sexta-feira, junho 22, 2012

Ideias para aventuras com Cavaleiros do Zodíaco



Acho que os leitores já sabem que estou dando uma folga do principal rpg que meu grupo e eu jogamos. Tormenta RPG. Então, tenho tido a liberdade de planejar pequenas aventuras em cenários e sistemas diferenciados mesmo querendo muito tirar uma folga da posição de mestre do grupo.

Uma das coisas que sempre quis, foi jogar uma aventura de Cavaleiros do Zodíaco. Mas não com os personagens clássicos, mesmo gostando muito deles. Sempre quis criar meus próprios cavaleiros, vilões, etc. Na minha opinião, isso é muito melhor do que jogar com os personagens principais.

Mas o que fazer quando você tem uma trama principal famosa, onde Seiya e seus amigos resolvem os grandes problemas, salvam o mundo, etc?

O Dan Ramos escreveu uma postagem bem interessante sobre isso aqui, sobre a liberdade de narrar em situações como esta.

Então pensando em como fazer uma campanha no meio de tantos personagens legais, cheguei a esses proto-cenários para aventuras envolvendo os Cavaleiros do Zodíaco.

Enquanto Seiya e seus amigos salvam o mundo...

Esses protótipos de cenários se encaixam bem na proposta do Bernard Cornwell, leia a postagem do Dan Ramos. O mestre deixa a estória principal intacta e mantém o foco sobre o que os personagens menores que ficaram fora da saga principal!

O que fazem os Cavaleiros do Santuário?

Pense bem: o que Jabú, Nachi, Mú, Aioria, e todos os outros cavaleiros do Santuário estavam fazendo durante as sagas de Poseidon e o filler da saga de Odin?

Em Hades nós sabemos o que eles estavam fazendo, mas e nessas outras sagas? O santuário poderia sofrer uma tentativa de invasão. A mitologia grega está cheia de deuses, com maior ou menor importância, e qualquer um deles poderia tentar invadir o santuário. Até mesmo deuses de outras religiões, etc. Os cavaleiros de bronze, prata e ouro teriam bastante coisa para se preocupar!

Na saga de Hades vemos que Marin estava em busca da irmã de Seiya e como os cavaleiros de bronze protegeram a garota dos ataques de Thanatos! Realizaram uma tarefa muito importante mesmo sem estar embaixo dos holofotes!


O que os guerreiros deuses de Odin faziam?

Eu arrisco dizer que A Saga de Odin é o melhor filler de anime de todos os tempos! Uma estória original criada exclusivamente para o anime, muito bem feita, com personagens originais e cativantes! Então porque não aproveitar isso?

Esqueça a mitologia grega, vá para nórdica. Crie cavaleiros novos, os Guerreiros Deuses do anime eram protetores de Odin e a mitologia nórdica tem deuses e personagens que dariam excelentes vilões! O mestre pode até colocar os Guerreiros Deuses num mundo só deles que funciona, os personagens tem força para isso. Ou quem sabe o mestre possa criar sagas em paralelo com os protetores de Atena e fazer com que o Ragnarok coincida com o Grande Eclipse de Hades e encerrar com chave de ouro uma bela campanha!



E o que aconteceu após...

Se o mestre seguir por esse caminho, vejo duas opções muito interessantes! Uma é uma continuação direta e a outra é uma campanha num universo paralelo. Não entendeu? Continue lendo.

A saga de Hades?



Os fãs que pararam de consumir os produtos da série após o final da saga de Hades no anime não vão ter dificuldades aqui. É só pegar os deuses que ainda não apareceram, criar cavaleiros para eles e ainda dá para jogar com os personagens principais ou com os que ficaram de fora dos eventos principais!

Caso você seja muito xiita quanto ao material oficial e acompanhe o mangá Next Dimension, sabe que existe uma continuação direta e que é provavelmente nela que veremos Zeus e os outros deuses principais da mitologia grega combatendo Atena e seus protetores. Então você pode aproveitar o que está sendo desenvolvido e construir aventuras e campanhas em cima disso.

Ou você pode fazer como a Toei e inventar uma nova geração de cavaleiros após a original, que por algum motivo não continuaram protegendo Atena! Só não faça a mesma besteira que a Toei!

Temos boas oportunidades para aventuras seguindo essa linha, por exemplo, pegando a partir do final da saga de Hades, temos 5 armaduras de ouro que foram completamente destruídas, todos os cavaleiros de ouro estão mortos e as armaduras precisam de novos usuários, e etc. Então, quem vai restaurar as 5 armaduras de ouro? Kikki já tem essa habilidade? Do que ele precisa para que isso seja possível? Quem serão os novos cavaleiros de ouro? Caso algum cavaleiro de bronze ou prata assuma o cargo mais elevado, quem irá substitui-lo?   


O Prólogo do Céu?


Não sei porque esse filme promissor foi descontinuado! Inicialmente eu sabia que a Toei planejava começar uma continuação para o anime a partir desse longa, mas por algum motivo abandonou esta ideia. A incerteza da empresa era tanta que o final do filme é ambíguo, deste modo eles poderiam parar por ali ou continuar caso um dia mudasse de ideia.

Uma das interpretações possíveis do final daquele filme é que Seiya e Saori não se conhecem, portanto é como se o universo tivesse reiniciado! A partir daí podemos criar o que quisermos, até descartar os personagens principais e colocar os seus nos papeis dos cavaleiros de bronze originais.

O mais legal é como o mundo ficou após o filme. Artemis era a dona do Santuário, Atena passou seu domínio para ela em troca da vida dos seus protetores, as almas dos cavaleiros de ouro estão aprisionadas num monumento de pedra, e os cavaleiros de Artemis mandam no negócio todo!

Partindo do princípio que tudo foi reiniciado, o mestre poderia fazer com que Artemis fosse sempre lembrada como deusa da humanidade. Seiya e os outros poderiam ter lapsos de memória de quando o mundo é diferente e buscar respostas. Cavaleiros novos seriam convocados por Artemis. Tanta coisa poderia ser tratada aqui, é uma proposta muito interessante.


E o que aconteceu antes...


Essa proposta também pode render boas aventuras. Você pode trabalhar tanto no mundo do Lost Canvas como ir mais fundo no passado dos protetores de Atena!

Do Lost Canvas?

Como sabemos sempre que há uma guerra santa os cavaleiros dispertam para a batalha. Temos duas gerações conhecidas de cavaleiros, a do anime/mangá original e a do Lost Canvas. E o legal é que temos outras gerações antes dessas que conhecemos, sobre as quais pouco, ou nada, se sabe. Ou seja, terreno novo para se construir boas campanhas, criar novas lendas, e inclusive colocar outros deuses contra Atena.

Aqui você tanto pode ir para uma época mais moderna quanto para os primeiros cavaleiros do zodíaco da era mitológica, por exemplo. A Liberdade de criação é total, não há limites para jogar nessa época. E um bom material de referência é Hipermito e a Enciclopédia dos Cavaleiros do Zodíaco (falei sobre eles aqui). Você pode contar as estórias da época em que Atlântida estava sobre as águas e os habitantes do continente de Mu (esse é o nome do continente, não só do cavaleiro de Áries) fabricavam armaduras para Atena! 


Concluindo

Essas foram as ideias que vieram na minha cabeça quando pensei sobre o tema. Espero que tenham gostado e que consiga estimular campanhas envolvendo os Cavaleiros do Zodíaco! Caso não goste de nenhuma dessas ideias, você pode ainda colocar seus personagens para jogar com os deuses rivais de Atena, como Ares, Apolo, Artemis ou Zeus. Ou chutar o balde da cronologia oficial e construir a sua cronologia, o bom do rpg é isso!

E o que acharam das ideias? Já tinha pensado em algo parecido? Conte como foi nos comentários.

2 comentários:

Doug disse...

Excelente post, como sempre, mas...

"Quem serão os novos cavaleiros de ouro? Caso algum cavaleiro de bronze ou prata assuma o cargo mais elevado, quem irá substitui-lo?"

Nesta parte do texto aqui cabe uma ressalva: Os Cavaleiros não assumem cargos mais elevados (salvo o de Mestre do Santuário e mesmo neste caso o Mestre se for da mesma geração dos demais cavaleiros de ouro, como deveria ser o mais comum, mantém sua armadura) ou seja os cavaleiros (de ouro principalmente) já iniciam seu treinamento para determinada armadura, meio que nascem predestinados, perceba que em todas as sagas oficiais não há nenhum caso onde um cavaleiro de bronze passa a ser de prata e assim por diante, os cavaleiros já treinam certos para determinada armadura, mas nada impede que no caso do RPG o mestre mude isso ^^

Unknown disse...

Bem, mas é possivel que um cavaleiro passe a usar outra armadura, caso contrário, não teria acontecido o torneio pela armadura de sagitário, láááá no começo da série ;)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...