sexta-feira, setembro 30, 2011

Sexo, Nudez, Sacrifício e Apelação na nova DC?



Quando eu vi as primeiras notícias sobre a "apelação" da DC em suas novas revistas, achei que fosse algo realmente grave. Eu entendo que foi algo, até certo ponto, chocante mas será que é realmente uma apelação no real sentido da palavra? Ou que foi tão grave assim?
As revistas acusadas de apelação, até agora, são: Catwoman, Red Hood and the Outlaws e Demon Knights. 

Eu acho a sociedade americana uma das mais hipócritas do mundo. Sempre tem alguém querendo censurar algo em prol dos bons costumes. Um quadrinho, um episódio de uma animação, etc. Sempre tem algum grupo de pais desocupados fazendo protestos, abaixo assinado e a maior confusão para proibir os produtos que vão contra a moral e os bons costumes.
E na maioria das vezes as coisas sobre as quais eles protestam não vão contra "os bons costumes". Quer um exemplo?

Existe um episódio dos Tiny Toons em que Pluc, Perninha e Presuntinho ficam bêbados! Eles querem provar uma cerveja, compram e saem bebendo pela cidade. No final das contas é nítido que a intenção do episódio é mostrar para as crianças que a bebida é ruim. Que crianças não devem beber pelo motivo que seja! 
No Brasil esse episódio foi exibido pela Globo, nos E.U.A. foi censurado! Os pais acharam que isso incentivariam o consumo de álcool entre as crianças. Mas a moral do episódio é justamente contrária.
Existem vários outros exemplos fora esse mas não vou me deter a mostrar o quanto os americanos são hipócritas.

Enfim, eu espero qualquer coisa de uma sociedade dessas! Qualquer coisa que apareça numa hq, por mínima que seja é motivo para ser limado. Portanto não fiquei surpreso pela reação dos americanos em relação ao material das revistas. Mas sério que os brasileiros se importaram tanto assim?

Já vi em vários sites uma chuva de críticas a estas nova revistas, os fãs dizem que é apelação, que não precisava mostrar a Mulher Gato e o Batman tendo um momento quente, que estragaram a Estelar, que não precisava mostrar aquela cena com o bebê. 

Vamos analisar estas cenas rapidamente, para que vocês entendam o que eu quero dizer. Mas antes disso é preciso dizer que isso não um post pró-DC, é apenas uma análise de algo.


Nudez e Sexo da Mulher Gato 


Vamos começar pela Mulher Gato. Selina Kyle. Pelo que eu li na nova hq ela continua como ladra, agindo no submundo de Gotham. Só que desta vez é mostrado de fato este submundo. Ela tem uma informante e melhor amiga que está sabendo de uma reunião entre mafiosos milionários brasileiros e russos, numa boate cabaré. Lá Selina pode colher informações para realizar um grande roubo ou para extorquir alguém em troca do seu silêncio ou mesmo vender esta informação para outros. 

A polêmica desta edição começa logo nas páginas iniciais quando a Mulher Gato está se vestindo as pressas, para escapar de uns caras que arronbam seu apartamento. O pessoal reclamou porque apareceu a lingerie de Selina em muitos quadros.

Selina Kyle se vestindo as pressas.

Outro fator que icomodou foi quando Selina está disfarçada dentro da boate, seduz um cara para se vingar por algo que ele fez com ela no passado, em seguida se veste de Mulher Gato para escapar da confusão e passa por um milionário e uma prostituta durantes as premilinares.

Selina Kyle seduzindo
Mulher Gato em fuga!

A terceira polêmica desta revista é quando a Mulher Gato em seu apartamento temporário dá de cara com o Batman, este quer alerta-la sobre o perigo que ela está correndo. Na revista fica claro que os dois tem algum tipo de envolvimento e que não foi a primeira vez que isso aconteceu, eles nutrem uma paixão avassaladora um pelo outro mas ela é quem toma a iniciativa, o Batman não resiste e acontece a cena que tanto reclamam.

O Batman não resistiu.
Em resumo a revista mostra uma ladra fazendo o que pode para sobreviver, sem nenhuma atitude heróica ou algo assim. Apenas uma ladra. Uma mulher dona do seu nariz e que não depende de homem nenhum, nem se importam com o que pensam dela.
Sinceramente não vi apelação nenhuma, a cena dela se vestindo é normal e não tem nada demais. Toda a história da boate tem um contexto e é bem verossímil, ou você queria ver uma boate cabaré que parecesse um chá das 5 inglês?
Já última cena eu vejo uma mulher com iniciativa e um herói humano que podem ceder aos seus sentimentos ou desejos.

Espero que essa primeira revista da Mulher Gato seja o primeiro passo para uma mudança nos quadrinhos. Mostrar personagens mais críveis, e não heróis de pedra que não sentem nada por ninguém. Das vezes que mencionaram alguma relação sexual do Batman, uma só mencionaram e na outra ele estava drogado! 
Será que um herói nunca vai poder se soltar, fazer o que quer, dar ouvido as suas paixões? Afinal antes de herói o Batman é um ser humano e se as revistas mostram esse lado, o personagem se torna mais crível e interessante.


Sexo entre Red Arrow e Estelar


O caso da Estelar e do Red Arrow é quase a mesma coisa.
A garota é uma alienígena, independente e que tá vivendo aqui entre nós. Seu status na terra é fora-da-lei. Uma fugitiva, junto com o Red Hood e o Red Arrow. Eles são caçadores de recompensa. Na revista também é dito que Estelar já foi uma princesa no seu planeta natal (Tamaran) e o seu reino sofreu um golpe de estado e ela foi feita de escrava.
A edição começa com a fuga do Red Arrow, auxiliada pelo Red Hood e Estelar, de uma prisão provavelmente do oriente médio. Em seguida eles estão numa praia colocando a conversa em dia. Todd e Roy (respectivamente Red Hood e Red Arrow) estão conversando e observando a Estelar tomando banho no mar. De repente o Todd sai e a Estelar chega junto do Roy e pergunta se ele quer fazer sexo com ela. Só isso, não tem nenhuma cena de sexo explícito. Apenas uma insinuação.

Eis a cena polêmica!

E começa o falatório! O pessoal se acostumou a ver a Estelar como uma mulher casta, pura e inocente nos quadrinhos ou aquela garotinha fofinha da série animada dos Teen Titans. 

Para mim a DC tenta mostrar que as heroínas cresceram, que são tão independentes quanto os homens no seu universo, bem como hoje em algumas partes do planeta terra real, que são decididas, e por aí vai. A Estelar para mim apenas cresceu, como seus leitores.


O Sacrifício do bebê endemoniado de Demon Knights


Falaram também sobre a cena do bebê endemoniado que explode da revista Demon Knights!
Demon Knights é uma das novas revistas da DC que não se passa na linha de tempo atual, ela se passa numa era medieval repleta de elementos fantásticos, como dragões, demônios, magia, etc. Existe uma rainha maligna que tem o domínio sobre parte deste mundo e está em busca de algo, o seu feiticeiro e conselheiro precisa localizar o que a rainha necessita e para isso usa um bebê como receptáculo para um demônio para que este revele a localização do item. Em seguida o bebê explode.

Bebê sendo usado.
Bebê explodindo.

Por mais que eu concorde que usar crianças em cenas desse tipo seja complicado em qualquer mídia, convenhamos que já fizeram pior no cinema e outras revistas já mostraram coisas bem mais pesadas com crianças! E aí a DC resolve criar uma cena forte dentro de um contexto coerente e o público reclama. 
Eu creio que se algo assim aparece em qualquer revista da linha Vertigo, ninguém reclamaria. Mas como apareceu nos quadrinhos mainstream da DC...

É como se exigissem uma mudança nos quadrinhos mainstream, sem que eles mudassem. Que continuassem como os mesmos heróis-de-bom-coração-que-vai-todos-os-dias-ao-bosque-recolher-lenha.

Concluindo

No final das contas não achei nada apelativo. Todas as cenas ao meu ver são coerentes com o contexto, fazem parte de uma história e não estão alí só para atrair as vendas. 
No entanto quem vai dizer se estas cenas foram colocadas alí sem um propósito que não sejam as vendas, é o tempo. Se foi só uma jogada para causar polêmica e vender mais, isso refletirá nas histórias que continuarão da mesma forma de antes! Caso contrário essas cenas podem ser a DC mostrando como serão as histórias daqui para frente, heróis mais humanos, mais donos dos seus narizes que cedem aos seus desejos sem se recriminar. E vilões dispostos a realmente tudo para alcançar seus objetivos.

Vale salientar também que as revistas que foram acusadas de apelação ou de serem pesadas demais para as crianças, possuem a seguinte classificação: Teen Titans e Demon Knights, são Rated T for Teens (Maiores de 13 anos) e a da Mulher Gato é classificada como Rated T+ for Teens Plus (Maiores de 16 anos). Como podem perceber elas não foram feitas para crianças mesmo!

Espero que isso seja um sinal do amadurecimento das histórias! E você o que acha ou espera?

2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu acho que a DC exagerou em algumas coisas sim... Não estou sendo radical dizendo que é tudo, mas tem coisas que são desnecessárias.

... Eu prefiro um bom roteiro. Eles estão querendo conquistar o público de outra forma: Utilizando a figura feminina para o apelo sexual, como um objeto apenas. As mulheres são muito mais do que isso, são fortes, guerreiras... e que fique claro que esse não é um discurso puramente feminista.

Eu espero que diante dos feedbacks negativos, a DC trabalhe para conquistar seu público com bons roteiros e eu sei que ela é capaz disso. Já mostrou sua capacidade várias vezes.

É isso!

Bob Mota disse...

Eu adoro ler opiniões contrárias as minhas. Acho que a DC pode ter exagerado em talvez ter mostrado tudo de uma vez.
Mas também penso que só estão vestindo o capuz. A Estelar mesmo ela é um personagem com um apelo sexual bem forte, só nunca causou tanta polêmica. O que ajudou a retirar essa imagem dela foi aquele desenho porco dos Teen Titans.
Já na Mulher Gato eu acho coerente com a posição dela de ladra, fora-da-lei, etc. Até porque se você for ler o Batman - Ano Um , ela era uma prostitua. Ou seja, ela pode não ter o mesmo sobre sexo que as outras pessoas tem.
E se o público reagiu tão negativamente assim, pode ter certeza que a DC vai maneirar. E muito obrigado pelo seu comentário.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...