quarta-feira, julho 06, 2011

Ledd, contagem regressiva e a iniciativa ousada



LEDD, já ouviu falar? Pode acreditar, esse nome vai rodar bastante, principalmente no twitter. Portanto, se não ouviu falar dele ainda vai ouvir em breve.

Ledd é uma hq produzida pelo roteirista J.M. Trevisan e pelo ilustrador Lobo Borges. Para quem joga RPG já conhece o Trevisan, ele é um dos autores do cenário de Tormenta. O Lobo Borges é um novo talentoso ilustrador apresentado ao público recentemente pelo J.M.

Lobo Borges a esq. e Trevisan a dir.

Esta série em quadrinhos será baseada no mundo de Tormenta RPG e publicada em episódios mensais de 24 páginas em preto e branco em website próprio com leitura será gratuita. Ela também será vendida em versão impressa na forma de encadernados contendo entre 3 a 5 edições (isso ainda não foi definido).

Bastante coisa já foi revelada sobre esta nova empreitada do J.M. Trevisan com o apoio da Editora Jambô. O projeto já está com o seu site no ar, tem facebook, twitter e wiki. E segundo o site faltam 2 dias para o grande lançamento.


O que eu espero de Ledd


Como jogador do cenário eu conheço, um pouco, o trabalho do J.M. Trevisan. Ele publicava contos na antiga Revista Tormenta como: O Cerco e Servos da Tormenta. Que são muito bons. Já escreveu excelentes matérias para a (extinta) Dragão Brasil e para a Dragon Slayer. E como um dos autores do cenário de Tormenta RPG criou personagens muito legais como: Ragnar, o deus da morte; Crânio Negro/Elisa Thorn. Personagens adorados pelos fãs.

Crânio Negro

Posso afirmar duas coisas sobre o Trevisan, 1 - ele tem talento. Produz material de qualidade; 2 - ele sabe como o mercado dos quadrinhos funciona.

Sobre o Lobo Borges posso afirmar que ele manda muito bem. O traço dele me agrada muito. O blog dele tem material para ser admirado por um bom tempo. Traço leve, ilustrações detalhadas, e......queria poder elogiar mais, mas sou leigo e não sei o que dizer a respeito. Penso que: Muito legal e impressionante cabem direitinho na descrição do estilo dele. A arte do cara casa com o projeto. Ficou perfeito! Visitem o blog do cara, não vão se arrepender.
Daí temos dois elementos que podem fazer de Ledd uma hq incrível, talento dos produtores e conhecimento do mercado. Em posse disto, Ledd pode atacar os pontos-fracos do mercado atual, o que seria impressionante! Ou pode utilizar bem a velha fórmula de como se fazer quadrinhos, um pouco menos impressionante mas eficiente, a DC e a Marvel vivem disso.

Sendo assim eu espero algo novo e com, no mínimo, uma boa qualidade. Acompanhando ambos nas redes sociais, dá pra sacar as fontes das quais eles bebem. E se souberem extrair dessas fontes o melhor e utilizar na hq, teremos uma obra memorável. Sem exageros. 


Um novo modelo de negócios?

Não sei se é de fato um novo modelo de negócios, mas dá para chamar o modo de distribuição do Ledd no mínimo de: Iniciativa Ousada.

Atualmente tudo vai parar na internet. Hqs principalmente. Conheço muita gente que acompanha a Marvel e DC a anos só baixando conteúdo pirata. E raramente compra o produto. Disponibilizar uma hq assim na web  é pura ousadia, como também estar sintonizado com os dias de hoje. Sabendo que não adianta muito lutar diretamente contra a pirataria. Adianta mais tentar criar novas formas de comercialização de produtos e usar a pirataria ao seu favor.


Penso que o sucesso de Ledd pode definir um novo modo de se publicar quadrinhos aqui no Brasil. Pensem bem, a Marvel e a DC vem estudando a algum tempo um meio de disponibilizar seus produtos na web, sem que isso afete seus lucros. Ou de modo que dê lucro. 
A DC a partir de setembro vai arriscar vender suas revistas simultaneamente na versão impressa e na versão virtual. Ou seja, a migração para web é inevitável. 

No Brasil não temos iniciativas assim, por isso acho que mesmo não sendo essa proposta inicial de Ledd, com o mercado migrando para a web, poderemos ter uma pioneira neste sentido. Lógico que existe um risco pela cultura do brasileiro, mas existem também pesquisas que mostram que o impacto da pirataria sobre determinados produtos não é grande como se pensa. Sendo assim pode ser que ter o produto gratuito na web não afete negativamente as vendas dele. 


Concluindo

Com uma equipe talentosa e um modo de distribuição novo, Ledd tem tudo para fazer sucesso! Eu desejo ao Trevisan, ao Lobo Borges e à Jambô todo o sucesso que eles desejam conseguir. E eu já falei que vou comprar meus exemplares impressos e que acompanharei dos dois modos! Que esses dois dias passem logo e que as revistas impressas saiam em breve também. 

Para saber mais sobre Ledd:


Visitem também o blog do Trevisan, O Laboratório do Doutor Careca.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...