segunda-feira, novembro 21, 2011

Sacaneando os jogadores da sua mesa de RPG



Todo mestre já fez isso, sacaneou os seus jogadores. Seja matando todos nos final da aventura, sem dar chance de ninguém revidar. Seja colocando eles para trabalhar para o vilão da história, ou coisas assim. 
Hoje vou contar para vocês uma aventura sacana que eu fiz na minha mesa de rpg há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante!

Nós jogávamos 3D&T, por volta de 2003 ou 2004, e os meus jogadores estavam muito fortes! Sabe o  temido ciclo Dragon Ball? Pronto, eles estavam presos nele. Você não conhece o Ciclo Dragon Ball? 

Ciclo Dragon Ball: Acontece quando um grupo de personagens de rpg fica muito forte e o mestre precisa fazer vilões mais fortes para o grupo enfrentar. No entanto cada vez que o grupo derrota um vilão mais forte, eles evoluem e ficam ainda mais fortes. E o mestre precisa fazer vilões cada vez mais fortes, o ciclo não pára mais. 

O anime/mangá é bom, mas é um vilão mais forte que o outro e só.

Isso é muito chato, pois as aventuras basicamente passam a ser muito repetitivas, não há nada que seu grupo não possa fazer. Nada é desafiador a não ser um vilão muito, muito forte! Exatamente como o anime/mangá de Dragon Ball/Dragon Ball Z, por isso eu dei esse nome à esse efeito. 

*Obs.: Um colega meu, o @moreaudobodejr , disse que o @JMTrevisan dava o mesmo nome a esse efeito muito antes de mim numa publicação conhecida como Dicas de Mestre. Eu nunca li essa publicação e dei o mesmo nome a esse efeito, portanto não é um plágio nem nada semelhante. Com diz Douglas Adams é apenas uma grande coincidência.

Eu estava cansado desse ciclo interminável e resolvi fazer algo diferente. Nessa época eu tinha racionado os itens mágicos nas minhas aventuras, meu grupo estava forte demais não precisava disso, e eles viviam reclamando por que eu não colocava itens para eles pegarem nas aventuras. Desta vez eu resolvi chutar o balde! 


A Aventura

Preparação, tudo o que meu grupo não tinha!


Narrei que o grupo estava viajando durante a noite e que precisava acampar. Os jogadores concordaram montaram acampamento, se alimentaram e foram dormir. Não deixaram ninguém de guarda, nem mesmo feitiços de proteção prepararam pois não precisavam muito. Eram quase semi-deuses. Triste engano. 
De repente o grupo foi assaltado, um indivíduo bem sorrateiro conseguiu se aproximar do grupo e roubar quase tudo que tinham (os poucos itens mágicos), no entanto o ladrão não conseguiu ser bem sucedido em tudo e acordou um dos heróis. Foi aquele alvoroço! O ladrão conseguiu correr e os heróis saiam em perseguição.

Descobriram que não muito longe de onde estavam tinha uma grande torre que conseguia ficar quase invisível durante a noite. Onde o ladrão havia se refugiado. A torre estava cercada por guardas que pareciam ser bastante poderosos. Os heróis conseguiram passar por eles depois de uma boa luta e já aí conseguiram algumas armas, mas menos poderosas que as suas. Iriam precisar de tudo o que encontrassem pois estavam praticamente pelados, sem arma mágica alguma. 

O grupo invadiu a torre. No primeiro andar haviam algumas armadilhas, monstros e coisas assim. Mas nada que rendesse um item equivalente as armas que tinham. Avançando para o próximo andar, encontraram um outro npc. Se dizia um dos donos da torre, ele disse que os heróis eram invasores e mereciam a morte por isso! Uma bela batalha aconteceu, terminou com a vitória dos heróis. Por sorte o "vilão" estava cheio de itens mágicos, e os jogadores fizeram a festa! Encontraram até algumas coisas melhores que os seus itens anteriores. 
 
O interessante é que descobriram também, através de diários e livros que pertenciam aquele npc, que a torre era um grande quartel general de um grupo de vilões bastante antigo e poderoso que pretendia dominar o mundo e estavam na fase final de preparação do seu grande e infalível plano! Os heróis ficaram bastante animados pois poderiam detonar o ladrão sem pena, por roubar os itens mágicos e por ele quererem dominar o mundo! Eles iriam recuperar todos os seus itens e ainda iriam ser os salvadores do dia mais uma vez. 

As batalhas eram emocionantes, como esta!

Andar após andar, novos vilões surgiam. Muitas vezes auxiliados por criaturas poderosas, portadores de itens incríveis e únicos! Os jogadores pilharam tudo o que podiam! As batalhas eram ferozes, os heróis saiam cada vez mais detonados de cada uma. Mas no fim conseguiam alguma recuperação que os deixava prontos para o próximo desafio. A carnificina continuou até o último andar. 


A Sacanagem

Sacanagem!

No último andar os heróis encontraram com o grande ladrão. Deixaram a conversa de lado e partiram para cima do cara! Os jogadores estavam muito felizes, tinha conseguido itens que desejavam muito. Não estavam mais ligando para os suas armas antigas, que agora estavam sendo utilizadas pelo vilão. A batalha estava num ritmo impressionante, os jogadores estavam dando tudo de si, estavam decididos a se vingar do ladrão e a salvar o mundo mais uma vez. 

Então no clímax da batalha, no momento final, durante o último golpe, um galo canta! Exatamente, um galo cantou, os heroís acordaram e tudo não passou de um sonho. Um sonho construído através de uma magia (o Mundo dos Sonhos) conjurada por um Clérigo de Hynnin, o deus da trapaça do mundo de Tormenta. Os jogadores ficaram impressionados com o que aconteceu, tentaram pegar o cara mas ele conseguiu fugir. Não ganharam experiência, nem itens mágicos, nada! Absolutamente nada! Mas não ficaram chateados. 

Eu achei que todos ficariam muito zangados, mas a resposta foi outra e totalmente positiva. Todos adoraram o que aconteceu. Não se importaram se deixaram de ganhar alguma coisa. Todos se divertiram. O mais legal é que até hoje o pessoal lembra dessa aventura e diz como foi legal. Pra mim foi uma solução criativa para sair do Ciclo Dragon Ball. Me diverti muito também e acho que essa foi uma das melhores aventuras que já fiz.


Conclusão

Creio que quando uma sacanagem desse tipo é bem feita, todo mundo se diverte e ninguém fica chateado. Foi bem divertido para mim criar tudo isso, e mais ainda para os meus jogadores participarem de algo assim. A aventura dentro da aventura é bem clichê, uma torre cheia de vilões poderosos que querem dominar o mundo, mas o final surpreende e faz com que essa aventura se diferencie das outras! 

As vezes quando tudo está muito repetitivo e talvez sem graça, vale a pena apostar em algo totalmente novo. Não só se arriscar no mundo dos sonhos, existem várias outras oportunidades. Você já fez isso? Não? Experimente! É bem legal! Caso já tenha feito, conte para nós sua experiência através dos comentários. Caso tenha feito outra coisa para sair da rotina relate também, pode ajudar outros grupos a se divertirem.

4 comentários:

Critico disse...

Não vi sacanagem ai. Achei a ideia BEM legal na verdade! Foi muito interessante e criativo!
Curti muito!

Bob Mota disse...

Obrigado cara! É porque na época eles consideraram uma sacanagem mas acharam tão criativo que não reclamaram.

Mestre Veterano disse...

Gostei muito da ideia...é clichê ,mas dependendo de como se use a narração fica formidável

Bob Mota disse...

Então, não é tão original mas foi bem legal!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...