quarta-feira, maio 23, 2012

Minha primeira aventura para Mutantes & Malfeitores



Após a finalização da campanha: Contra Arsenal na minha mesa de Tormenta RPG, vou fazer o mesmo quando acabou a campanha d'A Libertação de Valkaria. Passar algum tempo jogando outros sistemas e outros estilos de aventura.

A minha primeira aventura dessa "entressafra" será algo que venho pensando em fazer há algum tempo utilizando o sistema do Mutantes & Malfeitores 2ª Edição. Uma aventura de super-heróis, no Brasil, na época da ditadura militar.

A época da ditadura militar brasileira é um dos períodos históricos do nosso país que eu mais gosto de estudar. E penso que existe muita coisa nesse período para produzir uma boa quantidade de estórias fictícias, seja para jogar rpg, ou para histórias em quadrinhos, livros, séries para televisão, filmes, etc. É um período que oferece muito background para se construir boas estórias.

Dito isso, preciso salientar que desde que comprei o Mutantes & Malfeitores 2ª Edição, que venho planejando essa aventura e pegando boas influências para dar a ela o tom certo e quem sabe no futuro virar um cenário ou campanha.

Finalmente consegui o meu!

Tenho lido bastante histórias em quadrinhos ultimamente, primeiro porque é algo que gosto e segundo porque vai gerar muitas ideias para essa nova empreitada. Entre as influências para essa campanha, as principais obras são: Watchmen, Authority e Poder Supremo. Também quero uma pitada de The Boys do grande Garth Ennis.

Você pode achar que tudo isso é diferente demais para ser misturado, mas não vou pegar simplesmente todos os elementos dessas obras e fazer um samba do crioulo doido!

Uma das melhores hqs já escritas.

O que mais quero do Watchmen é a carga política que esta obra tem, de maneira primorosa o Alan Moore conseguiu imaginar o impacto que a existência de vigilantes e super-heróis teriam sobre a sociedade e política do mundo, quero trazer isso para o Brasil na época da ditadura militar. Como a sociedade e os militares agiriam diante de super-heróis ou vigilantes mascarados?

Warren Ellis caprichou aqui!

Do Authority eu quero os heróis com personalidades mais próximas de um humano comum. Tá certo que eles não são nem um pouco comuns, mesmo dentro do universo dos super-heróis. Mas o que quero são suas personalidades porque nem todo mundo seria um paladino bonzinho como o Superman na hora de enfrentar um vilão assassino. Ou seja, heróis dispostos a chegar nas últimas consequências para "proteger a sociedade".

Poder Supremo, uma boa estória!


Do Poder Supremo eu quero a relação das forças armadas com os super-heróis, sei que no Watchmen já vemos muito de tudo isso. Mas no Poder Supremo essa relação é mais explorada, mas não chega nem perto do que o Alan Moore fez no Watchmen.

Garth Ennis, precisa dizer mais?

Do The Boys eu quero toda a sujeira que o Garth Ennis coloca em suas obras. Tudo o que puder pegar dele para construir um mundo e personagens mais verossímeis e humanos.

Se vocês repararem bem, tudo isso surgiu após Watchmen, todos eles são influenciados pela obra do  Alan Moore. Então esta será a influência principal da minha campanha, mas existe um pequeno detalhes na minha mesa. Aliás dois detalhes. O primeiro é que meus jogadores gostam de construir personagens bem heroicos, como os que estamos acostumados. Capitão América, Hulk, X-Men, Superman, etc. E segundo, eles querem uma campanha no mundo da Marvel. Só não escolheram o universo, se será o 616 ou o Ultiverso.

Confesso que conheço mais os universos da DC do que da Marvel, e a única publicação que atualmente acompanho regularmente da Casa das Ideias é a revista Ultimate Marvel, que penso se encaixar muito bem no que quero criar. Essa não é a única vantagem do Ultiverso, ele é bem menor e mais fácil de controlar do que o 616. Pelo menos até antes do Ultimatum. Mesmo assim vou construir minha campanha após esse evento cataclísmico, porque é o que acompanho e o que mais conheço da Marvel.

Muito Bom! 

Talvez eu tente trazer alguns elementos que gosto do universo 616 para o meu Ultiverso, mas isso fica para depois. Vai depender muito de como as coisas acontecerão. Uma das grandes dificuldades será a interação entre os heróis que o grupo conhece com os seus personagens, visto que o período militar brasileiro é entre as décadas de 60 e 80, e os heróis do Ultiverso começaram a surgir após a virada do milênio.

Pretendo deixar nas mãos dos jogadores os rumos do país. Por exemplo, sabemos que a ditadura militar acabou por volta de 1985, no rpg ela poderá continuar até os tempos atuais casos os heróis tomem as decisões que levem para essa realidade. Também não os obrigarei a serem contra o governo militar, eles que decidirão isso. Não obstante, se eles quiserem tomar o poder e conseguirem fazer isso, deixarei eles livres (como acontece em Poder Supremo).

Bem pessoal, é isso. Acho que vou tentar manter pelo menos dois grupos nessa aventura, que quero que se torne campanha, um grupo durante o período militar e outro nos tempos atuais para que os jogadores interajam com os heróis Marvel. E então, o que acharam da ideia inicial e das influências para ela?

1 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Aguardo ansiosamente para jogar M&M \o/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...