sábado, dezembro 24, 2011

Charles Dickens e o Espírito do Natal



Você pode não conhecer Charles Dickens mas com certeza conhece a história Christmas Carol ou, como foi traduzida aqui no Brasil, Um Conto de Natal. Mesmo que nunca tenha lido o livro creio que várias animações tiveram episódios, ou filmes especiais de natal baseados nesta história. Não acredita? Continue lendo.

O Um Conto de Natal, de Charles Dickens foi publicado em Dezembro de 1843, em pouco tempo vendeu um recorde de cópias para a época (6 mil cópias em uma semana) e atualmente é considerado um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos.

Charles Dickens

Resumo - Um Conto de Natal 

As primeiras páginas da primeira edição do conto de 1843


Ebenezer Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.
Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam.
O primeiro espírito chega, um ser com uma luz que emanava de sua cabeça e um apagador de velas embaixo do braço à guisa de chapéu. Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando Scrooge ainda amava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge enfia o chapéu na cabeça do espírito, ocultando a luz. O espírito desaparece deixando Scrooge de volta ao seu quarto.
O segundo espírito, o do Natal do Presente, é um gigante risonho com uma coroa de azevinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalina dos Cratchit, onde vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem "contemplados" com sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. Depois disso vai embora.
O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta envolta num traje negro que oculta seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge sua morte solitária, sem amigos.
Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal, e a ser generoso com os que precisavam, e a ajudar seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele.

O conto é um dos melhores sobre o tema, eu acho incrível porque ele não dá importância aos presentes nem ao cristianismo. Ele fala mais sobre o que esta data pode provocar nas pessoas, como elas são tocadas por "um espírito de natal" que invoca o seu melhor. Ou seja, não importa se você crer ou não em Deus ou Jesus, o natal pode tocar sua vida e despertar em você os melhores sentimentos!

Creio que ele pode ser analisado sobre diversos aspectos, não só sobre o natal. A ligação por Dickens apresentada entre passado, presente e futuro nos mostra também que não vale a pena ser um cretino pelo resto da sua vida. Só leva à solidão e amargura. Ele mostra também que nunca é tarde para mudar e se tornar uma pessoa legal. E porque não fazer isso na época de natal? Independente daquilo que você acredita. 

O que esse conto também passa para mim é bem representado pelo episódio 144 d'Os Simpsons, da 7ª temporada. O nome do episódio é: Lisa, a Iconoclasta.


Lisa, a Iconoclasta


Sinopse: Lisa tem de fazer um trabalho sobre o fundador de Springfield em homenagem ao bicentenário da mesma e acaba descobrindo que o fundador da cidade era na verdade um pirata sanguinário que tinha uma língua de prata, porque durante uma de suas lutas alguém arrancou sua língua. Lisa tenta avisar a todos quem realmente foi "O Herói de Springfield" com a ajuda de Homer, mas não conseguem pois ninguém quer acreditar nessa história. Lisa sugere então, que todos desenterrem o corpo de Jebediah Springfield para eles verem a língua de prata; mas ela não está lá. No fim ela descobre onde a língua está e na hora de revelar a todos a grande verdade sobre Jebediah, decide esconder, pois apesar dos pesares essa data desperta sentimentos de união e patriotismo nos habitantes da cidade.


Ou seja, a comemoração pode ser uma farça, o evento todo pode ser uma farça,  mas traz para a superfície os melhores sentimentos entre os habitantes de Springfield. Faz bem para todos comemorarem esta data.


O Espírito do Natal Existe

Poster do filme

Um caso impressionante, eu vi foi no filme de 2005, Feliz Natal (Joyeux Noël, no original), baseado em fatos reais.

Trailer




Sinopse: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e o exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

O sentimento por essa data especial, a saudade de casa e outros sentimentos foi mais forte que a 1ª Guerra Mundial. Uma trégua aconteceu e nos dias seguintes os batalhões que estavam nessa área tiveram que ser trocados pois não queriam mais participar da guerra.

Incrível não?!


O conto do Charles Dickens em outra mídia

Acho que você já viu esse.
Quem será que é o Scrooge deste conto?

Esse conto já foi adaptado por várias outras animações através dos tempos, principalmente no universo Disney que, salvo engano, temos O Conto de Natal do Mickey e os Muppet Christmas Carol.

Os Muppets também adaptaram a obra.

Outras histórias que fazem referência ao Conto de Natal são o Especial de Natal do Shrek, O Expresso Polar, O Conto de Natal dos Flintstones, entre tanto outros!

O ogro e sua família fazem uma referência a obra de Dickens

Porque eles comemoram o Natal eu não sei.

Mas o mais impressionante, na minha opinião, é O Christmas Carol da Disney. Em que numa belíssima animação em 3D a obra de Charles Dickens ganha vida. Temos atores de peso nesta produção como Gary Oldman e Jim Carrey. A adaptação é incrível, extremamente fiel. O 3D é espetacular! Simplesmente não tenho do que reclamar desta animação.

A melhor adaptação na minha opinião.

Trailer


Sei que muito provavelmente não citei todas as adaptações desta obra de Dickens, mas já dá para entender o quanto que ela é exaltada em várias partes do mundo!


Concluindo

Este dia desperta o que há de melhor em muitas pessoas, celebre isso ao invés do nascimento de Jesus. Até eu sei que Jesus não nasceu nessa época e que a igreja católica assimilou esse feriado dos povos conquistados para facilitar a aceitação do cristianismo!

Mas, sinceramente, não me importo. Muitas pessoas se enchem de esperança nessa data, tantas outras tornam esse dia especial para os menos afortunados e eu não vou impedir tudo isso, nem ir contra essa data.

Enfim, acho que já deu para entender!

Feliz Natal para todos!!!

Que você seja feliz neste Natal!

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Você é demais! Conseguiu catalogar aqui quase todos os especiais de Natal baseados nesse Conto tão especial de Charles Dickens...


Gosto da maioria aqui! Só não conheço esse Joyeux Noël...

Bob Mota disse...

Espero não esquecido nada de importante.
Eu também não conhecia esse Joyeux Noël, o primeiro contato que tive foi através do Jovem Nerd. Recomendo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...