quarta-feira, junho 27, 2012

A Lenda de Korra, como foi a primeira temporada!



A Lenda de Korra, já falei tanto desse anime que muita gente já sabe que pra mim ele é a melhor animação dessa temporada, e até a melhor coisa que já acompanhei em muito tempo! Mas e como foi o final da temporada? E ela toda no geral foi boa?

Admito que esperava algo muito bom dessa nova animação, mas não contava que iria ser algo tão maduro e que ia superar muito minhas expectativas!


O que foi trabalhado no anime?

Muita coisa, muitos temas maduros impregnaram essa primeira temporada. A mudança de uma pessoa que vive no interior para uma cidade grande, preconceito, conflito entre tradição e moderno, terrorismo, espiritualidade contra ciência, vingança, política, entre outras coisas. Apesar de ter sido uma temporada curta, teve espaço para tudo isso no decorrer dos episódios.

E mesmo que muitos digam que não há como explorar tudo isso em tão pouco tempo, foi o que Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko fizeram. Conseguiram colocar tudo isso de maneira magistral dentro de 12 episódios.

Parafraseando um colega meu: "A Lenda de Korra cresceu junto com seu público."


Não há frase que defina melhor a continuação de A Lenda de Aang. No anime anterior, o protagonista era um garoto de 12 anos (112, se contar os 100 que ele ficou preservado no iceberg) e apesar de não ser algo totalmente voltado para crianças, era algo um pouco mais leve do que sua continuação. Nesses quatro anos entre as séries o público cresceu e o anime acompanhou isso, tanto que hoje temos algo mais maduro do que antes e com temas bem atuais.


A nova Avatar como é?

Todo Avatar tem sua personalidade relacionada com o seu elemento, por isso Korra é praticamente o oposto de Aang. A garota é impulsiva, se deixa levar pelas emoções, não é paciente, nem controlada como seu antecessor.

Enquanto Aang não gostava de brigar e tinha um conflito muito grande quanto a tirar a vida de alguém, Korra não se importa de ir até as últimas consequências para concretizar aquilo que pensa! Além de mais uma vez, os produtores mostrarem que são especialistas em criar personagens femininas "fora da curva".

Korra tem uma personalidade forte e ao mesmo tempo ingênua. Talvez porque tenha sido separada da sua vila para treinar para ser o Avatar desde criança, isso privou-a de ter certas experiências que pessoas da sua idade geralmente tem. Vemos essa ingenuidade quando ela desenvolve uma paixão por seu companheiro de Pro-Dobra, Mako. Principalmente quando ela vai pedir conselhos amorosos para as filhas de Tenzin.



Korra é totalmente cativante, acho que mais fácil de se identificar que o Aang, visto que ele teve uma vida muito regrada e uma filosofia de vida diferente da maioria da população.


E o elenco de apoio?

Tenzin, Mako, Asami, Bolin, Pema, Lin, e todos os personagens coadjuvantes foram muito bem aproveitados durante toda essa temporada. Um elenco muito forte e cativante, que mostram que não é só de poder que é feito um personagem bom!

Pema, é só a esposa de Tenzin, não-dobradora, cujas obrigações estão em cuidar da sua casa e filhos. Mas tem um papel muito importante na trama, não só aconselhando Korra, como influenciando nas decisões de Tenzin e criando momentos de humor com sua rivalidade com Lin! Uma dona de casa fortemente conectada com três grandes personagens do anime.

Tenzin lembra muito Aang, só que mais controlado ainda que o pai. Poucas vezes você vê ele se soltando como Aang geralmente fazia. Isso é muito bom, realmente criaram um filho de Aang. E os filhos de Tenzin são todos muito diferentes um dos outros, e é muito verossímil a uma família normal! Lin tem muito da mãe, exceto seu humor, e de longe é quem mais gosto dos coadjuvantes bonzinhos!



















E o vilão?

Amon é um vilão melhor, IMHO, do que Oozai, o Senhor do Fogo! Veja bem, só vimos do que o Senhor do Fogo era capaz nos últimos episódios do anime. Era um dobrador de fogo incrível que conseguiu lutar contra Aang no Modo Avatar, mas só foi agir no final. Só tivemos a noção do quão poderoso ele era, no final do anime.

Amon mostra que é um excelente estrategista antes de qualquer coisa. No final da temporada temos uma grande surpresa quanto a identidade dele, mas antes disso vimos que ele tem uma inteligência muito acima da média que rendeu a conquista de Republic City e conseguiu colocar os maiores dobradores da cidade para correr!
O terrorismo é a tática preferida do Amon, seu grupo de Igualistas é um grupo terrorista incrível que mostra que são totalmente capazes de peitar os dobradores a qualquer momento independente de quantos elementos eles sejam capazes de utilizar! Korra não foi capaz de fazer nada contra eles, várias vezes.

Creio que o episódio que melhor mostrou a capacidade de Amon foi quando ele toma a Arena de Pro-Dobra durante as finais do campeonato. Debaixo do nariz de Lin, Tenzin e toda a força policial da cidade!

Fora o rápido desenvolvimento da tecnologia em prol da sua causa. Foi por causa de Amon e o Sr. Sato que o mundo de Avatar tem aviões, torpedos, mecha-tanques, minas submarinas, etc.!



Concluindo

O final da temporada foi incrível, muito do que aconteceu mostra que A Lenda de Korra não é algo para crianças, a animação amadureceu junto com os seus fãs e isso ficou evidente! A única coisa que tenho que reclamar é da velocidade com que certas coisas aconteceram, certos problemas se resolveram muito rápido.

Durante o episódio fiquei pensando em possíveis premissas para a próxima temporada, porém tudo o que pensei foi resolvido antes do final do episódio e fiquei tentanto imaginar como será a segunda temporada! Lógico que teremos a restauração da ordem da cidade e talvez os não-dobradores sejam mais influentes na sociedade, participando inclusive da câmara de vereadores e força policial local.

Não obstante, caso a tradição de a última temporada ter mais episódios que as outras se mantenha, a segunda temporada será a última. Segundo o que foi noticiado pelo site Mundo Avatar (clique aqui), ela terá 14 episódios e sairá antes de 2 anos. E eu quero muito saber como os fãs ficarão depois de visitar esse mundo incrível novamente!

P.S.: E um pequeno spoiler fiquei muito curioso em conhecer mais do filho de Aang que aparece no ultimo episódio. O Comandante Bumi! Saquem só na cara da figura!



4 comentários:

Dan Ramos disse...

Eu nem li o post! Mas assim que terminar o episódio 11-12 (não vi ainda, merda), volto aqui pra gente comentar XD

Tio Lipe disse...

Olá!
Sinceramente eu achei o final fraco, mas fraco dado o grande potencial que ele tinha caso tivessem sido deixadas as possíveis "pontas soltas" que ele insinua no final (e que foram rapidamente aparadas para gerar uma história fechada). Fora isso, eu achei o anime inteiro excelente.

Até and Bye...

Hebert disse...

Chorei. Melhor desenho, pra mim. HAHAHA;

Sério, chorei quando o Aang voltou! Ela chorando...Caramba. D;

Anônimo disse...

melhor anime na minha opiniao

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...