quarta-feira, novembro 02, 2011

El Día de los Muertos e sua aplicação no RPG



No Brasil no dia 2 de Novembro temos o dia de Finados, é uma espécie de tributo aos mortos. Aos nossos parentes/ancestrais mortos. No entanto não somos os únicos a realizar esse tipo de ritual anual, muitos outros países também o fazem, não só isso como também veem a morte de modo diferente de nós.

O dia de finados no Brasil é uma data especialmente triste. Todos os que se importam com essa data vão aos cemitérios, visitam os túmulos dos parentes, levam flores, ascendem velas, choram com pesar pelas mortes dos parentes, etc. 

Apesar deste rito se repetir em toda a América Latina, parte da Europa e da Ásia, as visões sobre morte e tributo aos ancestrais mortos são bem diferentes.

O dia dos mortos (El Día de los Muertos), como é conhecido a data do dia 02/11 em alguns países da américa latina, o qual empresta seu nome a estes post é um bom exemplo disso. 

Nos países de origem Maia, como o México, é neste dia em que os mortos visitam os vivos. Ou seja, os parentes mortos vem visitar os membros da família que ainda estão pela terra "vivinhos da Silva". O mais interessante é que isso é desejado pela população, portanto nesse feriado nada de tristeza. É preciso comemorar esse dia incrível com muita alegria, confraternização, comidas típicas e etc. 
A comemoração é presididaa por Mictecacíhuatl, ou a Dama da Morte (Dama de la muerte) ou La Catrina. Ela é a esposa de Mictlantecuhtli (O Senhor do Reino dos Mortos), aquele que cuida dos ossos dos mortos.

Las Catrinas
Uma mulher vestida de Catrina
Essa comemoração também é vista em povos que tem origem Asteca, Purépechas, Náuatles e Totonacas, e pode ser que os nomes dos deuses não sejam iguais mas em "portfólio" são praticamente a mesma coisa. 

O que eu acho mais interessante é o modo como o feriado é tratado nestes países e aqui. Aqui a tristeza e o pesar imperam, lá a alegria é quem manda. É uma comemoração, com muita comida, bebida e música. Tudo para que a visita dos ancestrais seja memorável.

Doces em formato de caveiras para comemorar o feriado
Caveiras de chocolate. Nham! Nham!
Pan de Muerto
Otros pans de muertos

Onde eu pesquisei conta que esta data antigamente, no período pré-colonial, os povos que deram origem aos mexicanos comemoravam esta data com uma grande festa que durava meses. As festas eram grandes e rituais eram realizados em tributo aos deuses da morte. A felicidade era sempre presente. Inclusive a visão de vida após a morte desses povos também é bem diferente da nossa atual. Basicamente existiam 4 tipo de "paraísos" para os que deixavam esse mundo e o que ditava seu destino era a forma como a pessoa morria e não o seu histórico de vida. 

  • Tlalocan - É o paraíso do deus Tláloc, deus da chuva. Este lugar é para as pessoas que morreram de alguma forma relacionada a água. Afogamentos, morte por certas doenças, ou atingidos por raios ou algo relacionado a chuvas e tempestades, este lugar também era destinado à crianças sacrificadas a esse deus. Era um lugar de descanso e abundância. Os mortos dedicados a Tláloc eram enterrados e não cremados como era de costume.
  • Omeyocan - O paraíso do sol dedicado ao Huitzilopochtli, o deus da guerra. Esse lugar era destinado para os mortos em combate. Era um lugar para os valentes, um local de eterno gozo e beleza. Mulheres e comida eram os principais atrativos. Também os que aqui viviam eram os únicos que podiam admirar todo o resplendor do sol. Era um lugar de honra.
  • Mictlan - Destinado às pessoas que tinham uma morte natural. Era um lugar escuro e frio habitado por Mictecacíhuatl e Mictlantecuhtli. Uma prisão perpétua. A morte natural não era bem vista por essas civilizações, não chegava a ser uma vergonha mas não era valorizada.
  • Chichihuacuanhco - Este local é destinado apenas para as crianças, as que não eram sacrificadas a Tláloc. Era um local de descanso em que existia uma árvore gigante que os alimentava com leite através dos seus galhos.

Quando os espanhóis chegaram ficaram horrorizados com a vida destes povos e tentaram, através do sincretismo religioso, assimilar esses feriados. No entanto, como podemos ver, apesar de não ser comemorado da mesma forma a essência da comemoração permanece. 


Porque eu estou falando sobre isso?

Porque eu achei muito interessante. A primeira vez que eu ouvi falar a respeito foi no desenho As Aventuras de Jackie Chan, em que El Toro Fuerte estava passando um Halloween nos E.U.A. e disse que qualquer dia chamaria o Jackie para conhecer El Día de los Muertos no México. 
Fiquei curioso por muito tempo e decidi falar a respeito desse feriado por aqui no nosso dia de finados. Apenas para mostrar um feriado diferente e uma visão sobre a morte bem peculiar. 

Desfiles para os mortos no Perú, bem diferente não?!

Eu particularmente gosto de pesquisar sobre diversos temas apenas para conhecer. Adoro conhecer fatos sobre culturas diferentes da nossa. Mas para dar um destino prático à este post tente aplicar o que leu aqui e o que pesquisar a mais no seu mundo de jogo de RPG.

Saia do clichê de deuses da morte malignos, depressivos e que não se importam com seus hóspedes. Faça diferente, se você criou seu cenário tente fugir da mesmisse, deuses da morte são sempre vilões. Tente fugir disso também. Na mitologia grega os deuses são criaturas que possuem sentimentos e falhas humanas, não existe divindades malignas, todas trabalham em prol dos seus interesses e só. 

Também é interessante acrescentar feriados aos mundos de jogo apenas para tornar tudo mais verossímil e convincente. Tente explorar outras formas de ver a morte. Não precisa nem ser no seu cenário, é só criar um personagem, uma tribo, um reino, uma cidade, uma vertente religiosa que veja a morte de modo diferente no cenário em que você joga, não precisa modificar tudo. Explore isso, vai ser legal. 

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Que interessante! Las catrinas lembram "a noiva cadáver"... :D


A cultura latina celebra de uma maneira bem diferente o dias dos mortos... nossa cultura brasileira quase não celebra nada. Legal aplicar isso ao RPG ^^

Bob Mota disse...

Eu penso que tenha sido a principal referência do Tim Burton! Seria legal um rpg baseado na cultura latina não é? Ainda faço algo assim.

Sebastião F. Nemo disse...

Eu não tenho ideia do que você jogou ou leu desde a publicação deste post, mas eu acho bom recomendar que você procure pelo jogo "Grim Fandango". Para mim é uma estupenda representação do dia dos mortos em um jogo de computador.

Tentando resumir brevemente: Você é um vendedor de viagens para recém falecidos que chegaram no pós-vida asteca...yeah

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...