Nacional de Cartoonistas . 
O Reuben Awards, tem esse nome por conta dele. Esse importante prêmio dos quadrinhos já foi concedido à vários autores de histórias em quadrinhos como:
  • Charles Schulz, Peanuts - 1955
  • Bill Watterson, Calvin e Hobbes - 1988
  • Will Eisner, The Spirit - 1998
Creio que pouca gente imaginava esse tipo de relação. Para quem já conhecia a vida dele, não teve muita surpresa.
Goldberg marcou a história dos quadrinhos no mundo e paralelamente inventou uma máquina bastante divertida de se construir. E veja que não é inútil, pelos princípios físicos envolvidos, e pela facilidade de se encontrar materiais para sua construção, tais máquinas são bastante utilizadas hoje em dia para aulas de física, matemática e afins.
Chamar uma máquina dessas de inútil, é o mesmo que dizer que os desenhos de máquinas voadoras de DaVinci eram inúteis, por nenhum ter sido construído. Sendo que estes forneceram a base para o desenvolvimento de tecnologias atuais, como a tecnologia envolvida no desenvolvimento dos helicópteros.
A reação em cadeia dessas máquinas realmente impressiona. Veja quem já construiu uma dessas.


Esse segundo vídeo é de uma abertura de um programa japonês que passava na TV Cultura chamado: Viva a Pitágoras!!
Sempre tinha uma máquina de Rube Goldberg diferente.



Esclarecido o que é a tal "máquina do efeito borboleta", resta esclarecer o que é o "efeito borboleta".
Inicialmente, é interessante esclarecer a Teoria do Caos.
Segundo o Wikipedia, e ela está correta para este conceito, a teoria do Caos pode ser definida da seguinte forma:

Para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela ação e a interação de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de fatores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.
Além disso, mesmo que o número de fatores influenciando um determinado resultado seja pequeno, ainda assim a ocorrência do resultado esperado pode ser instável, desde que o sistema seja não-linear.
Muita gente quando fala na teoria do caos, diz o seguinte: "Essa é a teoria que diz que o bater das asas de uma borboleta no oriente pode provocar um furacão no ocidente". Ou algo parecido com isso.

No entanto, essa teoria não diz nada disso.

Resumidamente, esta teoria discorre sobre a influência de pequenos fenômenos, sobre fenômenos maiores, gerando resultados inesperados. Portanto o bater de asas de uma borboleta não seria o que pode provocar um furacão, mas esse fenômeno, somado a vários outros fenômenos aleatórios, pode gerar tal efeito.

O tal "efeito borboleta" é um exemplo que serve como base para o conceito da teoria do caos. Ele foi teorizado pelo matemático Edward Lorenz, em 1963. E provado matematicamente através de um modelo conhecido como o Atractor de Lorenz.

Edward Lorenz

Uma coisa que eu acho engraçada é que, o quadro do programa de televisão que deu origem à este post, diz provar o "efeito borboleta" utilizando uma máquina de Roube Goldberg.

Dá para sacar a confusão que isso provoca?

Tá certo que a maioria do povo, tá preocupado com quem vai sair no BBB no próximo paredão, mas para àqueles que buscam o conhecimento, um pouco de informação nunca é demais.
E é para as pessoas em busca de conhecimnto que dedico este post.

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Qual foi o programa de Tv que fez isso?

Não conhecia o trabalho de Roube Goldberg e estou impressionada o quanto ele foi importante e fez coisas significativas... um gênio de fato.

Nunca esqueço da máquina de Tom pra pegar Jerry. Obviamente ele não consegue seu objetivo por um pequeno erro de cálculo... xD

Amei o seu esclarecimento entre a relação do fênomeno do efeito borboleta e da máquina de Goldberg. Bastante informativo ^^

Bob Mota disse...

Nesse caso eu não quis dizer o nome do program em respeito ao comediante. Mas já que você pediu, foi O Formigueiro da Band.
E fico feliz de você ter gostado!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...