quarta-feira, maio 02, 2012

Sandman - Caçadores de Sonhos, a hq



Em 1999 Sandman, a obra máxima de Neil Gaiman, ganhou um presente. Para comemorar 10 anos de existência, um livro foi produzido pelo Neil Gaiman e ilustrado pelo incrível Yoshitaka Amano. Essa versão da obra eu tive acesso praticamente na época em que chegou aqui no Brasil, tinha ficado extremamente desapontado por não ter conseguido comprá-la. Só recentemente que consegui um exemplar, mas não foi do livro original. 

Fiquei feliz e um pouco triste por conseguir um exemplar da hq, pelo menos inicialmente, pois como sou fã da obra do Yoshitaka Amano, queria muito o livro original. Achava que a hq seria com as ilustrações dele. dos Final Fantasy.

Um pequeno exemplo da arte do Yoshitaka Amano.


Preciso salientar que essa foi a impressão inicial, porém hoje não penso dessa maneira. 

Não me preocupei tanto com o roteiro, mesmo sabendo que há o risco de se perder algo do texto original nessas adaptações. Porém a maior parte do texto original do Gaiman permaneceu na hq. Então não há o que reclamar desse aspecto nesta obra. Aliás o P. Craig Russell soube exatamente como encaixar o texto original nas páginas do quadrinho, um acerto espetacular. 


A transposição das palavras para a imagem, ou seja das descrições do Gaiman para o traço do do Russell, é incrível. O ilustrador conseguiu bem fazer essa transformação, olhares, expressões, o clima, foi tudo lindamente adaptado. Praticamente uma transposição perfeita! 

Por ser um trabalho adaptado pelo P. Craig Russell, o texto e as imagens tem uma harmonia maior do que o livro ilustrado pelo Yoshitaka Amano. Perceba que não estou dizendo que as imagens da obra original não combinam com o texto, estou dizendo apenas que na adaptação a harmonia entre esses dois elementos foi maior por ter sido adaptado pelo ilustrador. Vale enfatizar que não é por ser adaptado pelo ilustrador que temos esse resultado belo, este efeito é mérito do Russell. Que já tinha muita experiência na adaptação de obras literárias para os quadrinhos, bem como experiência com adaptações de contos do próprio Gaiman, Coraline é um bom exemplo.



O que mais me preocupava era se a arte do Russell seria tão boa quanto a do Amano para esta estória, mas agora sei que foi uma preocupação descabida. A arte é espetacular, porém mais simples. Simplicidade não implica em demérito. O traço do ilustrador se encaixa muito melhor para uma hq do que o traço original. Amano é um mestre da ilustração, com toda a certeza, mas o Russell não fica tão atrás. O dinamismo pedido por uma hq foi alcançado por ele, portanto temos uma combinação de harmonia entre ilustrações, texto e dinamismo. Basicamente um equilíbrio perfeito entre os pilares que sustentam esse tipo de mídia. 

E quanto as cores? 

O colorista Lovern Kindzierski fez um trabalho impecável, sua colorização conseguiu extrair todo o clima da estória do livro. Complementando e acrescentando muito a arte do Russell! 

Confesso que a única coisa que estranhei da arte desta obra foi como o P. Craig Russell ilustrou o Senhor dos Sonhos. Li algumas coisas do Sandman e gosto muito do visual idealizado por Mike Dringenberg e Dave MacKean, em que ele se parece bastante com um Rockstar da década de 80. Russell o ilustrou de maneira mais comportada. O que não é ruim, foi apenas um estranhamento inicial.

Sandman de cabelo comportado!
Sandman e o cabelo bagunçado!

Bem, creio que a estória muitos já conhecem. Se trata de um romance entre uma raposa e de um monge no antigo Japão feudal, um nobre deseja a coragem do monge para si mas para isso precisa matá-lo sem derramar uma gota de sangue. O nobre então decide cometer o assassinato através dos sonhos, a raposa descobre o plano e decide se sacrificar pelo seu amado, faz um acordo com o Rei de todos os sonhos. O monge descobre o sacrifício da raposa, entra em contato com Morpheus, desfaz o trato e morre. A raposa então vai se vingar do nobre que matou o seu grande amor. 

Já consumi bastante material, quadrinhos, livros, animações, séries e filmes, que tinham como base os mitos e folclores ocidentais. Como a mitologia grega, nórdica, celta, etc. Consumi poucas coisas relacionadas aos mitos e folclores japoneses, exceto alguns animes e mangás. É bem difícil encontrar um autor que tenha conhecimento e que saiba trabalhar de maneira tão primorosa com os mitos e folclores desta cultura milenar. 
Neil Gaiman se apaixonou por esses mitos após uma viagem que fez para o Japão e decidiu escrever esta obra. E afirmo que sua paixão foi transmitida através do texto que concebeu. Ele tratou com muita seriedade, respeito e fidelidade para com os personagens do folclore japonês. Adorei o livro justamente por ser uma das poucas obras, para não dizer raras, em que um autor ocidental trabalha tão bem algo que não faça parte da sua cultura. Principalmente, o folclore de culturas distantes da nossa, como a japonesa. 

Não obstante, Gaiman também tem o mérito de saber mesclar elementos de culturas diferentes para criar algo original. Sandman - Caçadores de Sonhos, é um exemplo perfeito visto que personagens como Caim e Abel e as Três Bruxas, estão muito bem adaptados à cultura japonesa. 

Enfim, esta obra é altamente recomendada para todos os que nunca leram nada do Sandman, por ser uma estória fechada facilita muito para os que não suportam serem obrigados a acompanhar toda uma cronologia. Caçadores de Sonhos, tem todos os elementos que fazem da série Sandman um sucesso mundial. Para os que já são fãs do trabalho do Gaiman, não são necessários argumentos que justifique esta compra.

Para os que não confiam ainda na minha palavra, vejam a nota que esta obra conseguiu no respeitadíssimo Universo HQ clicando aqui.


2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Eu não conheço a história, mas tenho muita curiosidade, principalmente depois que li a sua opinião... Realmente parece ser muito boa.

Bob Mota disse...

É muito fácil de você conseguir ler essa estória. A demora é a gente se encontrar! =D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...