quarta-feira, maio 16, 2012

Saint Seiya Ômega, e a Toei ataca novamente



Eu achava que apesar das mudanças bruscas no design das armaduras eu iria aguentar assistir o Saint Seiya Ômega. Achava que o pior seria aguentar o novo design das armaduras, mas me enganei. A série está intragável. 

Veja bem, quando vi as primeiras notícias da série, achei que poderia se tratar de uma outra realidade em que Seiya e cia. teriam outros destinos, já que não há um final definitivo para o mangá. Quando comecei a assistir vi que não. O novo anime é uma continuação direta do mangá/anime que conhecemos. E isso é um problema.

E eu achando que esse pano no pescoço do Seiya era o pior.

Como não há um final definitivo, praticamente a produção desta nova animação teve que inventar um final. Que não sabemos se teve o dedo do Kurumada aí, ou se foi algo livre que não será adotado na cronologia original. E esse foi o mesmo problema de um outro anime, Full Metal Alchemist, que não tinha final quando este foi concluído.

Acho que o grande problema não é ter ou não um final, o problema é a Toei. Pense em Dragon Ball GT, tinha um final para a série e ela estragou tudo mesmo assim. 


Mas porque o novo CDZ é tão ruim?

Fora os problemas com relação a falta de final, eles alteraram tudo o que conhecíamos a respeito dela e não ficou bom. Quem acompanha o mangá ou o anime sabe que uma nova geração de cavaleiros surge a, mais ou menos, cada 200 anos. Para uma continuação direta acontecer, teria que ter passado esse tempo. No Ômega, temos um intervalo de 13 anos apenas. 

Mas eles deram a desculpa que a geração anterior ainda não passou, visto que Saori ainda está viva e Seiya e seus amigos apenas deixaram de ser cavaleiros de bronze, e abriu vaga para novos cavaleiros. Até aí tudo bem, mas isso significaria que outras divindades ainda estariam dispostas para detonar a humanidade e a Terra, e o clima passado no anime não é esse. Basta ler o Lost Canvas para entender onde eu quero chegar. 

Mas para os que ainda não perceberam o meu ponto, vou explicar. No Lost Canvas temos uma guerra entre Atena e Hades. De modo que, os cavaleiros de bronze em treinamento enfrentam conflitos reais e bem mortais. Eles mal chegam a ganhar as armaduras. O Santuário não pode ficar desprotegido e mesmo os cavaleiros de bronze tem sua importância por protegerem a periferia do mesmo.

A escola de treinamento para cavaleiros, vulgo Palaestra.
No Ômega, vemos que todos os cavaleiros treinam num só lugar no Palaestra, ou seja nada de ir para diferentes lugares do mundo para treinar. Todos estão num só lugar. E bem distante do Santuário, ou seja, nada de 3 círculos de proteção ao templo da deusa. E outra,  clima do Palaestra é tão leve que nem parece que existem ameaças reais, não há pressa nos treinamentos nem a necessidade que os garotos desenvolvam suas habilidades ao máximo! A deusa foi atacada por um novo vilão e o Santuário parece estar muito tranquilo a respeito. Temos uma guerra acontecendo e não é esse o clima passado.

Mas não é só isso que me incomoda, agora existe um controle elemental. Sim, cada cavaleiro controla o elemento que rege a sua armadura. No horóscopo realmente existe isso, cada signo possui um elemento, por exemplo o signo de Libra é do elemento Ar. Basicamente cada um dos 12 signos do zodíaco possui um elemento entre Água, Ar, Terra e Fogo. Mas esse controle elemental do Saint Seiya Ômega é muito chato!
Assisti o episódio 6 só para presenciar como era um combate de verdade da série e basicamente é um cavaleiro utilizando o seu elemento contra o outro. Não vemos mais Meteoro de Pégasos, Cólera do Dragão, e afins. Tudo agora são manipulações elementais e os golpes clássicos são o ápice do poder dos cavaleiros! 

Os combates agora são assim.
Como se nada disso fosse o suficiente, acho que a falha mais gritante do roteiro da série está no primeiro episódio. Saori está isolada numa ilha protegida por uma amazona de prata, um garoto treinando para ser cavaleiro de Pégasos e um velho com uma espada de bambu. Nenhum cavaleiro experiente está por lá, não há cavaleiros de ouro nas redondezas e por aí vai.

Uma grande proteção Atena tinha.
Os novos fãs vão dizer que Seiya está desaparecido e que o Santuário está sendo controlado pelo vilão. Mas mesmo na série original, quando o Santuário estava sob o domínio de Saga, existiam cavaleiros leais a Atena. E mesmo que no Ômega o Santuário todo estivesse corrompido, e só existisse os pirralhos do Palaestra, existem cavaleiros experientes que atuam como professores que mesmo tendo desistido de lutar não exitariam em voltar a vestir suas armaduras para proteger Atena!
Tenho certeza que ele protegeria Atena melhor.


Concluindo

A Toei conseguiu novamente. Pegou um mangá de sucesso e ao invés de investir em algo de qualidade como o Lost Canvas, cujo anime ficou sem final, decidiu jogar 90% do que conhecíamos e gostávamos no lixo e fazer algo totalmente descerebrado para a juventude descerebrada de hoje! 

Eu sei que a série original tinha falhas no roteiro e que até era um pouco repetitivo, mas era boa com tudo isso. Essa não é. E perceba que mesmo tendo tudo para morrer após o que foi exibido aqui, os autores do Lost Canvas conseguiram consertar os buracos da série original e mostrar que é possível construir algo novo com o que a série já tinha sem precisar alterar tudo como acontece no Ômega. 

O Saint Seiya Ômega, poderia ser bom. Não me icomodo de não trabalharem sem o mangá ter um final, o problema é que mudaram muita coisa e não ficou coerente. Talvez para esta geração esse anime seja bom, mas para mim não é. Esse é outro que irei parar de assistir, vou ficar com o que os anteriores e jogar essa continuação no limbo!

7 comentários:

Anônimo disse...

eu concordo plenamente quiseram complementar mas só estragaram

Anônimo disse...

Muito bem citado. Também não consigo assistir o Ômega. Parece que a história foi reescrita completamente para essa nova geração de garotos que ainda não conheciam Cavaleiros do Zodíaco. Esta intragável! Odiei os elementos , odiei as novas armaduras(são todas iguais) e sem deixar de contar que a série perdeu a originalidade , tendo em vista que temos um cavaleiro ninja(não vou nem falar de onde ele pegou isso) , enfim , também terei na memória aquilo que eu já sei de cavaleiros do zodíaco.

Felipe disse...

Parabéns, concordo 100% com suas afirmações, pena que a Toei não tá nem ai para o prestígio da série e sim para lucros, não é difícil uma geração que gosta de Ben 10 e Bob esponja gostar de uma porcaria como essa...

Glaucio disse...

Não acho a serie de todo mal, pois mesmo com o traço altamente diferente ela me pareceu bastante respeitosa com detalhes da serie original. Não te digo que é um primor de roteiro, mas é ate melhor do que o original no qual todos os inimigos subestimavam a capacidade dos cavaleiros, mesmo estes tendo derrotados outros cavaleiros da mesma patente ou mesmo ignorando o cosmo de atena irradiando nos caras e mesmo assim eles nao mudavam de ideia. Ou seja o roteiro original ja era uma merda, este mesmo sendo um pouco melhor vai continuar sendo uma merda

Anônimo disse...

Interessante, já eu estou gostando muito da série.

Anônimo disse...

Vi um pedaço de um episódio e fiquei frustrado. Terrível e sem noção. Cadê a criatividade junta da inteligência???

Anônimo disse...

Decepção total, série intragável.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...