sexta-feira, junho 01, 2012

Qual tendência seguir na alta moda dos uniformes do super-heróis?



Um assunto polêmico! Super-heróis devem renovar seus uniformes? O que é clássico? O que deve permanecer? Alterações são sempre bem vindas?

De tempos em tempos os uniformes do heróis são renovados e muitos fãs, acham que o que é clássico não deve ser alterado. Abusando da máxima: em time que está ganhando não se mexe!

E muitos esquecem que o que é clássico hoje, não é o clássico de décadas atrás ou mesmo da criação do personagem. O Homem de Ferro, por exemplo, sua primeira armadura é essa:

Clássica?
Na época de sua criação essa era considerada clássica, e foi o ilustrador Patrick Zircher que delineou os elementos que compõe a que é considerada a mais clássica das armaduras que foi posteriormente ilustrada pelo Romita Jr. e Bob Layrton.

Armadura por Patrick Zircher.
Armadura por Romita Jr. e Layton.
Após a definição das cores vermelho e dourado, a armadura começou a evoluir em cima disso. Reparem nos modelos mais atual e no modelo do universo ultimate.

Armadura atual.

Armadura Ultimate.

Eu não pretendo aqui fazer um review de todas as armaduras do Homem de Ferro, quero apenas mostrar que o que é considerado clássico hoje foi em detrimento a mudanças drásticas na aparência do herói no início da sua carreira. Mudanças parecem não ser bem vistas atualmente, diante da quantidade de reclamações que vejo em fóruns, blogs e afins, quando algo novo é anunciado.

O Homem Aranha é outro que sofre com reclamações. Aliás, acho que é quem mais sofre. Parece que todo mundo direito a uniformes mais modernos, o Peter Parker tem que permanecer com seu uniforme de tecido de roupa de academia.

A maioria dos uniformes.

Acho que apenas 3 uniformes, fora o clássico, foram bem aceitos pelo público em toda a vida do amigão da vizinhança. O do Homem Aranha Escarlate, o uniforme simbionte e o do Homem Aranha 2099.

Homem Aranha 2099

Homem Aranha Escarlate

Simbionte
E mesmo assim não são uma unanimidade. Mas acho que são os que menos recebem reclamações até hoje. Depois disso, outros uniformes que marcaram (bem ou mal) a estória do teioso foram. O uniforme do Homem Aranha Ação Sem Limites e o uniforme conhecido como o Aranha de Ferro.

A série era uma porcaria mas achava o uniforme legal.

Também acho legal esse.




 Repare que seguindo a lógica das armaduras do Homem de Ferro, o Homem Aranha mesmo respeitando as cores clássicas não consegue agradar. Será que indo por outro caminho os fãs se agradarão?

A resposta é: Não! Um dos uniformes mais polêmicos é um dos mais recentes, o da Guerra Civil. As cores fazem referências ao Homem de Ferro, possui 3 garras metálicas e retráteis (?) e braceletes e polainas douradas. Os fãs alegam que são elementos como as polainas são desnecessários, que deveriam ser quatro garras ao invés de 3 para fazer referência aos aracnídeos e as cores poderiam fazer mais referência ao herói. A receita é voltar para o clássico certo?

Ainda não. Pois na contra-mão das tendências da moda para os uniformes do cabeça de teia, vem o Miles Morales e agrada a maioria dos fãs! Mesmo sem as cores vermelho e azul.

Um dos melhores uniformes já feitos!


As cores lembram fases incríveis do herói, como a saga do uniforme negro, bem como faz referência a etnia do novo herói e o vermelho é uma referência ao uniforme clássico.

Então esse uniforme novo faz sucesso pelo bom gosto ou porque não é o Peter Parker que está vestindo ele? Entenda, a imagem do Peter está diretamente ligada ao clássico, portanto, possa ser que a aceitação receba a ajuda da nova identidade do herói. Já que é um personagem novo, um uniforme novo se faz necessário.

No caso do Homem de Ferro, as cores clássicas estão presentes na maior parte das novas versões da sua armadura. No Homem Aranha, mesmo respeitando tais cores os uniformes não são aceitos e o mais diferente é que agrada os fãs. Então qual tendência seguir?

Resposta: Os fãs não sabem o que querem, então sou a favor da máxima do Steve Jobs: Os consumidores não sabem o que querem até você mostrar o que eles querem! Será que deixar de lado os comentários do públicoé a solução?

Bem, o Miles Morales vem agradando e acho que o ilustrador não pediu pitaco de fã nenhum.

O que motivou esta postagem? Foi esta imagem aqui:

Armadura do futuro arco: Iron Man No More.
Já tem muita gente reclamando da armadura por causa dos previews que tem surgido recentemente sobre o vindouro arco Iron Man No More. Não sabemos ainda como vai ser, ou se essa armadura irá durar (provavelmente não), mas pela primeira vez desde os anos 90 a armadura do Tony Stark deixa as cores clássicas de lado e parte para algo novo. Será que dessa vez o público vai aceitar?

Tony Stark não vai ser mais o Iron Man?
Acho que o público está reclamando mais do que os previews estão mostrando do que do uniforme. Vai que esse aí será a nova armadura do Máquina de Combate. Não sei, só sei que tem tudo para não agradar a maioria. No que diz respeito ao Homem de Ferro, as cores clássicas é o que agrada.

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Acho que algumas atualizações nos uniformes são essenciais. Imagina se a roupa do Iron Man fosse ainda a primeira imagem que tem aqui no post?... Seria bem estranho né? Mas é sempre bom relembrar a evolução pela qual cada personagem passou... Senti falta da evolução dos uniformes dos personagens da DC...

Amei o post <3

Anônimo disse...

homem aranha classico e ponto final. Sem invenções!

Anônimo disse...

Adorei a foto da Edna em cima
kkkk tudo haver u.u

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...