sexta-feira, julho 22, 2011

Humanos, reprodutores universais?

 
Eu estava conversando um dia desses com o Danielfo do Pensotopia sobre Dragon Ball, ele estava falando sobre sua adaptação para o sistema Mutantes e Malfeitores. Ele disse que iria utilizar o universo alternativo no qual o Trunks do futuro vive. E aí, conversa vai, conversa vem, comentamos o seguinte: já percebeu que humano dá certo com tudo?

Esse post é uma reflexão sobre a versatilidade dos humanos no campo da reprodução.

Pense bem, não é só em Dragon Ball Z, encontramos exemplos em vários outros lugares. Temos hqs, livros, mitologias. Em todos os lugares os humanos são reprodutores universais. Também pudera, os "E.Ts" são tão alienígenas quanto eu e vc. São humanóides levemente decorados. 

Desde a antiguidade, existem exemplos. Parece que as divindades pensaram nesse detalhe para poder se divertir quando as coisas por lá onde eles vivem estiverem chatas. O legal é que nem precisa assumir a forma humana. 

O todo poderoso Zeus, por exemplo, esse gostava de anarquisar, é o deus mais pegador do Olimpo, o que mais tem filhos com as mortais, e não fazia menor questão de assumir uma anatomia que tornasse as coisas mais confortáveis para a mortal escolhida.

O Minotauro é fruto de uma das escapadelas do deus do trovão, senhor do olimpo. Ele pula a cerca disfarçado de um touro e faz uma mortal se apaixonar por ele perdidamente. E dessa linda história que envolve zoofilia que nasce o tão temido monstro. 


Existem também os centauros, outro filho de uma relação no mínimo inusitada. E vejam só, não é entre deus e mortal, é entre um mortal e uma nuvem. Um bárbaro chamado Ixião, que após matar seu sogro passa a ser perseguido por toda a Tessália, ele não tinha paz pois toda vez que o descobriam ele tinha que fugir novamente. Zeus sente piedade do mortal e o convida para morar no Olimpo. 
Lá Ixião se apaixona por Hera e tenta seduzí-la, esta conta a Zeus o ocorrido. O deus do trovão esculpe uma mulher com nunvens com a aparência de Hera para enrolar o cara. Ixião então cai na armadilha de Zeus.
O fruto dessa relação é o centauro. Que é mandado para a terra e dá início a sua raça com a primeira égua que passa na sua frente.


O maior dos heróis gregos, quer dizer ele é o mais conhecido não sei dizer se é o maior. O Hércules é fruto da relação de Zeus com a mortal Alcmena.

Hércules
Mas não pára por aí, o herói grego Perseu também é filho do senhor do Olimpo com outra mortal Dânae. Uma das versões diz que ele assumiu a forma de uma chuva de ouro pra engravidar a moça. Outra diz que Zeus  "mexeu" com a moça na forma humanóide e depois despejou no seu colo uma grande quantia de ouro para compensar tudo.


Mas vamos sair das mitologias antigas. Vamos visitar uma "mitologia" mais moderna.

Mesmo depois de anos de estudos sobre genética, reprodução, evolução e do quão improvável é que seres de espécies distintas gerem descendentes, pra não dizer impossível, nós não aprendemos e continuamos pensando que se tem uma aparência humanóide pode gerar descendentes férteis.

Lois e Superman

Vamos pensar um pouco em um dos casais mais famosos dos quadrinhos, na Lois Lane e no Superman. Kal-El é um alienígena, por mais humano que ele seja, tem a super força como um dos seus poderes. Para viver entre nós ele precisa se controlar muito para não sair distruindo tudo que toca! Mas o que impressiona de fato é ele conseguir controlar sua força inclusive na hora de procriar. Até os produtores de Hancock pensaram nisso na hora de fazer aquele filme, não acredita? Confira aqui uma cena deletada do filme que mostra sobre o que eu estou falando.

O filho do Hulk e da Caiera tem mais lógica, pelo menos a mulher do Hulk era um e.t. indestrutível!



E existem vários outros exemplos assim nos quadrinhos, poucos são os aliens que se reproduzem de uma forma diferente, de imediato eu só lembro de 2 o Piccolo de Dragon Ball Z e a Alien-Mãe do Aliens - O Resgate.


Piccolo faz parte de uma raça chamada Namekuseijin, que vive no planeta Namekusei. Aparentemente essa raça se reproduz assexuadamente expelindo ovos por suas bocas quando estão perto da morte. É isso que a série mostra. Estranho? Sim. Alienígena? Sim. As vezes precisa ser assim, eles são de outro planeta, não é preciso que se desenvolvam do mesmo modo que os humanos.


A Alien-Mãe faz parte de uma raça que se reproduz parasitando outras raças. Ou seja, a matriarca põe os ovos mas precisa que um ser de uma outra espécie seja colocado em contato com o "embrião" para que ele se desenvolva dentro desse hospedeiro. Um mecanismo de reprodução diferenciado, existem espécies na terra que fazem isso também, mas já é diferente do normal da ficção e isso é ser criativo, é ser original.


Isso sem falar no RPG, alí acontece uma verdadeira bacanal, humano se dá literalmente com tudo, de elfo até dragão, passando por anjos, demônios e elementais. Eu não sei como o vento ou a terra consegue engravidar alguém mas tá lá, eles existem!
Falando só de D&D, no livros básico já temos meio-elfo, meio-orc, meio-dragão, meio-abissal e meio-celestial e quase a cada suplemento novo aparece uma raça nova "meio-alguma-coisa" que em boa parte dos casos tem que ter um humano metido alí. Raças de suplemento que eu lembro agora tem meio-ogre, meio-demônio, meio-elemental e meio-gigante.  

Meio-Dragão


Concluindo

Pode até parecer que estou reclamando de tudo isso. Mas não é bem reclamação. Admiro o trabalho de muita gente que citei aqui, e não é porque é uma obra de ficção ambientada na terra que ela precisa simular a realidade como ela é. Se ela simulasse a realidade totalmente não estaríamos lendo quadrinhos, nem assistindo filmes, nem jogando RPG. Eles são uma válvula de escape.

Eu só acho que poderíamos ousar mais. Eu adoro quando algum autor de quadrinhos cria algo novo e estranho, totalmente fora da nossa realidade. Como o Alan Moore quando escreveu os contos do Lanterna Verde. Ele criou o planeta vivo Mogo, ou Dkrtzy a equação matemática viva que é um lanterna verde e o Rot Lop Fan, o lanterna que pertence a uma espécie que não possui olhos e que não sabia o que era a cor verde. Eu costumo dizer que ele encarou o universo como infinito e levou a sério a infinidade de formas que a vida pode assumir. E que bom seria se ao escrever algo envolvendo a vida no universo a criatividade fosse levada aos extremos criando não só formas de vida mas meios diferentes de reprodução só para tornar tudo mais verossímil e mais interessante.

Mogo, o planeta vivo. O maior dos Lanternas Verdes.

Dkrtzy, a equação matemática viva!
Rot Lop Fan, o lanterna verde cego!

E não podemos dizer que nada disso não existe ou não pode existir. Não exploramos o universo em sua totalidade e se ele for infinito nunca o exploraremos, portanto as possibilidades de existir formas de vida diferentes continuarão sendo infinitas!

Também não posso descartar que extraterrestres possam se reproduzir com humanos. Sei lá o que pode surgir de um infinito de possibilidades.

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Na cabeça humana parece que humano dá certo com tudo mesmo... Vc precisa assistir Alien Ressurection! Eu não sei o que poderia surgir da reprodução de uma criatura ou um ser alienígena com um ser humano. O que eu acho é que se isso fosse possível de acontecer, eu acho que seria mais ou menos como a lógica da biologia. Eu acho que o resultado desse cruzamento geraria descendentes não-férteis :P...

Ah! Você lembra de Shrek? O resultado do cruzamento do Burro com o Dragão-fêmea? :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...