segunda-feira, junho 04, 2012

Os Elfos mais brucutús de todos os tempos


Elfos, um assunto polêmico. Acho que eu conheço mais pessoas que odeiam esses seres do que pessoas que curtem jogar de elfo. Muita gente diz que os elfos são todos uns bundões, são cheios de fricotes, não aguentam pegar no pesado, coisas assim. Mas será que todos são assim? Esta postagem mostra que existem elfos brucutús, dignos de qualquer filme de ação!


Esta lista tentará reunir os elfos das principais mídias consumidas pelos nerds do mundo, são elas: Games, Literatura, Cinema e Quadrinhos.


GAMES

Esse eu acho que vai ser polêmico, mas eu penso que esse cara mereça estar nesta lista. Até porque não encontrei nenhuma lista dos maiores elfos dos games, então não encontrei argumentos que fossem contra o que vou falar aqui.

Magus

Esse elfo (pelo menos assumo que seja elfo, pelas características dele no game) resolveu invocar o maior mal do mundo para que ele mesmo pudesse detoná-lo! Mas isso você entende no final da primeira metade de Chrono Trigger para Super Nintendo! Durante o início do game você acha que ele é o maior villão do game. É temido por muitos, tem poderes mágicos incríveis, capangas de todos os tipos, etc. Você também pode unir ele a sua equipe se quiser e ter acesso a um bom personagem, o que não é nenhum demérito e não faz dele menos brucutú. Em termos de estória ele não consegue concretizar o que quer, mas só porque o jogador é quem manda no game. Caso contrário ele teria recursos suficientes para realizar esse feito. Não tenho dúvidas.

Magus já se mostrava um elfo diferente dos outros, não queria saber de florestas e topou invocar um mal antigo (mesmo que isso destruisse meio-mundo) para se livrar dele de vez! Mesmo não dando certo, ele mostrou que não tem medo de desafios por maior que eles sejam! E ia fazer isso sozinho caso aquele moleque enxirido com cabelo de samambaia  não tivesse se metido!


LITERATURA

Vamos começar pelo primeiro elfo brucutú de todos os tempos! Antes, entenda que o Legolas pode ter sido o primeiro elfo e Tolkien a fazer sucesso, mas existe um elfo que supera muito ele. Seu nome:


Fëanor Noldor


O primeiro elfo a desafiar os "deuses" do seu mundo (Valar), sair de debaixo das asinhas confortáveis deles, formar um grande exército, ser o primeiro forjardor de armas do seu mundo, aquele que criou as Simlarils que contém o único resquício da luz das árvores gêmeas que iluminavam o mundo, o cara que derrotou e perseguiu  um exército de orcs, e só foi derrotado pelo mais poderoso dos Balrogs! Sua finalidade era chutar a bunda de Melkor e pegar as Silmarils de volta. Agora admita: esse elfo tem ou não sangue nos olhos?

Fëanor é um brucutú! Em seu discurso ao desafiar os deuses ele diz que mesmo que ninguém o siga, irá sozinho atrás de Melkor para chutar o traseiro dele! Pode ser um pouco de loucura, mas só alguém com sangue de brucutú é capaz de tentar realizar este feito. Mesmo que não tenha conseguido, um exército de orcs e as dificuldades do mundo não foram sucifientes para pará-lo, só o mais poderoso dos Balrogs foi! O primeiro brucutú élfico!

Obs.: toda a vida deste elfo está descrita no Silmarillion.

CINEMA

Esse foi difícil! Apesar de Legolas ser um bom representante da raça, eu não vou colocar dois personagens de Tolkien nesta lista. Então escolhi um personagem que é tão bom quanto Legolas como Elfo.

Príncipe Nuada

Apareceu pela primeria, e única, vez nas telinhas no filme Hellboy II: The Golden Army. Este Elfo cansou da condição do seu povo, viver em florestas e no subterrâneo escondido dos humanos. Enquanto estes desfrutam de todo planeta, arriscando inclusive os domínios de Elfos e afins já que os humanos também devastam tudo! Ele então decidiu usar de poderes antigos para declarar uma guerra contra a humanidade e devolver aos elfos seu lugar de honra!

Nuada Silverlance, príncipe do clan dos Elfos Bethmoora, mostra-se um adversário totalmente a altura de Hellboy e de qualquer outro membro do B.P.R.D. Habilidoso com armas marcias, como espada e lanças, ele mostra que os Elfos não são só exímios arqueiros (como na maioria das obras de ficção), mas que podem ser igualmente habilidosos com qualquer outro tipo de arma. Visto que sua arma mágica pode alterar a forma e virar um espada ou uma lança, então nada de: Elfos são bons apenas com arco e espada longa. Fora que ele quase mata o turrão do Hellboy!


QUADRINHOS

Esse foi difícil, principalmente por que estórias com o tema da fantasia clássica não são maioria. Na realidade você conta nos dedos quais estórias desse tipo fazem sucesso no mundo! Se é que existe alguma que realmente agrade. Eu só conheço duas séries em quadrinhos que tem o rpg como inspiração, e mesmo assim ainda dizem que são duas séries ruins, a do World of Warcraft e a de Dungeons & Dragons. Dragon Age e Pathfinder começaram agora também, mas ainda está cedo para julgar. Então mesmo com uma série ruim, eu escolhi esse personagem icônico que começou no rpg, foi parar nos quadrinhos e muita gente adora.


Drizzt Do'Urden

Um personagem coadjuvante que conquistou seu título de protagonista! Criado por R. A. Salvatore para a Ice Wind Dale Trilogy, inicialmente um personagem secundário, ganhou sua própria trilogia de romances que foi adaptada para os quadrinhos. The Dark Elf Trilogy. Para começo de conversa, e muitos vão reclamar por causa disso, Drizzt é um Elfo Negro e não um Elfo comum. Mas ainda assim um Elfo. Então merece estar aqui.

O motivo: o cara vive, somente, em Underdark. Um emaranhado de túneis embaixo da terra, de uma extensão impressionante, e abriga todo tipo de criatura nefasta do mundo de Forgotten Realms! Mas não é só por isso, porque se fosse só por viver em Underdark todos os Elfos Negros mereciam estar nesta lista. Drizzt é o oposto da maioria de sua raça, que é de vilões, foi capaz de sobreviver sozinho exilado no mundo da superfície, e escapar de Underdark, enfrentar o maior assassino dos reinos e se libertar do cativeiro dos Duergar. Então ele merece estar por aqui, tá certo que nem tudo foi adaptado para os quadrinhos mas é um dos poucos que deu as caras por lá e é um brucutú apesar de ser um pouco melancólico.


E o RPG cadê?

Como perceberam, não incluí o rpg nesta lista pelo simples motivo: não há um elfo de um cenário de rpg superior a todos os outros elfos de todos os outros cenários de rpg. Eleger isso é mais difícil do que eleger os personagens desta lista. Fora que você pode encontrar elfos bem distintos dependendo do cenário em que está. O Drizzt apareceu aqui por ser o melhor dos elfos que já apareceu nos quadrinhos, pelo menos até agora. Pense no quadrinhos de World of Warcraft e no de Dragon Age, existe alguém tão marcante quanto ele nestas obras?

Por isso decidi deixar o rpg de fora desta lista. E creio que a presença do Drizzt esteja bem justificada, mesmo ele surgindo na literatura e nos rpgs antes de ir para os quadrinhos. E é justamente dos quadrinhos que eu mais conheço o Drizzt.


MENÇÕES HONROSAS

Mesmo não sendo tão famosos quanto seus primos do exterior, vou citar 2 elfos que merecem aparecer por aqui. Um do rpg (finalmente) e um da literatura, ambos representantes nacionais. Outra coisa que é importante salientar é que não conheço outra obra literária nacional baseada em rpg que tenha personagens élficos. E por não jogar tantos rpgs nacionais, vou falar de um representante do meu cenário de campanha atual. Já sabem de quem vou falar?

RPG

Berforam - Tormenta


Este é o primeiro Elfo Negro e Arton, mundo principal do cenário Tormenta D20 que hoje é Tormenta RPG. Os Elfos Negros em Arton são um seita, não uma raça. Amargurados por terem sido derrotados por uma raça considerada inferior (os Goblins) e por terem sido abandonados por sua deusa patrona original. Um grupo de Elfos volta sua crença e sua vida para a deusa da noite e das trevas, Tenebra. Criando a seita dos Elfos Negros, que odeia todo e qualquer Elfo devoto de Glórienn (sua deusa criadora).

Berforam foi o primeiro. Quando ainda era Elfo, foi considerado o maior dentre todos os de sua raça. O mais habilidoso, o maior espadachim e arqueiro de todos. O maior Paladino de Glórienn. Porém deixou todas essas honrarias, voltou sua devoção para Tenebra e virou o primeiro e maior de todos os Elfos Negros até então.
Merece estar nessa lista por ser um fundandor de uma seita que procurar devolver a glória aos Elfos através desse novo caminho, aniquilando a presença de Glórienn e sua estória e mostrando que os seus semelhantes não precisam chorar sempre por essa tragédia.


LITERATURA NACIONAL

Edauros - O Terceiro Deus

O Elfo, bem-humorado, egoísta, bon vivant, ambicioso e corajoso, surgiu em O Terceiro Deus (livro que faz parte da trilogia de Tormenta do Leonel Caldela) e ganhou uma boa quantidade de fãs. Primeiro, por ser o primeiro Elfo do cenário que não vivia chorando pelos cantos e que não se importava para a situação atual da sua raça. Edauros queria saber de si mesmo, de sua irmã e de conseguir poder para fazer o que quisesse! Isso resume bem este personagem. O maior objetivo da sua vida era se tornar um Dragão, fazer uso da herança da sua família, que segundo ele decendia de tais seres.
Segundo, que apesar de ser um Feiticeiro (aparentemente um classe clássica para Elfos) o garoto é um exímio combatente, tanto que não conjura outra coisa a não ser magias de dano! Um Elfo bem diferente de todos que já haviam surgido no cenário. Um bom representante da sua raça, por isso merece aparecer por aqui.


MANGÁ

Decidi, de última hora, fazer essa referência a uma personagem de um dos mais clássicos mangás de fantasia medieval.

Deedlit - The Record of Lodoss War

A Elfa da Luz do grupo de personagens principais de um dos anime/mangá/game mais clássicos de fantasia. Extrovertida, forte e responsável, Deedlit conquistou fãs por todo mundo por ser uma das primeiras representantes dos Elfos a fazer sucesso no universo dos mangás. Ela já era diferenciada por não ser apenas uma princesa élfica, ou uma donzela sempre em perigo, ela é uma guerreira! Uma de suas definições mais clássicas diz que seu objetivo é o combate. Ou seja, a garota dá um boi para não entrar numa briga e várias boiadas para não sair dela!

Uma das poucas representantes femininas de suas raça, clássica o bastante para ser citada aqui! Uma "típica" guerreira élfica num mundo de fantasia. Talvez a única por muito tempo, nos quadrinhos. Aliás, não sei o porquê de não existirem poucas histórias de fantasia clássica que fazem sucesso e que tem uma elfa como protagonista. Deedlit marcou uma geração.





Concluindo

Espero que tenham gostado da lista de personagens. Se você não concorda com algo é só discutir a respeito nos comentários. Gostaria de saber também quem você colocaria nesta lista!

4 comentários:

Kurosu disse...

E a Sylvanas Windrunner, de World of WarCraft? Mesmo sendo uma morta-viva, ela ainda tem o espírito de uma elfa!!

Hebert disse...

Faltou também...A NIELE! SEU HEREGE!HUIAHUAIHUIA;xD

Erisianus disse...

Magus não é elfo.
Ele é um humano. Em Chrono Trigger, nunca dizem explicitamente porque ele adquiriu essas orelhas pontudas quando adulto (ele não as tinha quando criança). Como ele foi criado entre demônios/ místicos, que odiavam a raça humana, ele deve ter se disfarçado para poder liderá-los.

The Link disse...

acredito que o magus seja um elfo negro, embora nada fique claro no jogo, apenas os "iluminados" podem usar magia, esses "iluminados", se repararam, possuem pele meio acinzentada, as pessoas de pele branca nao conseguem usar magia, assim sendo acho que os iluminados sao elfos negros, como magus por exemplo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...